PLAYSTATIONNOTICIASPS5

Dual Sense, o controle do PS5, foi testado ao vivo

Destaque para o feedback háptico

Hoje foi o dia em que o Dual Sense finalmente foi testado pela primeira vez, pelo menos em público. O canal no Youtube do The Game Awards fez uma live com Geoff Keighley fazendo um hands-on do controle do PS5.

Pelo que foi mostrado, o controle parece ter sido feito sob medida para ficar confortável para a maior quantidade de mãos possíveis. Surpreendentemente, o controle não parece ser muito pesado, pelo que foi falado pelo Geoff. Ele disse sim que parece ter bastante coisa dele dentro do controle, mas não necessariamente que ele é pesado em si. 

Ainda, foi mostrado um pouco dos botões do Dual Sense, que agora têm a tecnologia haptic, que é mais avançada do que tínhamos no Dual Shock 4. A tecnologia é próxima do que a Nintendo colocou nos Joy-cons, dando mais sensibilidade e retorno no botão para detalhes como lombadas em estradas, tiros, etc. Inclusive, durante nosso preview de Dirt 5, conversamos com os desenvolvedores do jogo e perguntamos exatamente sobre a qualidade do Dual Sense. Eles falaram bastante sobre esse feedback háptico que, pra eles, vai trazer uma experiência sensacional principalmente para jogadores de jogos de corrida e de alguns outros gêneros mais específicos. O exemplo dado pelo Geoff foi o de  sentir uma pressão com um arco e flecha ou atirando. Os designers conseguem criar pontos de tensão nos botões R2 e L2 de forma customizada no controle pra que isso aconteça.

Foi falado também que o speaker é muito mais alto e detalhado. Isso, combinado com a Tempest Engine do PS5, dá uma imersão no som muito boa. Geoff elogiou muito essa nova caixa de som mostrando ao público os passos do personagem no jogo que estava jogando.

Algo que não esperávamos, foi a novidade que Astro Playroom vai vir pré instalado no PS5. O jogo em si não foi feito para encher os olhos ou revolucionar em questão de gráficos e tal, mas sim pra que se possa testar as novidades do console e suas novas tecnologias.

Finalmente, assim como no Dual Shock 4, o controle tem um giroscópio que pode ser usado pelos devs pra criar novos tipos de gameplay. Essa função não foi tão usado na geração atual, mas acabou que a Sony deixou lá caso as empresas queriam se aproveitar dele na próxima geração. 

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo