ANÁLISESNOTICIASPCREVIEWS

Análise: Serious Sam 4 é o caos cooperativo!

O jogo aprimora alguns pontos da franquia e se retrai em alguns outros.

Serious Sam 4 chega quase 9 anos depois do terceiro jogo da série, gerando uma grande expectativa nos fãs da franquia. Apesar de ser cronologicamente o mais novo, SS4 se trata de uma prequel, contando o que se passou antes dos acontecimentos de Serious Sam 3.

O jogo se passa durante a Mental War, onde a humanidade está sob cerco enquanto a força das hordas de Mental se espalham pelo mundo, devastando o que resta da civilização. A última resistência restante à invasão é a Earth Defense Force liderada por Sam “Serious” Stone e seu esquadrão fortemente armado. Vamos a análise!

Gameplay frenético

Assim que colocar as mão em Serious Sam 4, velhos jogadores se sentirão em casa enquanto os novos estranharão a velocidade com que tudo acontece. Serious Sam 4 é frenético! Todo no jogo foi construindo para você não ficar parado – seu personagem se movimento em uma velocidade exagerada, várias de seus armas não precisam recarregar e você ainda pode usar itens que o deixarão ainda mais rápido! (!!!) Não se assuste, tudo isso é necessário para a proposta da franquia.

Uma das primeiras coisas que os desenvolvedores avisaram no momento da análise e no anúncio do jogo é que “não se mexe em time que está ganhando”. Então de fato temos aqui a mesma dinâmica dos jogos anteriores da série. Hordas de inimigos em sua direção o tempo inteiro enquanto você tenta sair vivo a qualquer custo!

A ação só é interrompida para dar tempo de pegar mais algumas balas, descobrir locais secretos e ver uma cutscene ou outra para entender o que diabos está acontecendo ao seu redor. Espere aqui cenas cheias de testosterona, sátiras sobre a guerra e também contra a própria masculinidade exagerada. Tudo isso regado de boas piadas (nem sempre novas) e que quebram um pouco o adrenalina constante que o jogo traz.

Tenha um headset e um amigo ao seu lado

Jogadores de PC, mais do que ninguém, sabem a importância de um bom headset ou fone de ouvido, aqui em Serious Sam 4 isso é mais do que necessário. Isso porque o inimigos podem aparecer por qualquer um dos lados e do nada! O jeito que o time da Croteam achou para isso funcionar bem é dar gritos e sons característicos para cada tipo de inimigo. Com isso fica fácil saber quando que inimigos que explodem ou touros demônios desenfreados estão perto de você – e vai por mim, você precisa saber!

Quanto ao amigo, não é uma obrigatoriedade, OK? Jogos de arena e hordas de inimigos simplesmente ficam mais divertidos quando jogados dessa maneira, ter com quem contar quando a coisa aperta traz uma boa dinâmica para a jogatina, além de boas risadas, táticas e discussões saudáveis. Além disso, quando você joga com um amigo, caso morra, basta que seu amigo fique vivo por alguns segundo para você voltar a jogar. Enquanto sozinho, “morreu, morreu”.

Serious Sam 4 pode ser jogado inteiramente com até 4 jogadores, o que já de cara é bem menos que seu jogo anterior que podia ser jogado com até 16 pessoas ao mesmo tempo. Porém a maior crítica quanto a este modo é o fato de ele ser lançado desde o lançamento mas sem a campanha ter sido pensada para tal. Quando um amigo entra para jogar com você, ele fica com a mesma skin/modelo de Sam Stone. Ou seja, você e todos seus amigos são o mesmo personagem no mapa. Fica parecendo uma falta de capricho com o modo mais divertido da franquia, em minha opinião.

Inimigos e armas de Serious Sam 4

Serious Sam 4 segue a mesma ideia de jogos como Doom, por exemplo, onde inimigos diferentes são apresentados de pouco em pouco e logo após o primeiro embate se tornam “comuns” nas hordas. Isso é ótimo para você entender como cada um deles funciona e para gravar os sons e padrões de cada um.

Muitos, se não todos, os inimigos presentes em Serious Sam 4 vem de jogos anteriores da franquia e são reapresentados aqui. O destaque fica para os chefões presentes no jogo. Em meio aos seus 3 capítulos e 16 fases, inimigos gigantes irão tomar parte da sua tela para serem derrotados. Porém, não espere um desafios de padrões ou de estratégia muito profundo, aqui temos que desviar de ataques e atirar sem parar – na mesma dinâmica de sempre.

Essa mesma regra se encaixa para as armas do jogo, podemos usar 15 armas diferentes onde algumas delas podem ser modificadas com novos acessórios ou até mesmo se transformar em armas completamente diferentes. Conforme você ganha pontos de habilidades, poderá dar mais possibilidades para Sam e suas perícias – com isso você poderá até mesmo pegar objetos do cenário para usar como arma.

Mas o que tem de novo em Serious Sam 4?

Em um primeiro momento você pode achar que não há nada de novo. Porém, apesar de ter sua dinâmica e jogabilidade extremamente fiel a jogos anteriores, SS4 traz também algumas melhorias e qualidade de vida. Como:

  1. Cenários mais aberto com ainda mais inimigos;
  2. Sistema de roda de armas (igual GTA) para trocar mais facilmente entre elas;
  3. Árvore de habilidades;
  4. Upgrade de armas;
  5. Missões secundárias interessantes e recompensadoras;
  6. Uma central de informações aprimorada (Netricsa) sobre inimigos, armas e missões;

Conclusão

Serious Sam 4 é, sem sombra de dúvidas, um jogo divertido. Joguei toda a campanha em modo cooperativo e, tirando os problemas e falta de carinho já mencionados, tive bons momentos por toda a jogatina. Os bugs aconteceram mas para isso foi prometido uma atualização no primeiro dia e nenhum deles me travou de continuar – de qualquer forma, o update já está online e vi muitos dos problemas resolvidos. Sua velocidade causa estranheza no começo mas logo depois você já está viciado em sua gameplay frenética sem grandes pausas.

Não jogue Serious Sam 4 se você quer gráficos atuais, Ray Tracing e partículas por todas as partes. Esse não parece ter sido o foco da Croteam. Aqui temos um jogo de passada rápida, com desafios, dificuldade ajustável e uma chuva de piadas de tiozão (com bons timings). Foque no jogo se você é fã da franquia, gosta de shooters cooperativos (PVE) e busca um gameplay mais “das antigas” à jogos atuais.

Serious Sam 4 está disponível para PC pela Steam, GOG e Stadia.

Essa análise segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Serious Sam 4

Visual, ambientação e gráficos - 7
Jogabilidade - 8.5
Diversão - 9
Áudio e trilha-sonora - 7.5

8

Ótimo

Serious Sam 4 é indicado para fãs da franquia, saudosos pelo gameplay clássico e para aqueles que procuram um desafio cooperativo de qualidade e frenético. Apesar de trazer poucas melhorias para a série, o jogo melhora a qualidade de vida dos jogadores com novidades pontuais.

User Rating: Be the first one !

Bruno Degering

Gamer há tanto tempo que usa consoles como referência cronológica para lembranças de sua vida. Amante de Mega Man, Resident Evil e Warcraft. Se gaba por ter zerado Battletoads aos 9 anos mas abandonou Bloodborne com 26.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo