PREVIEWSANÁLISESNOTICIASPC

Preview: Old World é a nova aposta dos criadores de Offworld Trading Company

Time de desenvolvedores de Civilization também faz parte do projeto

Nos últimos anos, muitos jogos do gênero 4X foram lançados para concorrer com a gigante série Civilization. Alguns foram bem recebidos, e outros foram bastante criticados por praticamente copiarem a fórmula já estabelecida. Old World bebe de muitas fontes dessa grandiosa série, mas também insere novas mecânicas que dão um toque inovador ao gênero. Confira no nosso preview abaixo tudo sobre Old World:

Em produção e desenvolvimento pela Mohawk Games, criadora do aclamado Offworld Trading Company, Old World vem com a proposta de incrementar as bases sobre as quais o gênero 4X se sustenta. Digo isso pois a maior parte dos desenvolvedores do estúdio são ex-desenvolvedores da série Civilization, tendo participação nas iterações 3, 4 e 5 do jogo. O próprio criador do estúdio, Soren Johnson, trabalhou em Civilization 3 e foi o designer-chefe de Civilization 4. Com toda essa bagagem, é praticamente impossível falarmos de Old World sem mencionarmos Civilization.

Mais um 4X?

Bom, podemos iniciar estabelecendo paralelos entre os jogos para podermos nos aprofundar nas principais diferenças e mecânicas posteriormente. Primeiramente, ambos são jogos de estratégia por turnos no formato 4X já mencionado. Para os leigos, 4X consiste em Explorar, Expandir, Extrair e Exterminar. Basicamente, inicia-se um jogo no qual devemos estabelecer nossa civilização e expandi-la pelo mapa desconhecido. Nesse contexto, jogos do gênero oferecem diferentes formas de expansão baseadas em elementos como cultura, força militar, ciência, produção, religião e diplomacia. Até aí não há tantas diferenças entre Old World e Civilization. Agora, vamos às diferenças.

Out World inova uma fórmula antiga

Pelo fato de a maior parte do time de desenvolvimento de Old World terem trabalhado em Civilization, fica perceptível a tentativa de melhorar elementos presentes em Civilization 3 e 4, principalmente os mais criticados pela comunidade. Dentre as mais importantes, citarei as seguintes:

  • Ordens – Em Civilization, cada unidade tem a sua quantidade de ações, estas que devem ser tomadas em todos os turnos. Em Old World, entretanto, os jogadores devem realizar Ordens, que valem para a sua civilização como um todo. Dessa forma, as decisões do jogador podem ser feitas com mais flexibilidade, visto que pode-se focar em unidades em específico ou espalhar suas Ordens de modo a realizar várias ações com diferentes unidades.
  • Legitimidade – Old World traz o conceito de Legitimidade, no qual seu povo irá endossá-lo como um líder legítimo ou não através da finalização de Maravilhas, Ações de Renome, e Ambições que são estabelecidas para cada líder. Em Civilization, o conceito mais próximo deste é a Felicidade, que ajuda ou atrapalha na facilidade com a qual sua civilização cresce.
  • Sucessão – Aqui jaz a maior e mais importante diferença entre as séries. Em Old World, joga-se de fato como uma dinastia ao longo do tempo, em que os líderes vão sendo substituídos e sucedidos. Desta forma, torna-se imprescindível sempre estar atento às mecânicas de casamento, nascimento de herdeiros e sucessão. Cada novo líder pode ter uma Ambição diferente, seja esta militar, cultural ou científica, o que faz com que se possa seguir qualquer caminho de vitória independentemente da civilização. Em Civilization, as vitórias são geralmente focadas nos bônus de cada civilização. Esta ainda é uma limitação presente na série que acaba tornando partidas mais previsíveis, já que é possível saber qual será o foco do seu adversário já no começo do jogo

Outas mecânicas diferentes

  • Eventos – Old World traz um sistema procedural de eventos que cria uma narrativa para a sua civilização baseada nas ações tomadas pelo jogador. Esses eventos trazem memórias, relacionamentos e traços para seus líderes que influenciarão em eventos futuros. Simplesmente não há este tipo de mecânica em Civilization, principalmente porque cada civilização possui um líder pré-definido que não pode ser trocado. Para os amantes de RPGs, talvez esta seja uma das mecânicas mais interessantes, já que cada partida trará histórias e sequências de acontecimentos procedurais.
  • Políticas – Todas as civilizações podem escolher entre quatro famílias para chefiar suas cidades, sendo que cada uma possui bônus diferentes. É importante sempre balancear o poder entre as famílias, visto que as mais privilegiadas vão sempre se sentir no direito de suceder o trono, e as mais esquecidas não hesitarão em incitar revoltas.
  • Deck de Tecnologias – Em Old World, tecnologias são pesquisadas por meio de um sistema de cartas. Sempre que chegar um novo momento para escolher qual será a próxima tecnologia pesquisada, o jogador terá que escolher uma carta entre quatro. As que não são escolhidas são jogadas de volta para o fundo do deck de ciência, e só reaparecerão após todas as outras cartas surgirem.

Uma arte interessante

Não é nem necessário comentar que as mecânicas citadas acima criam um 4X bastante diferente do que estamos acostumados, fazendo um certo mix entre Civilization e Crusader Kings. A adição de narrativas e a sucessão são sem sombra de dúvidas as mudanças conceituais mais importantes, que aproximam o jogador para algo mais próximo de um RPG, com histórias intrigantes e acontecimentos.

Agora, vamos às tecnicidades. Em termos gráficos, Old World é relativamente bonito e, realmente, lembra bastante Civilization 4. A escolha pelo design dos mapas próximo ao dos jogos mais antigos de Civilization inevitavelmente me dá a impressão de estar jogando algo antigo, principalmente porque alguns modelos não são exatamente muito complexos. Entretanto, essa sensação passa quando vemos elementos simples, mas que dão uma imersão interessante, como a Névoa de Guerra do jogo, que consiste de uma tempestade impressionantemente espessa com efeitos sonoros próprios. A mesma é praticamente um personagem à parte no jogo, trazendo uma sensação de desconhecido, inóspito e perigoso. Cito esta somente para exemplificar pequenas, mas interessantes escolhas de design que trazem uma personalidade única ao jogo.

Com relação à trilha sonora de Old World, temos uma das mais primorosas de todos os tempos no gênero 4X. Torna-se uma terapia jogar Old World com músicas licenciadas tão bem feitas e que se encaixam tão bem no jogo. Todas consistem de músicas clássicas que, de tão bem colocadas e escolhidas, se tornam o ponto alto do jogo em certas situações.

Conclusão

Em suma, Old World é divertido e traz inovação a um gênero já conhecido e não muito variado. É interessante ver que uma série de desenvolvedores de Civilization se reuniu para criar um jogo com elementos muito pedidos pela comunidade e que nunca puderam ser acrescentados à franquia. Esse gap trouxe a oportunidade de se criar um grande jogo, e o título parece estar seguindo este caminho. Old World entrou em Early Access na Epic Games Store no dia 5 de Maio, mas já é robusto como um jogo completo. Para os fãs do gênero 4X, vale à pena conferir.

 

Bernardo Cortez

Formado em Relações Internacionais, Bernardo aproveitou o dom de escrever para algo útil. Músico, viajante, cronista e amante de qualquer coisa que seja relacionada a jogos, seu sonho é ser jornalista na área. Tem um carinho especial por jogos que tragam o melhor de todas as formas de arte que os englobam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo