NINTENDOANÁLISESNOTICIASREVIEWSSWITCH
Tendência

Análise: Pokémon Mystery Dungeon: Rescue Team DX revive a nostalgia da série com sucesso!

Jogo marca a estreia da franquia em um console de mesa!

Pokémon Mystery Dungeon: Rescue Team DX é o remake dos primeiros dois jogos da série spin-off de Pokémon. Os jogos originais foram lançados para DS e GameBoy Advanced em 2005 e, 15 anos depois, chegaram com tudo no híbrido da Nintendo, o Switch. Gráficos em alta definição, estilo de arte aquarela e a possibilidade de jogar na televisão, criam uma grande oportunidade para reviver esta aventura.

O que é Pokémon Mystery Dungeon?

A série derivada traz uma abordagem diferente ao mundo fantasioso de Pokémon. Neste, o jogador acorda na pele de um dos monstrinhos, e cria alianças com outros Pokémon para atravessar calabouços e salvar o mundo. O jogo funciona ao estilo Roguelike, onde cada calabouço é constituído de salas diferentes, com inimigos e itens espalhados pelo mapa de maneira aleatória.

Pokémon Mystery Dungeon

Cada calabouço possui uma quantidade limitada de andares, e quanto mais se aprofunda, maior é o desafio e as recompensas que podem ser obtidas. Ao enfrentar inimigos, é possível recrutá-los para sua equipe de resgate, e com isso criar  um time repleto de monstros poderosos. Dessa maneira, o jogador monta sua equipe dos sonhos e tem acesso a uma progressão que remete à série original: Colecionar monstros, treiná-los e enfrentar inimigos poderosos!

A aventura não pode parar

O que destaca a série Mystery Dungeon dos outros derivados é que a saga dá personalidade, sentimentos e anseios aos Pokémon. Não que a franquia original não trate desses pontos com os monstrinhos, mas no Spinoff é evidenciada a habitação em sociedade, e colaboração entre os seres sem a necessidade de um humano para os controlar.

Com isso, o jogo apresenta uma história simplista, mas que permite aos jogadores ficarem intrigados com situações misteriosas e, principalmente, que criem laços com seus parceiros de resgate. Logo no início da aventura é decidido o personagem do jogador, assim como qual Pokémon representará seu parceiro. Por conta disso, o jogador toma a decisão de escolher seu monstrinho favorito para o auxiliar na aventura, e compartilhar conquistas ao lado dele.

Pokémon Mystery Dungeon

A variedade de monstros torna os calabouços vivos, e faz com que seja colocada à prática toda a estratégia de ataques super-efetivos presente na série Pokémon. Ainda, exitem elementos como a capacidade de evolução dos monstros, dezenas de itens que podem ser utilizados ou equipados e a possibilidade de aprender ataques diferentes. Estes, herdados da franquia-mãe, aprofundam a experiência e fazem com que os times precisem ser planejados antes de aventurar-se nas áreas mais difíceis.

O jogo apresenta uma arte lindíssima, com visual ao estilo aquarela. Isso traz um sentimento nostálgico, e faz com que os cenários se assemelhem a uma obra de arte. Fica evidente o trabalho que foi necessário para reconstruir os cenários com uma aparência fiel ao jogo original, e que trouxesse um sentimento que aquecesse o coração dos jogadores. Vale ressaltar que a trilha sonora complementa a aventura, trazendo melodias divertidas e que tornam os cenários ainda mais vivos.

Nem tudo é perfeito no primeiro Pokémon Mystery Dungeon

Devido à jogabilidade ao estilo Roguelike, o jogo se passa na maior parte em um fluxo, de certa forma, repetitivo. As missões resumem-se em procurar um aliado em um andar X, enfrentar um chefão ou chegar até o final do calabouço. E nem por conta da aleatoriedade dos cenários a experiência se torna menos maçante. Visto que os andares são definidos por salas e corredores, as salas possuem formatos parecidos e contam com poucos elementos que as distinguem. Dessa forma, os andares são diferentes, mas atravessá-los parece ser uma experiência sempre igual.

Também, a campanha principal dura em torno de 16 horas, mas dentro desse período de tempo nos deparamos com diversas missões que seguem o padrão informado no parágrafo anterior. Porém, ao final da campanha, somos agraciados com a capacidade de enfrentar criaturas mais poderosas e, para a alegria dos jogadores, trazer Pokémon lendários ao time! Vale ressaltar que o jogo original conta com os monstros das três primeiras gerações, então não espere Pokémon de Sinnoh em diante, pois os mesmos não estarão presentes na aventura.

Uma experiência tranquila e reconfortante

Pokémon Mystery Dungeon: Rescue Team DX é a experiência perfeita para marcar a estreia da franquia no Nintendo Switch. O jogo tem um apelo emocional aos jogadores que, quinze anos atrás, vivenciaram essa experiência. Também, entrega um produto completo, mas não excepcional para entreter aqueles que buscam aventuras rápidas e que possam ser jogadas em pequenas doses. O jogo possui visuais incríveis e que deleitam os olhos dos jogadores. Com isso, a franquia possui um norte perfeito para qual estilo de arte adotar nos próximos games.

Gostou da análise? Compre o jogo na Loja Nintendo BR clicando aqui.

Pokémon Mystery Dungeon: Rescue Team DX

Visual, ambientação e gráficos - 9
Jogabilidade - 7.5
Diversão - 7
Áudio e trilha-sonora - 8.5

8

Nostálgico, mas não excepcional

Com uma arte incrível e aquecendo o coração dos jogadores, a franquia chegou ao Nintendo Switch com um jogo sólido, sem muitas inovações.

User Rating: Be the first one !

Nicolas Togashi

Graduado em desenvolvimento de jogos e aficionado por essa mídia, perde mais tempo jogando do que efetivamente utilizando a graduação para alguma coisa. Ama RPGs, e se esforça para ser um bom aliado nos jogos online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo