REVIEWSANÁLISESNINTENDONOTICIASPCPLAYSTATIONPS4SWITCHXBOXXBOX ONE

Análise: Operencia: The Stolen Sun!

Lá em um local Tão Tão Distante dizem que há um reino chamado Operencia onde o sol foi roubado...

Zen Studios estúdio húngaro conhecido mais pelos jogos de Pinball (Pinball FX, Zen Pinball 2), apresenta um RPG DungeonCrawler totalmente moderno, bonito, focado em diferentes mitologias europeias e contos antigos, criando algo diferente e familiar para os jogadores acostumados com o gênero de fantasia. Confira agora a análise de Operencia: The Stolen Sun.

Historia

No início do jogo, conta a lenda do Rei Attila, que impediu a invasão dos demônios no reino de Operencia, e viveram em paz, até que um dia o Grande Rei Attila morreu e com ele a paz, a ordem e a união se foram. Com o passar do tempo, a história da batalha se tornou nada além de uma lenda esquecida, mas os demônios prometeram vingança e sem um grande líder quem poderia impedir a invasão do submundo.

A partir desse momento começa a lenda de seu Personagem pelo, o Reino de Operencia sendo ele um guerreiro, mago ou um caçador, podemos também escolher o sexo e a aparência dele e a origem do personagem.

Logo após a criação do personagem, o jogo conta a história do protagonista, falando que ele vive sonhando sempre o mesmo sonho, a imagem de um local desconhecido sobre um lago. Um dia ele acorda de manhã relutantemente e sai de sua fazenda para perseguir seu sonho, sem nunca olhar para trás, para uma jornada na qual nem ele não entendia. Sendo a visão como único guia e quem determinados momentos faz com que o personagem questione a própria sanidade.

Leia Mais

Jogabilidade

Operencia é um RPG DungeonCrawler em primeira pessoa com o combate em turnos, assim como Etrian Odyssey e Shin Megami Tensei. As batalhas são bem balanceadas e satisfatórias, com diversas magias únicas com vários elementos, ataques a curta e longa distância, o jogo diversas vezes mostra ao jogador que é possível acabar com o combate rapidamente mesmo sofrendo emboscadas dos inimigos. A cada level ganho os personagens recuperam todo o seu HP/SP e ganham 3 pontos de habilidades para serem colocados nos atributos, diferente dos outros jogos de RPG, mas isso não faz o jogo se tornar fácil.

O sistema de cooldown de magias e ataques especiais podem ser desafiador em alguns momentos, que pode resultar na morte de toda a party ou até mesmo no fim do jogo caso o jogador estiver com o modo perma-death ativado.

Sempre que puder tente explorar a fraqueza do inimigo, pois dependendo da situação isso pode se tornar a sua salvação.

Mesmo durante as horas fora de combate, o mundo em volta não para. Os personagens conversam sempre que aparece uma oportunidade, e mesmo sem uma opção de escolha de respostas, o jogo possui uma extensa variedade de diálogos diferentes, criando conversas únicas e até mesmo engraçadas.

A movimentação é bem limitada por causa do fator primeira pessoa e às vezes o jogador se confunde ao tentar se mover e não conseguir ir por aquele caminho, pois não tem bloco de movimento para aquela direção. Para os mais exploradores e atentos, Operencia recompensa eles com diversos puzzles escondidos no mapa que pode recompensar com equipamentos lendários, ouro e etc.

Diferente de outros RPG descansar em Operencia requer que o jogador tenha lenha no inventário em vez de ouro ou até mesmo um acampamento montado, dando uma exploração extra para os jogadores que desejam se recuperar no acampamento.

Fazer poções nunca foi mais lógico, para os amantes de puzzle, criar poções é algo mais prazeroso do mundo, pois são totalmente baseados em lógica.

 

 

Áudio e gráfico

O áudio do jogo é bom, possuindo uma boa trilha sonora e boas vozes de diálogos combinando com os personagens, os gráficos no Switch são bons durante a exploração do mapa, mas nada espetacular devida a limitações do console. O que deixa a desejar são os momentos de combate e alguns inimigos durante a exploração do mapa, onde eles às vezes aparecem deslocados e borrados na tela.

 

Leia Mais

Conclusão

Mesmo sendo um local Tão Tão Distante, Operencia: The Stolen Sun é um RPG totalmente moderno baseado em diferentes mitologias europeias, contos antigos e uma fértil imaginação de um conto de fadas. Se difere de tudo que estamos acostumados, tornando-se algo interessante e único que vale a pena conferir, e se manter por um tempo mesmo em local sem o sol.

Operencia: The Stolen Sun vai estar disponível a partir do dia 31 de março de 2020 no PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC via Steam e GOG.

Operencia: The Stolen Sun!

Visual, ambientação e gráficos - 8
Jogabilidade - 7.5
Diversão - 8
Áudio e trilha-sonora - 7.5

7.8

Divertido

Zen Studios inicia bem com o primeiro RPG do estúdio, Operencia é um bom Dungeon-Crawler baseado nos clássicos em primeira pessoa enquanto se diferencia do seu próprio jeito.

User Rating: Be the first one !

Bernardo Cortez

Formado em Relações Internacionais, Bernardo aproveitou o dom de escrever para algo útil. Músico, viajante, cronista e amante de qualquer coisa que seja relacionada a jogos, seu sonho é ser jornalista na área. Tem um carinho especial por jogos que tragam o melhor de todas as formas de arte que os englobam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo