ANÁLISESNOTICIASPCREVIEWS

Análise: Total Tank Simulator não é tão simulator assim

Total Tank Simulator tem carisma, mas deixa no ar um desejo de que podia ser mais

Hoje em dia quando você vê “Simulator” no título de um jogo já imagina coisas como Farming Simulator, onde você entra em tratores e participa de todo o processo de plantação e colheita de uma fazenda. Goat Simulator, você literalmente vira uma cabra aniquiladora. Já em Truck e Bus Simulator, a profissão de motorista de caminhão e ônibus são replicadas com excelência no mundo virtual. Logo o que você espera de um jogo com o título Total Tank Simulator?

Errrr, não se apegue ao nome. E não, o jogo não tenta te enganar. Seja nas artes ou nos trailers, em nenhum momento Total Tank Simulator tenta se passar por algo que não é. Somente seu nome não condiz 100% com o que estamos acostumados ao se utilizar o termo Simulator. Mas então qual é a do jogo?

MODOS DE JOGO

De forma muito resumida, Total Tank Simulator simula batalhas históricas no contexto da Segunda Guerra Mundial. Para isso o jogo te proporciona 3 modos diferentes: Campanha, Sombra e Caixa de Areia.

Obviamente, na Campanha você jogará o modo história, podendo optar por nações como URSS, Estados Unidos, Alemanha e outros. A diferença entre as nações não se baseia na narrativa e sim nos pontos fortes de cada nação. Um ponto forte fica nas telas em que um membro do exército faz um discurso pré batalha, na língua nativa da nação selecionada, com bastante carisma e humor. Missões de destruir o inimigo por completo, proteger um alvo de alta importância ou se defender de hordas inimigas são alguns exemplos do que você vai encontrar no modo Campanha. 

Para cada batalha você possuí um dinheiro disponível para montar seu exército, desde soldadinhos até bombardeiros. Caso vá vencendo batalhas, no modo Campanha, você recebe mais dinheiro para que possa equipar ainda mais suas tropas nas próxima batalha. Se ganhar mais batalhas que seu inimigo, num mesmo pedaço de território, você é o vencedor.

O modo Caixa de Areia é o famoso Sandbox encontrado em diversos jogos, e é o que você espera e quer jogar. Crie cenários e assista aniquilação de tropas em um modo em que você é o Deus do mapa. Já Sombra é um modo em que você joga contra seus próprios exércitos de batalhas anteriores em que você venceu. Criativo, assim você consegue saber se venceria você mesmo caso fosse o inimigo naquela batalha.

GAMEPLAY

Basicamente em Total Tank Simulator você escolhe suas unidades, às posiciona no terreno de batalha disponível e assiste a magia acontecer. Não há muita estratégia além disso, como por exemplo ataques mais elaborados e manobras inesperadas como em um RTS tipo Age of Empires.

Uma vez que você inicia a batalha, basicamente você vira um espectador com belos modos de câmera e uma liberdade total de zoom. Desde o interior da grama do mapa até os aviões dando rasantes pelo céu. Mas seu controle é extremamente limitado, se resumindo a assistir e ver no que vai dar.

O ponto alto disso tudo é que, mesmo sem poder gerir suas tropas de uma maneira estratégica, você consegue assumir o controle, em primeira pessoa, de qualquer unidade disponível, seja ela um soldado, um tanque leve, um blindado ou um caça. Aí sim, ao assumir esta única unidade (literalmente uma peça, não a unidade semelhante como um todo) você poderá tomar ações que ao seu ver vão te levar a vitória. Mas no meio do caos todo, suas decisões individuais sobre uma peça no mapa não vão fazer grande diferença.

Você deve focar toda sua inteligência estratégica em posicionar tropas, analisar pontos de interesse inimigos, seus próprios pontos de interesse e ver que tipos de infantaria, veículos e aviões o inimigo vai usar. Depois disso, assista e torça.

GRÁFICOS E SOM

Os gráficos são um pouquinho preguiçosos. Eu gosto muito da arte aplicada, acho que jogos poligonais podem trazer leveza e beleza ao mesmo tempo. Porém o jogo de cores e a repetição de cenários me pareceu um pouquinho preguiçosa. Por muitas vezes senti dificuldade em localizar o inimigo no mapa, devido ao jogo de cores, mas isso pode ser experiência pessoal. 

Ponto positivo fica para a destreza de rodar em máquinas menos potentes. Para se ter ideia, a opção gráfica do jogo mais leve se chama “Batata”. Sim, batata! Além de cômico isso diz muito sobre o desempenho do jogo em computadores e notebooks mais humildões.

A trilha sonora do jogo no geral não impressiona mas não deixa a desejar. Já os efeitos sonoros durante a batalha, como tiros, bombas, rasantes, tanques passando por cima de tudo, minas explodindo e ricochetes de balas são ótimos. Estes efeitos além de bons te auxiliam bastante para saber o que está acontecendo pelo mapa.

CONCLUSÃO

Total Tank Simulator pode ser divertido para uns e frustrante para outros. Assistir uma batalha sem poder ativamente interferir na estratégia durante as batalhas é frustrante. Você percebe algumas ações não tão inteligentes de suas tropas. Por outra lado, há quem curta este estilo de jogo, onde você tem que pensar mais no início do jogo para que o final seja favorável a você.

Está longe de ser um jogo de estratégia mais completo, mas teria potencial para tal. O tema é muito legal, os gráficos e a temática leva o clima de Segunda Guerra para um lado mais cômico e o jogo de câmeras é incrível. Mas todo o resto é um pouco frustrante, te fazendo pensar o quão legal Total Tank Simulator seria se fosse um jogo de estratégia mais clássico e completo.

Agora se você curte sentar e assistir um caos completo pelo mapa, sabendo que você foi a mente por de traz, Total Tank Simulator pode te trazer longas jogatinas e aperfeiçoamento de estratégias iniciais de batalha!

Essa análise segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Total Tank Simulator

Visual, ambientação e gráficos - 6
Jogabilidade - 6
Diversão - 6.5
Áudio e trilha-sonora - 6.5

6.3

Bom

Total Tank Simulator pode ser divertido para uns e frustrante para outros. Assistir uma batalha sem poder ativamente interferir na estratégia durante as batalhas é frustrante. Agora se você curte sentar e assistir um caos completo pelo mapa, sabendo que você foi a mente por de traz, Total Tank Simulator pode te trazer longas jogatinas e aperfeiçoamento de estratégias iniciais de batalha!

User Rating: Be the first one !

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo