ANÁLISESNOTICIASPCPLAYSTATIONPS4REVIEWSXBOXXBOX ONE

Análise: The Sims 4 Vida Sustentável é a melhor expansão

Título mais político da série acerta em cheio

Muitos reclamam, com alguma razão, dos preços de tantas expansões em The Sims 4. Compreendo perfeitamente o fato, haja vista que algumas não são lá tão boas. Entretanto, podemos dizer com absoluta certeza que The Sims 4 Vida Sustentável (Eco Lifestyle) é, junto com Seasons e Pets, a melhor expansão do clássico jogo de simulação da EA Games.

Jogabilidade de uma Vida Sustentável

Para começar, o primeiro e mais importante ponto de Vida Sustentável é a Pegada Verde. O game ganha uma espécie de ranking ecológico para todos os mundos e bairros do jogo. Ou seja, quanto mais ecológico é a vida das casas em uma vizinhança melhor será o ar do local, e vice-versa. Sim, você pode tomar o caminho mais fácil e usar tudo o que tiver sem se preocupar com o meio ambiente, mas há um custo. Nos dois casos, as ações e reações são bastante pautadas na realidade. Uma vizinhança muito poluída traz malefícios para seus Sims e o oposto oferece benefícios.

Com isso, temos de fato um objetivo claro e desafiador no jogo. Subir o seu rank de sustentabilidade é realmente um desafio muito recompensador, apesar de difícil. Pegar um lote em meio ao cais do porto em Evergreen Harbor, a nova vizinhança do jogo, e deixá-lo verde é realmente difícil e toma tempo. Afinal, muitos itens novos e importantes para a pegada verde não são de toda forma barato, além de serem limitados. O lote tambem é um exemplo de lote desconectado da rede elétrica, o que te obriga a produzir a sua própria. Mas como?

Leia Mais

Energia eólica ou solar geram mais ou menos energia e nessa balança, você não poderá fazer exatamente todas as atividades dos seus sims. Com isso você é forçado a escolher o que deixar para o dia seguinte e enfrentar a fúria do seu Sim até lá. Ou seja, as escolhas tem bastante impacto na sua vida e, principalmente na jogabilidade.

Sims, Emprego, Natureza e Ecologia

O título traz mais de 100 novos items na tela de criação de Sims entre homens, mulheres, bebês, crianças e adultos. Muitos, infelizmente, são um pouco feios, mas agora temos novos ótimos cabelos femininos (uma das minhas frustrações) e muitas opções de piercings. Aliás, boa parte dessa personalização tem tudo a ver com a pegada ecológica, apesar dos esteriótipos. Oi? Sim. As novas personalizações dos sims usam e abusam do clichê de que ecologia tem a ver com ser hippie ou coisas do tipo.

Mas isso não é ruim? Depende. Não aqui, pois além das questões visuais, a expansão trouxe também uma nova profissão autônoma onde você pode criar artesanato. Ora, ora, você conseguiria imaginar uma pessoa fazendo e vendendo velas aromáticas afrodisíacas caseiras num terno Giorgio Armani? Não faz muito sentido, não é mesmo? Logo, o óbvio acaba fazendo uma boa parte de um todo, até porque The Sims sempre teve uma pegada cômica.

Além da profissão de empreendedor good vibes, temos também o Engenheiro Civil. Elas exploram muito os novos traçoes de personalidade e a algumas aspirações, novas e velhas como a de Coletor. Elas fazem todo o sentido também com a proposta dessa expansão de reutilizar, reciclar e criar, além de te obrigar a manter um contato frequente com a comunidade, afinal não adianta um úncio ato sustentável, mas sim de toda a comunidade.

Ser Verde ou Não Ser?

A interação com a comunidade é um pouco frustrante e toma muito tempo, mas nada que chegue a ser um problema de verdade. Escolher as atividades que vão ser ações da comunidade nos dias à frente são tão mportantes quanto os movimentos pessoais e/ou familiares.

Pegada ecológica, recicágem, compostágem, biocombustível, energia solar, eólica, fazenda de inseto, ações comunitárias… Bastante novidade para quem gosta de jogar The Sims 4 e todas elas vão te manter bastante entretida(o) e ocuoada(o). Pois se você quiser ser realmente sustentável, deverá tratar de deixar todos os seus lotes devidamente alinhados com a natureza. Além disso, podemos aprender com The Sims 4 Vida Sustentável (Eco Lifestyle) e levar isso para nossa vida real, topa o desafio?

 

A melhor expansão de The Sims 4

Visual, ambientação e gráficos - 8.5
Jogabilidade - 9
Diversão - 9
Escopo da espansão - 10
Custo-Beneficio - 8

8.9

A grama mais verde

Se você está entrando no mundo do The Sims 4 somente agora e com pouco recurso, invista nesta expansão, pois é a melhor já lançada.

User Rating: 5 ( 1 votes)

Bernardo Cortez

Formado em Relações Internacionais, Bernardo aproveitou o dom de escrever para algo útil. Músico, viajante, cronista e amante de qualquer coisa que seja relacionada a jogos, seu sonho é ser jornalista na área. Tem um carinho especial por jogos que tragam o melhor de todas as formas de arte que os englobam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo