NOTICIASHARDWAREPC

NVIDIA anuncia gigante salto com as RTX3000

Graças à arquitetura Ampere da NVIDIA, as RTX 3000 oferecem desempenho até 2x maior para Ray Tracing em tempo real e Inteligência Artificial para jogos

A NVIDIA revelou hoje suas GPUs GeForce RTX ™ Série 30, equipadas com a arquitetura NVIDIA Ampere para oferecer o maior salto de geração na história das GeForce. Batendo recordes de desempenho, as GPUs GeForce RTX 3090, 3080 e 3070 oferecem até o dobro de desempenho e 1,9x a eficiência de energia em relação à geração anterior baseada na arquitetura Turing. As GPUs utilizam a 2ª geração da NVIDIA RTX, a plataforma de jogos de PC mais poderosa do mundo, para fornecer níveis sem precedentes de desempenho para Ray Tracing em tempo real e Inteligência Artificial (IA).

Imagens do modelo Founders Edition que não é comercializado no Brasil

A série RTX 3000 foi revelada durante um evento de lançamento virtual pelo fundador e CEO da NVIDIA, Jensen Huang, que também anunciou que Fortnite, o fenômeno dos games e da cultura pop, está recebendo suporte a Ray Tracing. O jogo terá quatro recursos de RTX para uma experiência mais envolvente, incluindo reflexos, sombras, iluminação global e oclusão de ambiente.

Além disso, Huang revelou novas e poderosas ferramentas para jogadores, incluindo NVIDIA Reflex, que torna os jogadores competitivos mais rápidos; Omniverse Machinima, para contar histórias usando os videogames; e NVIDIA Broadcast, que usa a IA para transformar qualquer sala em um estúdio de transmissão em casa.

“O lançamento das GPUs NVIDIA Ampere é um passo gigantesco para o futuro”, disse Huang. “Resultado do trabalho acumulado de milhares de anos de engenharia, a GeForce RTX Série 30 oferece nosso maior salto de geração de todos os tempos. A NVIDIA RTX combina sombreamento programável, Ray Tracing e IA para os desenvolvedores criarem mundos inteiramente novos. Daqui vinte anos, olharemos para trás e perceberemos que o futuro dos jogos começou aqui.”

Arquitetura NVIDIA Ampere – RTX de 2ª geração

O desempenho incrível das novas GPUs RTX 3000 e da arquitetura Ampere da NVIDIA são possíveis graças a tecnologias de ponta e mais de duas décadas de pesquisa e desenvolvimento gráfico, incluindo:

  • Novos multiprocessadores de streaming: O cerne da GPU mais rápida e eficiente do mundo, oferece 2x a taxa de transferência em FP32 da geração anterior e 30 Shader-TFLOPS de poder de processamento.
  • RT Cores de 2ª geração: Novos RT Cores dedicados oferecem 2x a taxa de transferência da geração anterior, além de Ray Tracing e sombreamento e computação simultâneos, com 58 RT-TFLOPS de poder de processamento.
  • Tensor Cores de 3ª geração: Novos Tensor Cores dedicados, com até 2x a taxa de transferência da geração anterior, tornando mais rápido e eficiente a execução de tecnologias movidas por IA, como NVIDIA DLSS com 238 Tensor-TFLOPS de poder de processamento.
  • NVIDIA RTX IO: Permite carregamento rápido diretamente para a memória da GPU e descompressão de dados do jogo, acelerando o desempenho de entrada / saída em até 100x em comparação a discos rígidos e APIs de armazenamento tradicionais. Em conjunto com o novo DirectStorage para Windows da Microsoft, o RTX IO descarrega o trabalho de dezenas de núcleos de CPU para a GPU RTX, melhorando as taxas de quadros e permitindo o carregamento quase instantâneo do jogo.
  • Memória gráfica mais rápida do mundo: A NVIDIA trabalhou com a Micron para criar a memória gráfica mais rápida do mundo para a série RTX 3000, a GDDR6X. Ela oferece largura de banda de quase 1 TB / s para o sistema de memória da placa de vídeo, maximizando o desempenho de jogos e aplicações de criação de conteúdo.
  • Processo de fabricação de última geração: Novo processo personalizado NVIDIA 8N da Samsung, que permite maior densidade de transistor e mais eficiência energética.

RTX chega ao Fortnite e Call of Duty: Black Ops Cold War

O fenômeno da cultura pop Fortnite é o mais recente sucesso dos games a ativar o RTX, juntando-se a Call of Duty: Black Ops Cold War e a um crescente grupo de títulos AAA, como Cyberpunk 2077, Dying Light 2 e Watch Dogs: Legion.

Entre outros títulos já lançados com suporte ao Ray Tracing estão Control, Minecraft com RTX Beta para Windows 10 e Wolfenstein: Youngblood. Além disso, o Ray Tracing é compatível com APIs padrão da indústria, incluindo Microsoft DirectX Raytracing e Vulkan, bem como motores gráficos usados ​​por desenvolvedores para criar games, incluindo Unreal Engine, Unity, Frostbite, id Tech, Northlight, Luminous Engine, 4A Engine e diversos outros.

DLSS: aceleração de jogos movida a AI

A NVIDIA DLSS, uma das maiores inovações gráficas da última década, usa rede neural de “deep learning” com os Tensor Cores das RTX. Quando habilitado, o DLSS – que é compatível exclusivamente com GPUs GeForce RTX – melhora o desempenho em títulos como Control, Minecraft com RTX para Windows 10 e Death Stranding, enquanto gera imagens comparáveis ​​à resolução nativa. O DLSS está a caminho para jogos como Boundary, Bright Memory Infinite, Call of Duty: Black Ops Cold War, Cyberpunk 2077, Fortnite, Ready or Not, Scavengers e Watch Dogs: Legion. Para aqueles com configurações de PC mais poderosas, o novo modo Ultra Performance torna viável jogar em resolução 8K com altas taxas de quadros por segundo.

GeForce RTX 3080, RTX 3070, RTX 3090 Founders Edition

GeForce RTX 3080 – Custando a partir de US$ 699, a RTX 3080 é a última palavra em GPU para jogos – até 2x mais rápida do que a RTX 2080. Com 10 GB da nova memória GDDR6X de alta velocidade rodando a 19 Gbps, a RTX 3080 pode fornecer consistentemente 60 quadros por segundo para jogos com resolução 4K.

GeForce RTX 3070 – A partir de US $ 499, a RTX 3070 é mais rápida que a RTX 2080 Ti por menos da metade do preço e, em média, é 60% mais rápida do que a RTX 2070 original. Ela é equipada com 8 GB de memória GDDR6, atingindo o desempenho ideal para jogos rodando em resoluções 4K e 1440p.

GeForce RTX 3090 – No topo da pirâmide está a RTX 3090, com preço de US$ 1.499 e conhecida como “BFGPU” – “Big Ferocious GPU”. Ela ainda vem com um sistema de refrigeração extremamente silencioso – um design de fluxo cruzado de três slots, duplo ventilador axial que é até 10x mais silencioso que a TITAN RTX e mantém a GPU até 30 Graus Celsius mais fria. Seus 24 GB de memória GDDR6X podem lidar com os mais difíceis algoritmos de IA e alimentar cargas de trabalho gigantescas na criação de conteúdo. A RTX 3090 é até 50% mais rápida do que a atual placa gráfica definitiva para PC, a TITAN RTX, permitindo que os jogadores experimentem 60 fps em resolução de 8K em muitos dos melhores jogos.

  • Solução térmica Dual-Axial Flow-Through – Até 2x mais desempenho de refrigeração, com um belíssimo design unibody. Os jogadores e criadores poderão desfrutar de um desempenho incomparável enquanto suas GPUs funcionam simultaneamente de forma fria e silenciosa.
  • Novo projeto mecânico e elétrico – Uma estrutura mecânica mais forte – com uma nova mola de lâmina de baixo perfil junto com um novo conector de alimentação de 12 pinos – permite mais espaço para componentes e refrigeração e é compatível com conectores de 8 pinos em fontes de alimentação existentes, com um adaptador incluído.
  • HDMI 2.1 – A maior largura de banda fornecida pelo HDMI 2.1 permite, pela primeira vez, uma única conexão de cabo para TVs HDR de 8K para jogos de altíssima resolução.
  • AV1 Decode – Primeiras GPUs discretas com suporte para o novo codec AV1, permitindo que os jogadores assistam a vídeos HDR de até 8K da internet usando até 50% menos banda de dados.

Onde comprar

As GPUs GeForce RTX 3090, 3080 e 3070 estarão disponíveis como placas personalizadas, incluindo modelos com clock de estoque e overclock de fábrica, nos principais fornecedores de placas adicionais, como ASUS, Colorful, EVGA, Gainward, Galaxy, Gigabyte, Innovision 3D, MSI, Palit, PNY e Zotac. É importante mencionar que a NVIDIA não comercializa e não presta suporte às placas de vídeo Founders Edition no Brasil.

As GPUs GeForce RTX Série 3000 estarão em máquinas desenvolvidas pelos fabricantes de sistemas líderes em todo o mundo. A GeForce RTX 3080 estará disponível mundialmente a partir de 17 de setembro e a GeForce RTX 3090 estará disponível a partir de 24 de setembro. Por fim, a GeForce RTX 3070 estará disponível em outubro. Ainda não há previsão de data para disponibilidade ou preços no Brasil.

Por tempo limitado, os jogadores que adquirirem uma nova GPU GeForce RTX Série 30 ganharão Watch Dogs: Legion.

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo