NOTICIASPLAYSTATIONPS5Top Ultimaficha

Confiram as novidades do Playstation 5

Muitas novidades foram apresentadas sobre o Playstation 5

Hoje Mark Cerny apresentou diversas novidades sobre o Playstation 5 ao fazer uma apresentação de quase uma hora chamada de “The Road to PS5”. Uma descrição completa pode ser vista no Playstation Blog.

A apresentação foi extremamente técnica e dividiu opiniões, uns ficaram com muito sono e outros, mais aficionados pelo mundo dos hardwares, ficaram entusiasmados com toda a explicação técnica. Mas, de qualquer forma, muita coisa legal foi apresentada! Você pode ver a apresentação na íntegra abaixo e iremos dissecar os pontos mais importantes logo após.

O poder do Playstation 5

Abaixo você vê um comparativo entre o Playstation 5 e o Playstation 4 base. Falando dos pontos mais importantes: ele irá entregar 10.28 Teraflops, terá 16GB de RAM e contará com um SSD customizado de 825GB. Os jogos serão rodados em até 4K /120hz ou 8K. Além disso a tecnologia RTX (Ray Tracing) foi confirmada para a nova geração da Sony!

PlayStation 5 PlayStation 4
CPU 8x Zen 2 Cores a 3.5GHz (frequência variável) 8x Jaguar Cores a 1.6GHz
GPU 10.28 TFLOPs, 36 CUs a 2.23GHz (frequência variável) 1.84 TFLOPs, 18 CUs a 800MHz
GPU RDNA 2 personalizada GCN personalizada
Memória/Interface 16GB GDDR6/256-bit 8GB GDDR5/256-bit
Largura de Banda 448GB/s 176GB/s
Armazenamento intero SSD de 825GB personalizado 500GB HDD
Velocidades 5.5GB/s (Raw), Typical 8-9GB/s (Comprimido) Aproximadamente 50-100MB/s (dependente da localização dos dados no HDD)
Memória expansível Porta NVMe SSD HDD interno que podes substituir
Armazenamento externo Suporte USB HDD Suporte USB HDD
Drive Óptica 4K UHD Blu-ray Blu-ray

SSD Ultra master blaster rápido

Uma das grandes propagandas de Mark Cerny sobre as novidades do Playstation 5 é a velocidade do carregamento de informação devido a seu SSD customizado de 825 GB. Em certo momento da apresentação ele mencionou que é tão rápido que dependendo do jogo e do programador, será necessário baixar sua velocidade.

Adicionalmente ele falou que existirá um espaço para expandir a memória interna do Playstation 5, porém, hoje eles não conseguem dizer qual você deve comprar. Então ele recomendou para ninguém comprar nenhuma expansão NVMe antes que eles testem todas as possibilidades.

Retrocompatibilidade e HD externo

Como era esperado, o Playstation 5 será retro compatível com os jogos de Playstation 4. Porém, Cerny avisou que de início um estudo foi feito para pegar os 100 jogos mais acessados e jogados do console atual e que “quase todos” estarão disponíveis no lançamento.

Ele também comentou sobre o uso de HD externo que será possível e seguirá a mesma lógica do Xbox Series X. Os jogos de PS4 para trás poderão ser jogados em um HD externo, porém, os jogos de PS5 deverão ser jogados no SSD.

Som 3D ultra realista

Para finalizar a apresentação, ele falou sobre o novo sistema de som que tentará dar a melhor imersão que o jogador já viu. Ele mencionou que o som será melhorado em escala significativa e que o melhor jeito de jogar ainda será com Headset, apesar de estarem melhorando significativamente o áudio até mesmo nos alto falantes das TVs.

Para fechar, ele falou sobre o HRTF. O HRTF é o mapeamento de som que cada pessoa tem. O Playstation 5 receberá essa grande novidade que ele virá com o mapeamento de 5 HRTF e você poderá escolher o melhor som para o seu ouvido (literalmente). Porém, ele disse que o grande desafio do futuro é deixar isso cada vez mais próximo de uma customização por pessoa!

O que falta apresentar?

Assim como na apresentação do Xbox Series X, nós não vimos nada relacionado aos jogos, HUD e preço. No caso do Playstation 5 ainda não vimos nada do novo controle (que estão prometendo muito) assim como a cara de como será o console. Ficaremos no aguardo!

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo