NOTICIASPCPLAYSTATIONPS4XBOXXBOX ONE

Análise: Sword Art Online Alicization Lycoris

Jogo foi uma grande promessa que infelizmente não se cumpriu

Sword Art Online Alicization Lycoris é o novo game da franquia e consequentemente aborda o arco de mesmo nome do qual é dito como detentor da melhor história de Sword Art Online. Aqui vemos uma espécie de “isekai”, uma vez que Kirito está num mundo virtual baseado em Alice no País das Maravilhas, contudo, não serão maravilhas que ele encontrará. Esse jogo é uma grande aposta da Bandai Namco, uma vez que seu tempo de produção foi bem maior do que os antecessores.

Alicization Lycoris já está disponível para Plaustation 4, Xbox One e PC via Steam.

Em busca de Alice

Como dito antes, Kirito acorda num mundo virtual e não sabe o motivo de estar ali. Em busca de respostas, ele conhece Eugeo (um Kirito loiro) do qual tem o dever de derrubar uma árvore gigantesca. Com o decorrer da história, uma amizade entre os dois floresce e Kirito o auxilia em seu dever. Posteriormente, ele descobre que uma amiga de infância de Eugeo foi levada, seu nome é Alice.

Mesmo sem saber como sair deste mundo, Kirito toma como meta conseguir ajudar Eugeo a resgatar Alice. Deste modo, os dois partem numa jornada.

A história, diferente dos outros games, é mais pegada ao anime. Seguindo o mesmo plot, apenas com adição da espadachim Medina Orthinanos que no começo da a entender que apenas cruzou o caminho de Kirito e Eugeo, mas com o decorrer da trama ganha uma importância significativa na história do jogo.

Algo muito importante a citar é que para se ambientar melhor, a pessoa deverá assistir o arco no qual o game se baseia, pois Sword Art Online Alicization Lycoris não mostra o mundo offline e certos acontecimentos foram rushados, cortados, modificados ou censurados.

Sword Art Online Alicization Lycoris

O que é bom, dura pouco

A maior ironia de Sword Art Online Alicization Lycoris se deve ao capítulo 1 rushar praticamente toda a narrativa do melhor arco de Alicization. Como dito a cima, muita coisa foi cortada ou modificada para simplesmente acelerar a história e o desenvolvimento da amizade de Kirito e Eugeo. Felizmente pontos mais marcantes estão presentes no jogo.

Aproveitando esse gancho, vem uma forte critica ao jogo: Ficou tão corrido que ao chegar num ponto, a gente se esquece que trata de um RPG.

É natural que JRPG tenha diálogos longos, porém, Alicization Lycoris tem MUITOS diálogos longos com intervalos apenas para uma batalha ou outra. Por mais que o jogo possua save automático, há uma falha grave de que ele não salva entre esses eventos. Então digamos que você tenha vivenciado horas e horas de diálogo, enfrentado umas três batalhas contra chefes e perca numa quarta… Você não retornará dessa batalha perdida e sim lá do começo, do último save point/ checkpoint.

Sword Art Online Alicization Lycoris
Kirito dando uma famigerada “sarrada no ar”.

Sword Art Online Alicization Lycoris abandona o MMORPG

Um ponto alto de Sword Art Online Alicization Lycoris é abandonar a HUD de MMORPG, trazendo uma interface mais voltada aos RPGs ocidentais como The Witcher, Assassin’s Creed Odyssey, Skyrim e afins. A visualização de mapa, os menus e tudo mais está algo mais maduro ambientado com fatores do anime. E faz total sentido, uma vez que Alicization (o mundo do jogo) não é algo criado para ser um RPG Online e sim um mundo virtual para estudar uma criação avançada de AI.

E infelizmente o rush mencionado há pouco acaba prejudicando nessa inovação, uma vez que você aproveita muito pouco essa parte no “começo” do jogo. E esse “começo” atrevo a dizer que dura mais de 10 horas. Voltando a dar liberdade de explorar os mapas a partir do capítulo 2.

Falando em capítulos, o jogo apresenta ao todo 6 capítulos onde o primeiro é muito extenso e o restante acaba sendo mais tranquilo de acompanhar. Sendo sincero, perderam a oportunidade de transformar o primeiro capítulo num único game e muito bem trabalhado já que o tempo de espadachim em treinamento de Kirito e Eugeo são uma das melhores fases dessa história. Inclusive, a batalha contra os cavaleiros da integridade poderia ter sido algo melhor desenvolvido, já que havia liberdade criativa para isso.

Realmente, um desperdício.

Jogabilidade frenética e cheia de ação

Sword Art Online sempre deu show em seus jogos por conta da jogabilidade, Alicization Lycoris buscou trazer algo novo fazendo com que possa usar em tempo real os seus golpes, sword skills e ainda manipular os outros membros da party para realizar ações exatas.

Os comandos são até que simples, uma vez que quadrado usa golpes, triângulo serve para usar ataques especiais, R1 é onde fica as sword skills, R2 são as magias, círculo defende e X serve para saltar ou esquivar. O grande intuito é trazer uma simulação de tudo aquilo que é presente no anime de forma efetiva. Mecânica de parry também está presente.

Em certo ponto, eles conseguem muito bem fazer com que o gameplay seja satisfatório. Porém, há várias ressalvas a serem feitas:

  • O timing/noção de parry não estão bons;
  • Os membros da sua  equipe muitas vezes são super passivos, apenas acompanhando o combate sem dar auxilio;
  • O nível de dificuldade de algumas batalhas é estranhamente injusta, lhe dando vitória apenas ao acertar um parry e jogar tudo que você tem quando o oponente fica atordoado;
  • Há uma notável falta de polimento nas movimentações.

Sword Art Online Alicization Lycoris e seu mundo semi-aberto

Por mais que SAO Alicization Lycoris tenha pego uma ideia de open world, ele ainda é limitado ao apresentar mini mapas que juntos formam algo bem maior. Isso não é ruim, pois você tem uma missão micro e uma macro, podendo saber com mais precisão o que precisa ser feito, onde está e outros lugares que pode alcançar. O mundo é repleto de NPC, side-quest, eventos de pesca, fogueira para cozinhar e etc…

Contudo, igual todos outros aspectos do jogo, há algo a ser criticado… Os monstros são extremamente passivos. Você pode chegar perto deles, andar, fazer pose e etc… Eles não te atacam. Só serão ofensivos se você atacar um deles. E ainda há um detalhe, apenas os chefes realmente revidam, os outros fazem algo uma vez ou outra.

Isso acaba trazendo um contraste contra umas boss battle que a dificuldade é extremamente elevada, fazendo com que o game seja 8 ou 80.

Sword Art Online Alicization Lycoris
Posando com a @ e o pet.

Essa análise segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Sword Art Online Alicization Lycoris é uma ótima ideia com pouco refino

Visual, ambientação e gráficos - 6
Jogabilidade - 7
Diversão - 7
Áudio e trilha-sonora - 8
Narrativa - 6

6.8

Mediano

O jogo tinha tudo para ser bom, até porque seu tempo de produção foi consideravelmente longo. Porém, infelizmente suas boas ideias deixaram a desejar na execução, deixando ele atrás de seus antecessores em questão de qualidade.

User Rating: Be the first one !

Anderson Mussulino

Publicitário louco por toda a cultura geek. Redator do Última Ficha e apaixonado por jogos que vem da terra do sol nascente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo