SOBRE NÓS

Última Ficha - Logo e Cartão 2016 Final-03(1)

O ÚLTIMA FICHA

A missão do portal Última Ficha (UF) é ser um site novo no ramo de jornalismo de games que fuja um pouco das abordagens mais tradicionais da indústria, assim oferecendo uma opção para os usuários de games tão limitados a poucos portais da web. Nossa equipe toda, sem exceção, é formada por gamers apaixonados. A ideia do UF é não profissionalizar a cobertura do ramo apenas pela profissionalização em si, mas levar junto todo o amor que temos por essa arte incrível.

HISTÓRIA

A ideia de criar o Última Ficha começou no inicio de 2014 quando seus fundadores, gamers e velhos, se deram conta de que sempre viviam falando que tinham que trabalhar no mercado de games de alguma forma. Após diversas frustrações de serem artistas, programadores, desenvolvedores, modeladores 3D e muito mais, ambos tiveram uma ideia que é até bem comum entre os viciados de plantão, mas que se faz necessário uma dedicação impensável para levá-la à frente: Por que não criar um site sobre games?

Coimbra, Bolota e Mauruco
Coimbra, Bolota e Mauruco

Com isso, o site foi oficialmente criado em outubro de 2014 pelos fundadores Leonardo Coimbra (Coimbra), Raphael Maia (Bolota) e por nosso amado programador, até hoje, Mauro Brizida (Mauruco). Uma curiosidade é que o nome do site não foi de cara o Ultima Ficha. A equipe ficou na dúvida entre este, por sermos gamers das antigas, da época de Fliper (tínhamos que gerenciar nossas fichas), e o nome ‘Ataque das Corujas’ que é o nome de uma brincadeira que alguns brasileiros dão para o golpe TATSUMAKI SENPUKIAKU (aquela voadora no ar de Ryu e Ken). Posteriormente, o Ataque das Corujas virou nosso podcast, que atualmente encontra-se em um hiato de 1 ano, mas prometemos que um dia voltará à ativa.

Inicialmente o site começou exclusivamente como um hobby sendo tocado somente por este pequeno time até que o UF foi aprovado em 2015 para cobrir a Brasil Game Show (BGS), que é a maior feira de games do Brasil e America Latina. A equipe ficou extremamente feliz, pois ainda eramos amadores no momento e menores do que uma ameba.

Brasil Game Show 2015
Brasil Game Show 2015

Foi exatamente neste momento que tudo mudou! Indo na cara e coragem, de busão, sem nada marcado com ninguém e com um equipamento duvidoso, demos a cara a tapa e fizemos muitos contatos e entrevistas (até hoje nos lembramos como os assessores foram simpáticos). Esse material e todos os contatos renderam mais leitores e tudo se transformou numa bola de neve que a cada mês cresce mais e mais.

Com o crescimento do site, nós pegamos um layout melhor e fizemos diversas mudanças de servidores (problema que foi solucionado somente em 2016…). Também neste mesmo período, nós aumentamos significativamente a equipe com colaboradores tão apaixonados quanto os fundadores que nos ajudam diariamente com reviews e textos.

Abrimos uma fase de recrutamento de colaboradores que trouxe para a equipe o Anderson Mussulini (nosso expert de PS Vita). Além dele, fizemos um puxadinho de amigo de amigos e vieram para a equipe o Bruno Degering, Bernardo Cortez, Thiago Lyra, Arthur Franco, Ricardo Carvalho e Vicente Brison.

Em Dezembro de 2015 tivemos mais uma maravilhosa surpresa que se tornou a realização de um sonho. Com a abertura de cadastro da E3 2016 (maior feira de games do mundo que acontece em Los Angeles) pensamos: porque não nos cadastrar? Nosso anjo protetor é forte e 4 foram aprovados para a feira (Coimbra, Bruno, Thiago e Bernardo). Correria para tirar visto, passaporte, comprar passagem, material decente e outras coisas.

Equipe UF na E3 2016
Equipe UF na E3 2016

Com tudo na mão, uma agenda lotada de eventos e participação confirmada em quase todas as conferências (menos da EA, infelizmente), partimos para os Estados Unidos para realizar um sonho de criança. Na E3 2016 nós fizemos, certamente, nossa melhor cobertura de eventos até o momento.

Mais uma vez encontramos pessoas ultra simpáticas e uma estrutura invejável. Falamos com CEO’s, diretores, programadores e todos muito felizes e prestativos. Vimos os grandes lançamentos, as promessas da indústria, as novas tecnologias e muito mais! Nossos olhos brilharam. Também tivemos a grata surpresa de que eramos conhecidos por muitos veículos do Brasil, mudando nossa mentalidade de site pequeno e insignificante para uma nova percepção, de monstro saindo da jaula!

Saindo com um loot invejável de material, contatos e histórias, conseguimos fazer isso tudo se refletir ainda mais em nosso crescimento. Agora, nosso foco está sendo na distribuição de tarefas internas e criação/manutenção de novos programas para os leitores. Dentre eles, já temos o Ficha in Time (jogos vintage), toda segunda-feira, e o Papo de Bar, toda quarta feira (uma espécie de videocast bêbado). Como falamos antes, temos muita vontade de reviver nosso podcast, e iniciaremos nossos concursos culturais em breve. Acreditamos que essas novas ações irão solidificar e melhorar nossa presença no jornalismo de games brasileiro e nos dar a possibilidade de entregarmos ainda mais material de melhor qualidade para nosso público.

Equipe UF no Escape60' em Copacabana

Em 24 de agosto de 2016

EQUIPE

  • Anderson MussulinoFuturo publicitário louco por toda a cultura nerd e geek. Redator do Última Ficha e apaixonado por jogos. Principalmente aqueles que vem da terra do sol nascente.
  • Arthur FrancoGraduado por força do acaso em Relações Internacionais, aspirante a músico e também futuro psicólogo, Arthur é gamer desde sempre - ou pelo menos desde que se lembra de estar vivo - e agora é também editor e redator do Última Ficha e nutre esperanças de um dia ter uma ideia melhor pra escrever essa descrição. Viva Chrono Trigger!
  • Bernardo CortezFormado em Relações Internacionais, Bernardo aproveitou o dom de escrever para algo útil. Músico, viajante, cronista e amante de qualquer coisa que seja relacionada a jogos, seu sonho é ser jornalista na área. Tem um carinho especial por jogos que tragam o melhor de todas as formas de arte que os englobam.
  • Bruno DegeringGamer há tanto tempo que usa consoles como referência cronológica para lembranças de sua vida. Amante de Mega Man, Resident Evil e Warcraft. Se gaba por ter zerado Battletoads aos 9 anos mas abandonou Bloodborne com 26.
  • Leonardo CoimbraMestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.
  • Livia MacedoComo quase todas crianças joguei muito Mario no Nintendo. Porém, só me reencontrei com os vídeo games após ver Kratos cortando inimigos ao meio e vendo seus cérebros caindo no chão. Ainda sou muito fã da Nintendo e certamente do semi-deus grego que desafia o Olimpo.
  • Mauro BrizidaDesenvolvedor sênior, hobista de eletrônica, amante de Raspberry Pi e gamer nato. Algumas das minhas séries favoritas são: Street Fighter, Resident Evil, Mario, Mario kart (9999 pontos no WII u.u), Zelda e Metroid Prime.
  • Paulo MacedoJornalista esportivo por falta de talento no futebol. Entrou no mundo do jornalismo de games pelo mesmo motivo.
  • Raphael MaiaAntes de ser jornalista, o pequeno Bolota é um gamer apaixonado desde as primeiras fases de Enduro e River Raid ainda em tenra idade. De lá pra cá, nosso jovem sócio-fundador rotundo se formou, se pós-graduou, se casou, pegou a faixa preto no Jiu-Jitsu e produziu a coisa mais linda que esse mundo já viu que é seu filho Gabriel. Hoje, nosso oblongo redator, YouTuber e mala sem alça busca "segurar essa barra" que é tentar fazer 200 coisas ao mesmo tempo.
  • Ricardo CarvalhoRicardo Carvalho é escritor, político e filósofo de sofá, cineasta frustrado e ativista pela aceitação mundial de que videogame é arte. Quer saber mais? facebook.com/OficialRicardoCarvalho
  • Thiago LyraSonhou um dia ser jogador profissional de e-sports. Tentou Team Fortress2, Dota2, Counter Strike, mas devido a falta de habilidade e a idade avançada, virou redator e animador de festa infantil.
  • Vicente BrisonVicente leva uma vida marcada por vícios: leitor compulsivo, viajante (mas nunca turista) obcecado, rato de academia e jogador fissurado. Tenta também ser editor do Última Ficha quando sobra um tempinho. Fã de RPG, FPS, RTS e outras siglas.