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Rio2016: Conheça Mario, o personagem que apareceu no encerramento dos jogos

Muitas pessoas do ocidente, principalmente as das gerações que hoje figuram com mais de 40 anos de idade, estranharam ao ver ninguém menos que Shinzō Abe, primeiro ministro do Japão, surgir de dentro de um cano verde posicionado ao centro do Maracanã vestido com um chapéu vermelho e um macacão azul, encarnando um personagem desconhecido que havia acabado de ser mostrado nos telões do estádio dentro do frenético vídeo promocial da Olimpíada de Tokyo 2020.

Esse personagem, até então novo para essa galera que considera jogos eletrônicos como brincadeira de criança, se chama Mario. Mario é o mascote da Nintendo, uma das gigantes da indústria de games, e estrela da franquia de jogos mais vendida de todos os tempos, com vendas acima de 500 milhões de cópias. Seu criador foi Shigeru Myamoto, uma das lendas do ramo, responsável por invoações pioneiras na indústria e por criar alguns outros clássicos além de Mario.

Shinzō Abe, primeiro ministro do Japão, tirando a fantasia de Mario
Shinzō Abe, primeiro ministro do Japão, retirando a fantasia de Mario no encerramento da Rio2016

Mario apareceu pela primeira vez como um personagem secundário no jogo Donkey Kong de 1981 e havia sido criado com o nome de “Jumpman”, seguido algum tempo depois de “Mr. Video”. Myamoto tinha criado esse personagem para ser uma espécie de sua assinatura em todos os seus jogos, entretanto o pequeno ser humano começou a ganhar destaque e logo a Nintendo foi criando uma história exclusiva para o personagem. Inicialmente, pensaram em torná-lo um carpinteiro para criar uma empatia com o público devido à profissão tão comum aos “meros mortais” e, dizem os rumores, que foi rebatizado como Mario por causa do nome de um funcionário da empresa.

Mais tarde, a Nintendo decidiu que ele seria um encanador já que a maioria dos cenários dos jogos em que ele aparecia eram debaixo da terra, passando por esgotos e canos. Em seguida, Myamoto decidiu deixá-lo morar em Nova Iorque e ser italiano por causa do bigode grande. Ou seja, um personagem Italiano, encanador, que já havia sido carpinteiro, com bigode, criado por um janponês e que morava em Nova Iorque. Cheio de sentido do sentido olímpico, rodou meio mundo e está aí para vocês.

Shigeru Myamoto, criador do Mario
Shigeru Myamoto, criador do Mario

A roupa do Mario foi inventada de maneira que Myamoto pudesse criar da maneira menos trabalhosa possível. O azul e o vermelho geravam um contraste significativo entre si e também contra o fundo das fases dos primeiros jogos, que tinham uma limitação visual forte devido à tecnologia da época. O chapéu vermelho foi também uma decisão para que não fosse preciso encarar a arcáica tecnologia para desenhar detalhes como a testa e o estilo de cabelo, dando ainda mais trabalho.

Apesar da extrema ignorância do comentário de alguns narradores brasileiros, como o lendário Galvão Bueno, Mario não é uma referência meramente infantil, principalmente no Japão. O personagem já figurou em mais de 200 jogos em diversas plataformas, além de centenas de outras mídias e jogos de diversos tipos. Já esteve na TV, em jogos de tabuleiro, nos vídeogames de mesa, nos vídeogames portáteis e até mesmo em filme, livros e quadrinhos, se tornando assim um símbolo não só da cultura gamer, como também um ícone da cultura popular japonesa como um todo.

Um dos jogos que teve tudo a ver com as Olimpíadas Rio 2016 e, obviamente a Tokyo 2020, e que o encanador italiano aparece é o “Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games”, mas não somente. Dentro do leque de obras em que o bigodudo aparece, há diversos games de esporte como “Mario Tenis” e “Mario Golf”, além de muitos jogos educacionais, sendo alguns voltados quase exclusivamente para o aprendizado de crianças.

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Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games

Assim como Pokémon, que é cultura popular de massa no Japão, Mario também influencia a mente de jovens e adultos japoneses. Ambos revelados ao mundo pela própria Nintendo, são títulos de grande destaque no meio cultural por todo o globo. Nada mais natural que tenham escolhido um ícone tão forte da cultura japonesa para apresentar os jogos de 2020 ao mundo no pequeno espaço de tempo que tinham. Quer ‘Galvões’ queiram ou não, videogame é diversão, é competição, é história, é cultura… é arte! Tem tudo a ver com o tal espírito olímpico! Vai ter Mario, vai ter musiquinha de fim de fase, vai ter Pacman, vai ter videogame sim!

See you in Tokyo!

Mario pelos esgotos e canos, o personagem ganha sua profissão definitiva
Mario pelos esgotos e canos, o personagem ganhou uma profissão definitiva

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Bernardo Cortez

Formado em Relações Internacionais, Bernardo aproveitou o dom de escrever para algo útil. Músico, viajante, cronista e amante de qualquer coisa que seja relacionada a jogos, seu sonho é ser jornalista na área. Tem um carinho especial por jogos que tragam o melhor de todas as formas de arte que os englobam.

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