ANÁLISESNOTICIASPCPLAYSTATIONPS4REVIEWSXBOXXBOX ONE

Análise: F1 2020 chega para coroar a franquia na geração

Codemaster acerta em cheio adicionando o que faltava no jogo

Nesse ano de 2020 a Formula 1 comemora 70 anos e a Codemasters fez uma edição muito especial de F1 2020, entregando o Rei e Rainha da geração na matéria de corrida de Formula 1. Tanto em fidedignidade como em conteúdo, esse é o jogo praticamente perfeito da franquia.

Se é fã do automobilismo, confira abaixo o jogo que trará conteúdo extenso e irá agradar a todos.

Onde F1 2020 é igual a F1 2019

Verdade seja dita, quando eu fiz a análise de F1 2019 há um ano atrás eu rasguei elogios ao jogo. E, sendo esperta, a Codemaster utilizou o jogo do ano passando trazendo algumas melhorias que veremos abaixo. Mas para não perder muito tempo entrando em detalhes, o que é igual em ambos os jogos?

Como já mencionei a estrutura é a mesma, ou seja, teremos todos os times de Formula 1 2020, Formula 2 2019 (com a temporada 2020 vindo em um DLC gratuito mais a frente), dezenas de carros clássicos da década de 80, 90 e 00, a possibilidade de fazer seu campeonato, modo carreira, online, desafios e mais.

A parte sonora continua a mesma, tendo diferença entre o motor dos carros e especialmente dos carros clássicos. Outro destaque que se manteve é a parte visual que, além de muito bonita, tem uma iluminação sublime. Ao ligar o HDR eu fiquei de queixo caído.

Olhem essa iluminação!

Algo que também se manteve foi o desenvolvimento do carro no modo carreira. Além de ser válido investir no desenvolvimento do carro,  no fim de cada temporada novas regras surgirão e você deverá correr que nem um louco para não perder as evoluções já feitas.

E para não dizer que é exatamente igual, existe uma mudança a menos para F1 2020. Como mencionamos em nossa entrevista com o diretor do jogo, Lee Mather, o modo história do modo campanha foi removido. Isso porque resolveram investir nas novidades presentes no novo jogo. Sendo honesto, foi uma escolha muito acertada. Agora existe a possibilidade de fazer o campeonato de F2 completo, com metade das provas ou somente três provas para acessar a F1. E claro, é possível acessar diretamente a F1.

Correndo com a Benetton do Shumacher

As novidades em F1 2020

A primeira coisa que me impactou logo de cara é como o menu está sexy e limpo. Sim, vocês não leram errado! O menu está muito funcional e é um dos destaques do jogo. Ele tem uma aba dedicada ao modo online e eSports, algo que durante a pandemia ganhou ainda maior valor.

Uma outra novidade, já devidamente veiculada pela Codemasters, é que essa edição comemora o heptacampeão mundial Michael Schumacher. Caso compre a edição Deluxe, será possível pilotar 4 carros clássicos e marcantes do alemão. Passando pela Jordan de 1991 onde começou, duas Benettons (94 e 95) que o levou ao bi-campeonato e fechando na Ferrari de 2000.

A Codemasters também trouxe um modo que estava há um tempo esquecido: o modo split-screen. Me lembro que durante a geração passada eu me divertia com meus amigos na mesma televisão jogando Formula 1 em alta velocidade. Depois de muito tempo fora da franquia, o modo volta com toda a força e a 60 frames por segundo.

Uma novidade, que parece ser boba de cara, é a possibilidade de escolher uma entre três opções de campeonato. Curto com 10 pistas, média com 16 pistas ou então completa. É simplesmente maravilhoso poder cortar aquelas pistas que você é horrível. Por exemplo, eu sou melhor em pistas rápidas e priorizei elas. Pistas com circuito mais fechado como Mônaco, Suzuka e até a nova de Hanói, optei em deixar de lado e me diverti muito mais!

jogue do jeito que quiser

Já para os novatos na série, foi implementado um modo Easy onde certas regras não se aplicam. Não confundam esse modo com a dificuldade do jogo, Sempre foi possível botar em uma dificuldade fácil e colocar diversas assistências. Nesse caso, esse modo Easy faz com que a perda de tempo ao sair da pista, por exemplo, não exista mais.

Por fim, tenho que aplaudir o ótimo trabalho feito com a Inteligência Artificial. Eu já havia apontado em meu preview que a IA dava sinais claros que tinha melhorado e isso é um fato absoluto em sua versão final. Por jogar há quase 10 anos a franquia, eu já começo no nível especialista de dificuldade (a partir de 80). Eu fiquei encantado com a dificuldade do jogo e com a inteligência dos adversários. Eles estão bem mais competitivos, espalham menos nas curvas, conseguem manter um ótimo ritmo de corrida. Eu perdi as contas de quantas vezes suei para me defender ou fazer uma ultrapassagem. Ou então somente depois de tentar muito, mantive o ritmo sem forçar o carro.

Ainda tem mais! Está faltando uma última novidade que falarei abaixo.

Poderosa equipe de F1, Ultima Ficha

O tão falado modo Meu Time

O novo modo Meu Time (My Team) de F1 2020 te coloca como piloto e gerente da sua própria escuderia de Formula 1. A ideia é que você será o 11º time no grid e deverá tentar ser a melhor equipe com o tempo.

Tudo que falei até agora como: o desenvolvimento do carro, escolhas de dificuldade e etc, são aplicáveis nesse modo, porém, tudo é tomado de uma forma embrionária. Todas suas instalações são iniciais e você terá que desenvolvê-las. O seu piloto companheiro será um novato da Formula 2 com pouca experiência. Você terá que aumentar sua fama para conseguir patrocínio. Você deverá escolher o motor para seu carro assim como seu design.

Isso são amostras de coisas que terá que enfrentar neste modo. Será necessário focar em tudo ao mesmo tempo para que consiga aumentar sua fama de equipe para ter mais patrocínio. Com isso será possível ter mais dinheiro e investir em suas fábricas, além de melhor seus pilotos e também em marketing. Vale lembrar que quanto mais desenvolve tudo, maiores os custos e é necessário ter planejamento financeiro para poder pagar as contas!

Algo que também muda no jogo é o seu segundo piloto e o mercado de pilotos. Por ter uma equipe, você não pensará somente em você, mas também irá querer que seu companheiro vá bem. Afinal,com ele indo bem, você ganhará mais pontos de desenvolvimento e de fama – o que diretamente dará mais dinheiro! Ao virar uma temporada, será possível contratar um novo, e melhor, piloto, porém ele poderá ter requisições específicas. Afinal, porque um piloto da Mercedes ou Ferrari sairiam de um carro competitivo para ir para o meio da tabela?

Outra novidade trazida para este jogo são os dias livres. Você terá uma agenda que poderá colocar diversas atividades. Investir em algum setor específico, investir no marketing, em você, no segundo piloto e por aí vai. No geral, não será possível escolher todas atividades e geralmente uma atividade poderá ter uma influência negativa em outro departamento. Será necessário escolher com sabedoria o que irá querer fazer com seu tempo livre.

Vamos encher essa agenda

Esse modo é muito bem-vindo, extremamente detalhado (incluindo design do carro e novas entrevistas), adicionando o modo que estava faltando no jogo e que torna a fórmula de campeonato muito mais viciante e interessante.

É campeão!

Conclusão

Eu era uma das crianças que acordava as 8 da manhã no domingo durante a década de 90 para ver corrida de Fórmula 1 e sempre fiquei muito maravilhado com esse modo. Ver a evolução do esporte no mundo dos jogos é algo maravilhoso, em especial o trabalho da Codemasters, que acompanho desde a geração passada, que é responsável pela evolução dessa franquia.

F1 2020 é o jogo definitivo da série e honestamente não sei o que irão inventar para o ano que vem. Claro, é possível adicionar mais detalhes ao jogo assim como retornar com o modo história (que deu lugar ao modo My Team). Mas no momento só consigo pensar nesse ponto. Não consigo imaginar mais nada para adicionar ao jogo, que é o melhor que já joguei, inclusive se considerarmos sua Inteligência Artificial – que está maravilhosa e muito competitiva.

Quer comprar um jogo novo ou usado com desconto? Confira aqui o nosso parceiro Big Boy Games e use o cupom ULTIMAFICHA para ganhar desconto adicional!

Essa análise segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

F1 2020 é simplesmente fantástico

Visual, ambientação e gráficos - 10
Jogabilidade - 10
Diversão - 10
Áudio e trilha-sonora - 10

10

Perfeito

F1 2020 manteve a forte base de F1 2019 polindo o que já era ótimo, trouxe mudanças para os novatos e incluiu um novo modo de gerenciamento que é completo e muito viciante. Esse é o jogo definitivo de F1 2020!

User Rating: Be the first one !

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo