Sem categoriaNOTICIASPCPLAYSTATIONPS4XBOXXBOX ONE

Análise: Outward – The Soroboreans adiciona mais dificuldade ao pacote!

Se a Familia Souls e a Roguelite tivessem um filho, seria Outward

Acho que, como eu, muitos de vocês não ouviu falar sobre Outward e muito menos de sua DLC The Soroboreans. Ele é um RPG que chupa a mecânica de vários jogos de ação e RPGs como Skyrim, Dark Souls, Minecraft, Dragon Age etc. Contudo acho que acabaram pecando um pouco nas coisas e o jogo acabou sendo mediano.

Entendam essa não é uma crítica, isso é estar na média, tudo o que o jogo me ofereceu foi uma experiencia média, sem muito apelo para a história. O jogo é muito mais de sobrevivência e craft do que algo maior como salvar o mundo de um grande mal.

E sim minha análise é sobre a DLC The Soroboreans, mas também preciso falar um pouco sobre Outward senão ficaremos sem base de comparação, então me dá a mão e me acompanha nessa aventura “tortuosa”.

Já aviso de antemão que não tive a oportunidade de jogar Outward quando saiu, portanto joguei agora no lançamento de Soroboreans e tive de rushar um pouco. E para explorar as infinitas possibilidades que o game oferece, fiz uso da Wiki.

Ambientação

O jogo te coloca na pele de um naufrago onde é resgatado por um morador de Cierzo, uma das cidades do mundo. Logo ao ser resgatado e acordar em sua casa, você é questionado sobre o “Blood Price” que é como uma taxa mensal para cada morador de Cierzo.

O que sobra ao jogador é conseguir a grana para pagar seu débito ou perder sua moradia. A partir disso o jogo é completamente aberto deixando que cada um construa sua própria história. É possível inclusive entrar em uma facção que possui objetivos específicos para o mundo.

Outward dá um salto de qualidade quando se junta a uma das facções desencadeando eventos que progridem de formas paralelas. Isso dá ao jogador a possibilidade de intervir inclusive de forma política nos acontecimentos do mundo.

Mecânicas

Antes de falar da DLC The Soroboreans que adiciona conteúdo ao jogo, eu preciso revisar o que já era oferecido em Outward. Tentarei ser breve, mas é muita coisa para cobrir.

Revisitando um pouco do que já tinha

Aqui é onde começa a sopa de letrinhas, pois Outward oferece muito, mas muito conteúdo mesmo, o que acaba exigindo muita paciência do jogador. O jogo oferece um sistema de craft que é bastante complexo contando com diversos tipos de receitas. Sendo elas:

  • Survival Crafting Recipes – Receitas que você pode criar a qualquer momento, aqui você pode inclusive tentar coisas que não tem a receita e, com sorte, criar algo útil como um saco de dormir ou uma mochila.
  • Alchemy Recipes – Usando um Kit de alquimia é possível criar itens mágicos e poções. Ainda é possível fazer testes, mas como os itens muitas vezes são raros, recomendo fazer apenas as receitas mesmo.
  • Cooking Recipes – Com o auxílio de uma panela numa fogueira ou um fogão, também é possível cozinhar. Infelizmente, isso vai se tornar um ritual e as vezes até bem chato por conta da perecibilidade dos alimentos em geral.
  • Além desses, temos ainda os Blacksmiths que constroem itens raros ou mesmo únicos, podendo também desconstruir um para ficar com seus materiais

Para todos esses crafts é possível comprar receitas nos vendedores, mas prepare o bolso porque muitas delas são extremamente caras.

Work work work…

Falando em dinheiro, a maneira mais rentável de de conseguir dinheiro em Outward é fazendo miniquests. Digo miniquests pois temos sidequests também, que são mais complexas e longas que as miniquests. Elas consistem em ir de ponto X a ponto Y, trazer um item de um lugar para um NPC, matar X inimigos etc.

Em seguida temos as sidequests que são mais complexas e envolvem passos mais longos como localizar um NPC em específico e entregar algum material, ou mesmo matá-lo. E para finalizar temos as “Main quests”, essas ficam disponíveis quando se entra para uma facção e dependendo de qual for, há alterações na geografia do mapa.

Mais a se preocupar do que você pensa

E quando você acha que já entendeu o que acontece em Outward e até tá começando a criar uma rotina, BAM, a vida te pega de surpresa. Mas como? Com DOENÇAS! Em Outward podemos ficar doentes com uma certa frequência. E isso é irritante.

Assim, doenças mesmo são três possíveis: gripe, indigestão e infecção. Mas a todo tempo há um ícone te perturbando com alguma condição que o personagem está passando e você é obrigado a cuidar do personagem como se ele fosse um SIM (referência a The Sims).

Já as condições? Meu amigo, essas são centenas… Vou copiar aqui algumas da Wiki, contudo adianto que não são nem 10% das possíveis:

Icon Name Duration Effects
NeedsCold.png
Needs: Cold Velocidade de movimento -15%
Chance de pegar Cold (doença)
Hot.png
Needs: Hot Custos de Stamina +50%
NeedsHungry.png
Needs: Hungry Vida máxima cai 3x mais rápido
NeedsThirsty.png
Needs: Thirsty Stamina máxima cai 3x mais rápido
Tired.png
Needs: Tired -15~30% recuperação de Stamina
+0.2~0.3 Mana por segundo
Chill.png
Chill 240 segundos
  • -25% Dano de frio
  • -25% Resistência ao frio
Confusion.png
Confusion 240 segundos
  • -25% Resistência a impacto
Curse.png
Curse 240 segundos
  • -25% dano por decadência
  • -25% Resistência a decadência

Tem muito, mas muito mais coisas que podem te afligir. Mas claro que nem tudo é problema, status positivos também ficam indicados exatamente como os negativos, mas a borda do ícone é azul em vez de vermelho.

Além disso, sobreviva!

E finalmente chegamos ao combate! Aqui eu poderia ser sucinto e dizer que o combate é bem mais simples que tudo o que listei acima, mas não é bem assim. O combate tem muito haver com Darksouls. Esquivar na hora certa, atacar na hora certa, estudar o comportamento do inimigo antes de atacar.

E aqui em Outward eu pude experienciar a mecânica de esquiva mais PROBLEMÁTICA o possível. Acreditem vocês padawans, que o peso dos seus itens e equipamentos influenciam o combate. Quanto mais pesado estiver, mais lenta será sua esquiva, ainda é possível derrubar propositalmente sua mochila durante o combate para se livrar do peso extra, só não vá esquecer de pegá-la depois!

Mas porque a esquiva é problemática? Ah sim esqueci de citar que os inimigos tem um radar que SEMPRE te encontra. Você pode estar em um andar diferente em uma dungeon, você pode estar quase na fronteira do mapa. Se um inimigo resolver te atacar, ELE VAI acertar e por isso acabei desenvolvendo mais minhas habilidades de escudo que de esquiva.

You shall not pass

E quando você progride no jogo, você aprende magias. Mas claro que para contrabalancear isso, o jogo também dá magias para os inimigos e isso dificulta a nossa vida umas 10 vezes, ou seja, nada balanceado. Você está tranquilo atacando com sua espadinha e escudo um inimigo qualquer, quando de repente uma bola de fogo irrompe e te explode.

E se acha que usar magia em combate é bom, então, até é, mas você precisa estar devidamente buffado para conjurar a magia com agilidade, recuperar a mana e conseguir se sair bem no combate. Senão é certeza que você vai começar a preparar sua bola de fogo e receberá uma espadada na boca.

Agora, enfim, Outward The Soroboreans

Quando estiver cansado de sofrer em Cierzo e região de Outward, você poderá se deslocar para o novo desafio, The Soroboreans, que nada mais é que uma nova região. E se acha que só teria mais itens, achou errado! Vou resumir a vocês o que tem de novidade na expansão, vem comigo!

Ao falar com o NPC Soroborean em qualquer cidade e lhe dar 200 moedas + 2 Rações de viagem ele te transporta para Harmattan uma cidade gigantesca com muita novidade para explorar!

Novos horizontes

Harmattan é uma cidade ao norte do Platô Antigo a nova região que vem com The Soroboreans, que conta com mais de 18 novas localizações, dentre elas a Velha Harmattan. Costumava ser o centro do Platô, mas por conta de alguns acontecimentos a vila foi abandonada e restabelecida onde se encontra atualmente.

Você ainda vai encontrar no Platô antigo o Hipódromo em ruínas, que era a entrada antiga para o Platô Antigo, mas hoje e dia serve para acessar o Trem Rúnico que conecta alguns outros pontos importantes como o Laboratório de Pesquisa Esquecido o Armazém Arruinado e as Instalações de Construção de Golens.

Enchanted, enchanted (leia em francês)

Agora é possível encantar armas e equipamentos, e isso é bem legal e difícil, pois fará quase o mesmo processo de craft dos outros itens, contudo precisará de Pedestais, Pilares e incensos. Com todos estes itens mais os materiais e equipamentos, o que diferencia das receitas comuns é que ao falhar em um encantamento, não o faz gastar os recursos e isso é perfeito!

Ainda sobre encantamentos é bom saber que o horário, clima, e inclusive a direção em que os pilares estão quando você executou o encantamento afetam no resultado. Portanto recomendo que ouça atentamente a tudo que lhe ensinarem e tente reproduzir de maneira fiel para obter os melhores resultados.

O que não te mata, fortalece!

Aí quando você acha que aprendeu a lidar com as doenças e status aleatórios que o jogo ama te dar de presente. O sistema de corrupção aparece e te derruba do cavalinho. A Corrupção é um status tanto positivo quanto negativo que pode te ajudar a causar verdadeiros estragos.

A chegar a níveis altos de corrupção o player passa a receber e causar mais danos de certas fontes como maldições, tormento e venenos extremos, dano físico e dano de impacto em área.

Mas como se ganha corrupção? Por incrível que pareça é simples. Dormir no lugar errado, ficar dentro de uma área corrompida, comer ou usar poções corrompidas ou mesmo ser atacado por certos tipos de inimigos. Tá e como cura? Isso já é difícil e você precisará produzir poções santificadas ou usar a magia de tier 3 de Hex, Purificar.

Pelo menos há certas formas de se proteger da corrupção, criando itens ou encantando-os com selos de proteção, alguns poucos Blacksmiths também são capazes de criar itens assim.

Para finalizar Outward – The Soroboreans

Os pontos acima cobrem bem as novidades que vemos na expansão de Outward – The Soroboreans, mas é claro não é só isso!

Junto com a expansão também foram incluídas novas Skills e novos professores. Professores continuarão ensinando skills por dinheiro ou miniquests, sidequests e mesmo como recompensa por algo na Main Quest.

Uma gama gigantesca de itens, como poções, comidas, munições, itens consumíveis, armas e equipamentos foram adicionados também. Logo, mesmo os mais acostumados com Outward, ainda se sentirão jogando um novo game em the Soroboreans.

Conclusão

Aqui temos um jogo complexo, complexo a ponto de irritar. Eu acabei passando por poucas e boas com esse game. Outward é desafiador e sempre tenta criar uma tensão (e funciona) mesmo que as vezes só funcione por conta de seu mecanismo de doenças.

Eu não consegui jogar o modo multiplayer por não ter nenhum amigo com o game, mas tentei o split screen e embora pareça uma boa adição, acabou ficando bem datado e um pouco confuso. A experiencia deve ser menos frustrante quando se tem um amigo engajado no jogo para dividir as dificuldades e as tarefas.

Não sei se vou continuar jogando, mas tive diversas pequenas felicidades jogando e talvez um dia eu volte para tentar uma nova facção. Retomo o que disse na abertura, é um jogo mediano que faz muita coisa, mas por fazer muita coisa, nada se destaca.

Cambio. Desligo!

Essa análise segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Um pouco de tudo de action RPG

Visual, ambientação e gráficos - 7
Jogabilidade - 5
Diversão - 5
Áudio e trilha-sonora - 5
Craft System - 9.1

6.2

Mediano

Um mundo aberto, muitas coisas para colecionar e craftar, um belo dum desafio e muita paciência, Outward: The Soroboreans tem potencial!

User Rating: 3.05 ( 1 votes)

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo