NINTENDOANÁLISESNOTICIASPLAYSTATIONPS4REVIEWSSWITCH

Análise: Star Wars Episode I: Racer, é diversão direto de 1999

Um clássico está de volta!

O ano é 1999 e o mundo seria atingido por uma bomba chamada Star Wars Episode l: A ameaça Fantasma onde, dentro das muitas novidades, teríamos uma corrida de Pod Racer. Inspirado nessa ideia, a Lucas Arts lançou também em 1999 o Star Wars Episode I: Racer trazendo um relativo sucesso e arcades incríveis para os sortudos que conseguiram achá-lo e jogá-lo.

Agora em 2020 o jogo recebeu uma remasterização para Nintendo Switch e PS4. Como será que um jogo de 21 anos atrás se sustenta no mundo de hoje? Confiram abaixo nossa análise.

Muita nostalgia nessa imagem

Acelere e não olhe para trás

A ideia de Star Wars Episode I: Racer é de ser um jogo no estilo Mario Kart (ou qualquer outro Kart famoso). Você poderá escolher entre corredores famosos como Anakin Skywalker, Sebulba e outros e correr em um dos inúmeros circuitos disponíveis. Inclusive a medida que vai concluindo os campeonatos algumas pistas especiais são abertas trazendo mais conteúdo.

Ao fim de toda a correria, será possível liberar até 25 personagens onde seus carros pods terão características únicas como aceleração, velocidade, curva e mais.

Cada nova pista que se passa em mundos famosos da franquia como Tatooine, Baroonda e Malastare e a medida que vai evoluindo as pistas mudam e aumentam de tamanho e complexidade. Antes de cada prova existe uma rápida CG da época com um apresentador específico. Essa CG acaba sendo um “túnel do tempo” mostrando como o mudno dos vídeo games evoluíram com o tempo.

Gráficos melhores que a realidade de 1999

Star Wars Episode I: Racer é pura diversão

Por mais louco que possa parecer, Star Wars Episode I: Racer é extremamente divertido e devorei o jogo em cerca de 5 horas. Os controles atualizados estão excelentes e os pods respondem muito bem aos comandos.

No geral é possível acelerar, frear, usar o turbo e planar por um tempo. No caso do turbo, seu Pod aguentará essa carga extra de energia por alguns segundos. Caso deixe ativado por tempo demais, o motor pegará fogo e terá que perder tempo consertando a nave seja, por esse fogo, ou por possíveis batidas na pista. Com cada vitória você conseguirá dinheiro e poderá melhorar seu pod.

O mais interessante é que as pistas são super criativas. Embora o jogo comece super fácil ele tem sua dificuldade elevada logo no segundo campeonato e isso acontece em parte por causa da complexidade e criatividade das pistas. Curvas fechadas, atalhos escondidos e obstáculos irão quebrar seu ritmo e te deixar maluco no meio da correria. Isso sem contar algumas fases específicas que veremos umas naves de carga atrapalhando, grandes tratores ou até então um campo magnético que fará tudo flutuar.

O jogo nunca fica cansativo ou deixa de inovar! E o curioso é que mesmo com os pods planando sob a superfície, eles são afetados por terrenos como areia e gelo.

Sim, esse é o C3PO….

Remaster com cara de Port

Oficialmente Star Wars Episode I: Racer é um remaster do jogo de Nintendo 64. E quando falamos em um remaster, esperamos um trabalho interessante de atualização do jogo.

No caso da jogabilidade não tenho o que reclamar, inclusive já até elogiei acima. Outro elogio vai para a a fluidez do jogo que conta com frames constantes.

A trilha sonora no geral é boa e segue a trilha do filme feita por John Williams que é conhecido por sempre acertar e trazer grandes músicas.

Em um mundo de tantos acertos, temos que ter algum problema, certo? Infelizmente sim! E é ai que entram os gráficos diretamente de 1999. É possível ver que as texturas foram trabalhadas para estar em HD, porém, são as mesmas texturas de 21 anos atrás. Se tem algo que é triste, é ver esse jogo com texturas esticadas e sem nenhum tipo de detalhe. Faltou um pouco de carinho para tentar melhorar os gráficos do jogo.

Não somente o gráfico incomoda em alguns momentos, mas o field of view também (seu campo de visão). Eu entendo que há mais de 20 anos atrás existiam limitações para o que podia mostrar, mas isso foi melhorado e muito. Não entendo porque a visão da pista carrega em cima de você com a tecnologia que temos hoje em dia.

Acelera Anakinnnn

Star Wars Episode I: Racer é compra certa

Star Wars Episode I: Racer é absurdamente divertido e desafiador. Por mais que tenha sido lançado para o Nintendo 64, ele consegue divertir muito os jogadores de 2020. Com uma excelente jogabilidade e muitas pistas criativas o jogo ainda é uma excelente escolha. Infelizmente faltou um trabalho melhor na parte gráfica que não fez nada além de pegar as texturas e colocá-las em HD.

Essa análise segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Quer comprar um jogo novo ou usado com desconto? Confira aqui o nosso parceiro Big Boy Games e use o cupom ULTIMAFICHA para ganhar desconto adicional!

Star Wars Episode I: Racer é muito divertido

Visual, ambientação e gráficos - 5.5
Jogabilidade - 9
Diversão - 9
Áudio e trilha-sonora - 7

7.6

Muito Bom

De forma surpreendente, Star Wars Episode I: Racer continua sendo muito divertido e desafiador. Tanto os fãs antigos como os curiosos irão se divertir muito com o jogo. Infelizmente faltou um carinho com relação ao tratamento e melhoria dos gráficos.

User Rating: 4.6 ( 1 votes)

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo