NOTICIASANÁLISESPCREVIEWS

Análise: Command & Conquer Remastered Collection é magnifico

Um velho clássico retornou em ótima forma

Command & Conquer Remastered Collection já está disponível para PC via Steam e Origin e ele traz os dois primeiros títulos da franquia: Command & Conquer: Tiberian Dawn e Command & Conquer: Red Alert – lançados respectivamente em 1995 e 1996 eles estão no grupo dos grandes difusores do gênero RTS como Warcraft.

Os jogos chegam a essa coletânea com uma remasterização completa dos gráficos, melhorias na HUD, trilha sonora remasterizada e mais. Confiram nossa análise abaixo.

Duas histórias em uma

Como falei, Command & Conquer Remastered Collection traz dois jogos sendo o primeiro lançado em 1995 e o segundo, Red Alert, trazido em 1996. Porém, considerando a cronologia da história do jogo Red Alert acaba sendo anterior a Command & Conquer. Com isso dito, vamos as histórias.

Command & Conquer Red Alert se passa em um mundo alternativo durante a década de 50, na Guerra Fria, onde Einstein conseguiu voltar no tempo e remover Hitler do caminho. Sem ele, o que acontecerá com a história?

Pulando para a Guerra Fria, temos as duas facções conhecidas por todos: Os Aliados e os soviéticos, comandados por Stalin. É possível escolher um dos lados e trilhar a sua história recebendo diversas instruções pelos personagens interpretados por pessoas e fazer um ou outro lado vencer a guerra.

Comarade Stalin em 4k

Já o Command & Conquer, chamado de Tiberian Dawn, apresenta um mundo futurista onde diversas facções brigam pelo minério Tiberian. Aqui saímos da região da Europa e vamos para a região da Africa onde os grupos Global Defense Initiative (GDI) e the Brotherhood of Nod combatem por controle territorial.

Assim como em Red Alert, é possível escolher um dos lados e ver toda sua história enquanto trilha um caminho de conquista. As missões também são passadas por pessoas pessoas.

RTS raiz

A ideia e a funcionalidade de ambos os jogos é a mesma: montar sua base, coletar recursos (que são limitados), montar um exército e destruir o inimigo. Existem missões estratégicas como infiltração, capturar inimigos/resgatar aliados e mais.

O legal é que cada um dos times tem opções distintas de personagens e construções. Isso faz com que a estratégia seja ainda mais importante na hora de batalhar. Submarino ou Navio? Granada ou bazooka? Essas pequenas diferenças podem mudar muito seu jogo.

E por falar nessas diferenças, eu não me lembrava de como o jogo era difícil e técnico. Em Command & Conquer Remastered Collection você irá se frustrar e ter sucesso em diversas missões até entender o melhor tipo de estratégia e qual unidade é melhor contra qual. Mas uma coisa é certa, qualquer unidade móvel (carro, tanque, etc) pode atropelar as pessoas e isso faz um estrago absurdo.

Por fim, algo que me frustrou um tanto foi a inteligência artificial do jogo, faltou um retrabalho. Um exemplo muito simples é na movimentação dos personagens. Ao escolher um grupo grande, eles travavam em diversas partes, faziam uma espécie de fila indiana travando algumas passagens. Ai dois ou três ficavam atirando e todas as outras unidades ficavam paradonas.

Outro exemplo é quando tinha um grupo reunido e chegava um inimigo. Apenas os que estavam do lado dos inimigos batalhavam. Já os outros viam os colegas morrerem sem fazer nada.

ZOOM!

Command & Conquer Remastered Collection e suas muitas melhorias

Command & Conquer Remastered Collection traz muitas melhorias que irei falar abaixo, mas antes de mais nada quero focar na excelente trilha sonora, que também foi remasterizada. Tendo como fundo rock, essa excelente trilha sonora simplesmente te deixa pilhado do início ao fim de cada fase! Inclusive adicionaram uma opção de Jukebox para ficar ouvindo as músicas assim como trocar as músicas em qualquer missão.

Agora indo para a parte mais visível, temos os gráficos. Aqui aplaudo o trabalho feito no jogo porque eles refizeram o jogo inteiro nessa parte. Todos os gráficos foram atualizados e ao apertar a barra de espaço é possível migrar entre os novos gráficos e os originais. O interessante é que a mudança não é imediata e o jogo sofre um fade in / fade out onde os gráficos se mesclam e é possível ver as mudanças.

Outra melhoria é que as cenas que mencionei onde atuavam pessoas pessoas, também receberam melhorias. Logicamente elas não foram refeitas, mas receberam um tratamento. Algumas cenas impressionam com a melhoria, em especial a Tiberium Dawn, enquanto as cenas do Red Alert ficaram menos visíveis as melhoras.

jukebox para ouvir as ótimas músicas

Uma outra mudança importante foi o aumento de resolução de cerca de 600 pixles da época para nosso atual 4K. Com essa mudança temos mais espaço na tela e vemos mudanças básicas para hoje, mas que na época não era possível. Agora simplesmente podemos ver o mapa completo do jogo na tela superior direita, sem a necessidade de mover ele. Também é possível agora ver todas as opções de construção na tela.

Outras melhorias básicas, mas que não era possível anteriormente é fazer uma fila de construção (antes era um por vez. Também é possível clicar duas vezes em uma unidade e ai selecionará todas as mesmas unidades. Até um simples zoom com o mouse se torna uma novidade bem vinda. Ou seja muitas opções que no passado não eram possíveis agora estão todas presentes (amém).

https://www.youtube.com/watch?v=J-uUU49dUVU

Command & Conquer Remastered Collection e seu retorno louvável

Command & Conquer Remastered Collection conseguiu renovar com sucesso dois clássicos da década de 90 trazendo muitas melhoras. Seja nos gráficos, na excelente trilha sonora como nas atualizações que tornam o jogo mais dinâmico e acessível.

Minha única crítica, é que faltou dar uma polida na IA do jogo. Algumas vezes você pode ficar frustrado com uma falta de ação de suas unidades ou então uma única unidade travar todo seu batalhão ao ficar parado em uma ponte.

Quer comprar um jogo novo ou usado com desconto? Confira aqui o nosso parceiro Big Boy Games e use o cupom ULTIMAFICHA para ganhar desconto adicional!

Essa análise segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Command & Conquer Remastered Collection

Visual, ambientação e gráficos - 10
Jogabilidade - 7.5
Diversão - 8.5
Áudio e trilha-sonora - 10

9

Fantástico

Command & Conquer Remastered Collection é uma linda homenagem a dois clássicos títulos de RTS que faz um trabalho sublime em atualizar eles. Com uma trilha sonora fantástica, visuais agradáveis e uma jogabilidade atualizada, Command & Conquer Remastered Collection é diversão certa para muitas horas.

User Rating: Be the first one !

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo