NOTICIASTop UltimafichaXBOXXBOX Series X|S

Microsoft revelou TUDO sobre o Xbox Series X

Se preparem para uma bíblia de informação sobre o novo monstro

Hoje a Microsoft resolveu animar nossa segunda feira com a revelação de MUITA coisa sobre o Xbox Series X. Como foi muita coisa revelada, vou abordar o principal abaixo, porém, você pode ver aqui todas as novidades oficiais apresentada pela Microsoft. E aqui você pode ver o glossário oficial de todas as terminologias do Series X.

Caso prefira assistir um vídeo bem detalhado, é possível conferir tanto o canal da Digital Foundry (um amado de todos) como no canal do Austin Evans.

O monstro

O Xbox Series X contará com um hardware de ponta e é realmente incrível ver o que conseguiram encaixar nessa caixa.

Seu design diferente serve para poder encaixar todas as peças de forma que harmonizem e que fique bem refrigerado. Inclusive a parte de cima que todos acharam que era um LED verde, na realidade é uma placa de plástico verde que causa uma ilusão de ótica. Essa entrada agressiva serve para refrigerar toda a máquina.

De forma resumida o console terá 12 teraflops que é 4 vezes mais que o Xbox One X e 8 vezes mais poder que o Xbox One original. Em questão de RAM, ele terá 16GB DDR6. Além disso terá suporte a 4K com 60 fps e dependendo do jogo poderá chegar a 120 fps.

CPU 8x Cores @ 3.8 GHz (3.6 GHz w/ SMT) Custom Zen 2 CPU
GPU 12 TFLOPS, 52 CUs @ 1.825 GHz Custom RDNA 2 GPU
Die Size 360.45 mm2
Process 7nm Enhanced
Memory 16 GB GDDR6 w/ 320b bus
Memory Bandwidth 10GB @ 560 GB/s, 6GB @ 336 GB/s
Internal Storage 1 TB Custom NVME SSD
I/O Throughput 2.4 GB/s (Raw), 4.8 GB/s (Compressed, with custom hardware decompression block)
Expandable Storage 1 TB Expansion Card (matches internal storage exactly)
External Storage USB 3.2 External HDD Support
Optical Drive 4K UHD Blu-Ray Drive
Performance Target 4K @ 60 FPS, Up to 120 FPS

Ray Tracing Confirmado

Algo que já estava se falando a tempos é que essa nova geração iria possibilitar a nova tecnologia de iluminação de Ray Tracing. Isso foi mostrado e comprovado ao mostrar Minecraft rodando no Xbox Series X com e sem Ray Tracing. A diferença é absurda.

Claro, vale lembar que Minecraft é um jogo mais simples. Ainda não está certo se essa tecnologia estará disponível para todos os jogos. De coração, espero que esteja sim.

Um novo controle (ainda a pilhas)

É….. O novo controle do Xbox Series X terá pouquíssimas mudanças. Aqui é possível ver todas as novidades no site oficial da Microsoft. Dentre as novidades teremos um botão share no meio dele e seu D-Pad será melhorado para algo mais parecido como o controle Elite (ou o do saudoso Mega Drive).

Por algum motivo que não consigo entender, ele ainda terá acesso para as pilhas ao invés de já vir com bateria própria. A entrada para carregar será atualizada para USB tipo-C.

Outras duas modificações também foram apresentadas. A primeira é a parte de cima que está se ajustando melhor aos tipos de mão, especialmente pelos gatilhos terem um anti derrapante agora. E a segunda mudança que não é visível, é que a Microsoft adicionou uma nova tecnologia para diminuir a latência entre os comando enviado do controle e recebido pelo console.

E o controle do Xbox One poderá sim ser usado no Series X. Eles enfatizaram essa informação que já havia sido confirmada no passado.

SSD próprio e expansível para a nova geração

A Sony já havia revelado (talvez a única coisa que tenha revelado) que o PS5 teria um SSD super rápido. Para não ficar atrás, a Microsoft também anunciou que o Xbox Series X utilizará um SSD customizado. Com o SSD dentro dele, o carregamento do jogo poderá ser bem mais rápido, porém, existe um pulo do gato.

O console virá somente com um SSD de 1 Terabyte. Caso queira expandir o armazenamento do console, terá que comprar um cartão externo de SSD de mais 1 Terabyte que será colocado na parte de trás do console conforme a imagem acima.

Os jogos otimizados para o Series X ou seja, jogos exclusivos da próxima geração, só poderão ser jogados se estiverem armazenados nesse SSD. Porém, o console aceitará seu HD externo para arquivar e jogar os jogos de Xbox, Xbox 360 e Xbox One.

Retome o jogo de qualquer lugar

Uma das novidades que o Series X tratá, é que ele irá armazenar seu gameplay de forma imediata e que poderá trocar de jogo sem ter medo de perder seu progresso. Durante a apresentação (vídeo acima), eles trocam de jogos 5 vezes e leva poucos segundos para iniciar cada novo jogo.

Isso será muito útil caso esteja jogando algo e lhe chamem para uma jogatina online.

Jogos antigos receberão upgrade visual

Como é normal pegar um jogo de Xbox ou de Xbox 360 e ver alguma melhoria no Xbox One, agora veremos o mesmo no Series X. No exemplo mostrado, estavam jogando Halo 5: Guardians e o jogo ficava ainda mais bonito no novo console com um HDR. O interessante é que o jogo não foi planejado com HDR, mas o novo console e sua nova tecnologia melhorava automaticamente a iluminação do jogo.

O que ainda falta sabermos do Xbox Series X

Basicamente já temos todas as informações sobre o console e ele aparenta ser maravilhoso e com tecnologia de ponta, um verdadeiro monstro.

Agora o que falta vermos é o preço do console, preço de seu controle e esse novo cartão de memória expansível. E claro, ver os jogos da próxima geração!

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo