ANÁLISESNOTICIASPLAYSTATIONPS4REVIEWSVR

Análise: Iron Man VR te transforma no Homem de Ferro

Vista sua armadura de ferro e seja um Super Herói

Iron Man VR é o mais novo título exclusivo do Playstation VR que literalmente lhe colocará na armadura do homem de ferro. Uma curiosidade é que dentro do jogo, mesmo sendo dublado e a dublagem sendo muito boa, sempre falam do Iron Man e nunca do Homem de Ferro. Então seguirei o padrão nesta análise.

Iron Man VR estará disponível a partir do dia 3 de Julho exclusivamente para o Playstation VR e necessita de controles do Move para ser jogado.

Treta Brava entre as IA´s

Uma história focada em Tony Stark e em suas IA’s

A história de Iron Man VR foca somente no vingador metálico, portanto não espere ver grandes interações com outros personagens do universo Marvel. Aqui iremos passar brevemente sobre os acontecimentos que já foram apresentados nos filmes 1 a 3 do Iron Man e entraremos em uma história original.

O jogo começa com Tony Stark já tendo desenvolvido sua armadura e mudando o foco de sua empresa ao sair do negócio de armas bélicas. Ao fazer isso ele aposenta a IA (Inteligência artificial) Gunsmith que é um alter ego de Tony Stark focado em fazer armas. Após se reunir com Pepper Potts ele destrói os últimos drones de guerra da empresa e tudo fica bem.

Alguns anos após esses eventos Tony faz um anuncio surpresa saindo da posição de CEO das empresas Stark e deixando tudo para a Pepper Potts. Nesse momento ele já criou a IA Friday que atua como sua assistente. Porém, algo estranho acontece.

A calma antes do furacão

Um novo vilão que se intitula de Fantasma consegue hackear absolutamente tudo e começa a se utilizar do passado armamentista das industrias Stark contra o Tony. Com a Pepper hospitalizada, Tony recorre a Gunsmith que irá lhe ajudar nessa caça as antigas armas da empresa que deveriam ter sido destruídas.

O jogo acaba rodando entre Tony Stark e suas duas IA’s que são completamente diferentes e ficam se implicando compulsivamente. Vale adicionar que os comentários das IA’s durante o jogo é um grande acerto, pois fazem isso de forma natural que se encaixa na história e nos momentos.

Pew Pew Pew (sons de lasers)

Sendo o Iron Man em VR

Antes de falar da jogabilidade de Iron Man VR, falarei dos gráficos, pois eles são muito bons e muito ruins ao mesmo tempo.

O jogo possui diversas fases que consistem em espaço aberto ou dentro de algum lugar, como a garagem de Tony Stark por exemplo. Quando você está dentro de algum lugar, os gráficos são muito bons e cheio de detalhes. É possível interagir com muitas coisas e é bem positivo. Porém, quando você sai para uma missão do lado de fora, tipo a missão da China, tudo muda. Você tem um Iron Man e inimigos relativamente bem feitos e um cenário muito pobre. O que mais me saltou aos olhos foi quando a cidade da China era composta por torres de gráficos de PS1.

Tirando a torre Stark, a cidade não agrada aos olhos

Claro, entendo que esse sacrifício gráfico tenha sido mantido para termos os tão desejados 60 frames por segundo que estão sim presentes. Toda movimentação é muito fluida e no geral não senti nenhum tipo de enjoo. Porém, quando existe uma movimentação muito rápida ou ação frenética por muito tempo, eu fiquei um pouco enjoado.

Agora falando da jogabilidade, o jogo lhe dá uma grande liberdade para fazer o que quiser. É possível voar para qualquer direção, planar no ar para tiros mais precisos, atirar nos inimigos, poder dar um soco carregado, fazer diversos upgrades, interagir com muitos itens e mais. Algo que achei muito inteligente é que não somente os botões tem suas combinações para ações específicas, como ao movimentar o pulso você ativa novas armas. Isso da uma gama de novas ações para o jogo que não tinha visto até então.

Inclusive o jogo lhe “força” a ser criativo e utilizar todas as opções dadas. Atingindo certos objetivos, você receberá novas skins para sua armadura e poderá customizá-la ainda mais.

Missões de velocidade que só pagava mico

Altos e baixos de Iron Man VR

Eu gostei de muitas coisas em Iron Man VR e achei um jogo super interessante, porém, tem três problemas que me incomodaram durante minha jogatina.

O primeiro é o esquema de missões. Eles variam entre missões de verdade que misturam inimigos, prédios, cidades e tem que utilizar tudo o que aprendeu. Me surpreendi positivamente diversas vezes. Já o outro tipo de missão é o treino. Ficar buscando rodas para passar no meio, atirar em alvos e tudo mais. Entendo ter isso no tutorial, ou até quando conseguir uma nova arma. Mas fazer isso obrigatório entre as missões principais é chato.

Minha nota 1 de 5 nesses desafios, um desastre total

Já o segundo problema é que o jogo é dinâmico demais. Quando você em uma fase no estilo Rail Shooter, ele funciona muito bem, pois está em constante movimentação e você faz apenas alguns ajustes. Mas quando você tem que controlar tudo, algumas vezes os comandos se tornam confusos e não funciona bem como deveria. Não me entenda mal, o jogo funciona sim e é muito bem feito, mas no meio de muita ação, é normal ficar um pouco perdido.

Por fim temos os loadings intermináveis. tenha em mente que o jogo possui telas de carregamento fora do comum e muitas vezes ficará mais de um minuto esperando pular para uma nova cena. Pela minha matemática, a cada 1 hora de jogo, ele te dá 10 minutos de loading.

Mas claro, existem créditos que tenho que dar ao jogo como a variação de missões. Ele tenta mesclar momentos de piadas, interação, combate intenso e até quebra cabeças. Ver esse tipo de jogo tão completo e com tantos detalhes, é muito animador.

O que o chefão quer?

Conclusão

Iron Man VR não é o melhor jogo de VR, mas ele é o jogo mais completo de VR que já vi e joguei. Ao invés de se limitar a ser uma experiência ou focar em um estilo, ele apresenta um gameplay muito variado e interessante assim como uma história que encaixa bem no universo do super herói.

Por ter diversos cenários, um gameplay rico e uma grande história, ele acaba pecando em alguns pontos como um gráfico mais fraco ou então uma jogabilidade confusa em alguns momentos. Mesmo assim, é uma excelente experiência para os donos de um Playstation VR.

Quer comprar um jogo novo ou usado com desconto? Confira aqui o nosso parceiro Big Boy Games e use o cupom ULTIMAFICHA para ganhar desconto adicional!

Essa análise segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Iron Man VR é uma boa adição ao catálogo do Playstation VR

Visual, ambientação e gráficos - 7.5
Jogabilidade - 7.5
Diversão - 8.5
Áudio e trilha-sonora - 8

7.9

Bom

Iron Man VR consegue entregar muitas possibilidades dentro do mundo do super herói e surpreende com um gameplay muito completo cheio de possibilidades. Ele não é perfeito, pois existem alguns inconsistências ao longo do jogo, mas no geral agrada muito sem contar que está 100% dublado.

User Rating: Be the first one !

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo