ANÁLISESNINTENDONOTICIASPCPLAYSTATIONPS4REVIEWSSWITCHXBOXXBOX ONE

Análise: Minecraft Dungeons é o Diablo mais divertido que existe

Minecraft Dungeons importa o estilo de Diablo e o transoforma em pura diversão

Esta análise de Minecraft Dungeons é feita por alguém que nunca teve nenhum tipo de contato com Minecraft, seja a versão de console, PC ou mobile. Sério, nunca joguei nadinha de Minecraft. Mas, calma! Até mesmo para você, fã de Minecraft, isso é muito positivo. Todas as minhas impressões serão isentas de experiência prévia com a série, deixando este review o mais sincero possível em relação ao Minecraft Dungeons!

Meu primeiro contato com o jogo foi em sua revelação durante a E3 2019, na apresentação da Microsoft. Foi uma sequência de anúncios de jogos novos e, no meio deles, um joguinho com a temática Minecraft me chamava a atenção já de cara. Eu curto demais Gauntlet, tendo jogado o remake com amigos tanto no PS4 quanto no PC. E naqueles segundos de gameplay apresentados, eu senti uma pegada de Gauntlet e fiquei no hype desde então. Pela primeira vez eu tinha desejo de adentrar ao universo de Minecraft, com o Minecraft Dungeons.

Quase um ano se passou e temos o lançamento de Minecraft Dungeons! E como alguns puderam ver em nossas lives (inscreva-se em nossa Twitch!) o jogo foi zerado ao vivo! Mas pera, vocês zeraram em live? Foi rápido assim? O jogo é pequeno? Vale a pena? Torcedores, calma! Vamos lá!

É tipo um Diablo? Tipo um Gauntlet?

Sim! Pense em Minecraft Dungeons como um Diablo mais colorido, engraçado e com a temática de pixels mais famosa do planeta. Assim como o Minecraft original, RPG onde você busca incansavelmente por minérios e afins, em Minecraft Dungeons você irá incansavelmente atrás de recompensas ao concluir as Dungeons. Ao invés de você minerar seus itens, você vai derrotar inimigos, hordas e chefões em busca de deixar seu inventário da forma que quiser.

De acordo com a dificuldade que você escolhe para cada desafio, recompensas diferentes poderão aparecer. Sim, você deve contar com um pouquinho de sorte também, para ter bons drops ao longo de suas aventuras. O jogo é fácil de se aprender e dominar as mecânicas, porém é extremamente desafiador (pelo menos jogando sozinho) mesmo no modo padrão, sem alterar as dificuldades. E a escalabilidade de dificuldade é rápida e caótica, o que me faz crer como será liberando os modos de jogo mais difíceis após zerar algumas vezes, jogando com mais 3 amigos e todos aqueles inimigos se amontoando atrás de você. GOSTO!

Diferente de Diablo/Gauntlet, você não começa com uma classe pré-definida. Quem define sua classe, suas habilidades e sua utilidade no time é você mesmo. Os personagens são livres para usar qualquer arma, armadura e habilidades. Você pode ter um time focado em ataque de curta distância ou regulado para cada um ter uma função chave no desenvolver da missão. A liberdade é total.

Minecraft Dungeons e Minecraft se relacionam?

Sim! Se você vem do mundo de Minecraft terá uma leve vantagem. Você irá reconhecer todos, ou quase todos, os inimigos que aparecem no meio do caminho. Conhecendo cada um, você saberá a melhor forma e neutralizá-los e a melhor forma de evitar seus ataques e poderes. Eu que não tinha essa bagagem demorei um pouco para decorar o que cada personagem faz e a melhor forma de dar combate com cada um.

Obviamente que os gráficos também são similares, porém, sofrem grande evolução em Minecraft Dungeons. Desde as texturas em si, passando pelos detalhes e caprichos em cada ambiente. É um deleite para os jogadores desbravar todos os mapas disponíveis, o carinho com detalhes, o capricho com a ambientação, tudo é muito bonito. E claro, transportar os personagens originais de Minecraft para Minecraft Dungeons é um bônus extra à experiência!

O jogo é curto? Vale o preço cheio?

Provavelmente vocês viram alguns Youtubers ou streamers zerarem o jogo em live. Foi o nosso caso. Somando-se o total de horas de stream de dois dias, podemos dizer que o jogo tem 5 horas de duração em modo normal, jogando sozinho. É agora que você precisa ter calma e analisar friamente.

Jogos dungeon-crawler, estilo Diablo e Gauntlet, tendem a ter a história linear mais curta. Eles se baseiam em repetições, com níveis mais difíceis sendo liberados a cada final de ciclo. Se você zerar o jogo, vai liberar uma dificuldade maior. Se zerar na maior, libera outra ainda mais insana.

Diferente de outros jogos do gênero, a curva de aprendizado do Minecraft Dungeons é rápida. E o jogo te ajuda ao mesmo tempo. Por exemplo, ao pegar um item dropado, no canto da tela aparece uma setinha indicando se ele possuí nível mais forte ou mais fraco do que o já equipado em seu personagem. Isso elimina aquele tempo desnecessário (depende do ponto de vista) no qual o jogador precisa abrir o inventário inúmeras vezes, ler inúmeros textos e fazer comparativos para decidir qual equipamento usar.

Uma outra mecânica que também pesa na seleção das armas e equipamentos são as habilidades. Cada um desses itens podem ter até três habilidades únicas que podem ser upadas três vezes. Isso irá fazer pesar se aquile um ou dois levels valem a pena ou se prefere uma build única.

A facilidade de ser iniciar partidas também é outro ponto positivo. Na sua base, o acampamento, você tem somente três opções. Uma que vende buffs e poderes, um que vende armaduras e armas e o mapa do jogo, para você escolher qual masmorra irá desbravar. Ambos os vendedores são na base da sorte! Isso me deixou um pouco incomodado, mas até que depois faz sentido e você entra na brincadeira. Você vai comprando as cegas seus itens e eles podem ser ruins, do nível dos seus ou melhores. Completamente aleatório! O dinheiro para essas compras você consegue matando os inimigos nas masmorras e achando caixas de cristais pelo mapa.

Resumo da ópera: Minecraft Dungeons tem por volta de 5 horas de modo história cru. Mas isso não define o jogo, não define um dungeon-crawler. Por ser extremamente divertido, cativante, belo, com trilha sonora de tirar o chapéu e com o carisma da série Minecraft, ele consegue facilmente sobreviver por longass jogatinas repetidas em busca do item perfeito e da perda de cabelo, que será causada quando você escolher níveis mais altos de dificuldade!

Essa análise segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Quer comprar um jogo novo ou usado com desconto? Confira aqui o nosso parceiro Big Boy Games e use o cupom ULTIMAFICHA para ganhar desconto adicional!

https://www.youtube.com/watch?v=YnXkm5we-2E

Minecraft Dungeons é o dungeon-crawler mais carismático que temos

Visual, ambientação e gráficos - 9
Jogabilidade - 9.5
Diversão - 10
Áudio e trilha-sonora - 9

9.4

Excelente

Com gráficos acertados, trilha sonora excelente, carisma infinito dos personagens da série Minecraft, dificuldade desafiadora e mapas extremamente bem construídos, Minecraft Dungeons tem tudo para ser um dos melhores e mais populares dungeon-crawler dos últimos tempos!

User Rating: Be the first one !

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo