ANÁLISESNOTICIASPCPLAYSTATIONPREVIEWSPS4XBOXXBOX ONE

Preview: Beta de Battlefield 1 mostra todo o potencial do jogo

Tivemos a oportunidade de jogar ontem o Beta Aberto de Battlefield 1 com o código que recebemos da EA. Logo de cara pudemos ver muitos dos novos atributos do jogo. Aproveitaremos esse preview para fazer uma comparação com o Alpha que jogamos na E3 deste ano. Confira abaixo nossas considerações:

Com somente um mapa disponível (Deserto de Sinai), o Beta nos coloca no modo clássico do Battlefield 1, Conquest. Neste, cada time de 32 jogadores deve conquistar bases espalhadas pelo gigante mapa utilizando veículos dos mais variados para isso. No caso, temos à disposição tanques, blindados, jipes, CAVALOS, trens, aviões, antiaéreos, bombardeiros e todo o aparato clássico de todos os Battlefields. À primeira vista, achei a jogabilidade nos veículos mais difícil do que nos jogos anteriores da série. Desde Battlefield 1942 não é exatamente fácil de se locomover com tanques monstruosos por terrenos ardilosos, mas em Battlefield 1 (talvez pelo fato de os veículos serem mais antigos do que os que já existiram em qualquer jogo série) os veículos são MUITO complicados de se manejar. Aqui, deixo um pouco de lado a polidez e faço uma crítica especial para os aviões: PARA QUÊ COLOCAR O MANCHE NO ANALÓGICO DIREITO COM CONTROLE INVERTIDO, JOVENS? Tudo bem que isso é algo que pode ser modificado nos controles, mas só a ideia de colocar padrão já foi péssima.

Battlefield pic 3

Por outro lado, controlar cavalos durante as partidas é algo novo e que dá uma dimensão diferente ao jogo. Diferentemente dos outros veículos gigantes, lentos ou difíceis de controlar, cavalos foram desenhados em Battlefield 1 para serem um meio termo entre o combate meelee e de veículos. É possível de se matar inimigos com somente um golpe de espada em cima do cavalo. Obviamente, será necessário habilidade para jogar com o mesmo, visto que o jogador estará muito exposto.

Dois pontos extremamente positivos derivam do uso (muito aprimorado, diga-se de passagem) da engine Frostbite:

  • Primeiramente, os gráficos são os mais bonitos que já vi em um First Person Shooter. Todos os efeitos estão simplesmente impecáveis, desde a iluminação até a sensação de volume nas fumaças e explosões (prestem atenção aos detalhes da tempestade de areia quando esta acontece). A beleza do mapa escolhido para o Beta de Battlefield 1 me lembrou muito o cenário da Batalha de Jakku em Battlefront. Aliás, Battlefield 1 consegue estar mais bonito ainda que o último jogo da Dice.
  • Em seguida, devemos salientar que existe uma incrível sensação de realismo e satisfação quando se aperta o gatilho do jogo (ou quando usamos a baioneta irada introduzida em Battlefield 1). Cada arma tem um recuo e uma forma de atirar única. É extremamente prazeroso mirar e atirar nos inimigos com as diferentes armas do início do século XX em Battlefield 1. Isto é algo que já percebemos quando jogamos o Alpha na E3. Jogar com um fone, escutar o barulho do tiro de cada arma e sentir o recuo de cada uma é simplesmente de tirar o fôlego.

Battlefield pic 2

Mas vamos lá, é um Beta, então há muitos pontos para se melhorar imediatamente. Assim como todos os Battlefields, há bugs. Porém, alguns estão gritantes. Vi pessoas subirem em escadas e ficarem presas ou entrando no cenário, vi cavalos empurrando tanques, mudanças bruscas de visão quando pilotando veículos, entre outros. O mais crítico de todos no momento e que mais irritou foi o hit detection. Achei que fosse por conta de um eventual ping alto (a identificação da latência está desligada no Beta do PS4), mas muitas pessoas têm reportado que o jogo demora para identificar que um jogador foi acertado por um tiro. Veremos durante os próximos dias de Beta se esse problema aconteceu devido à problemas de servidor ou se de fato algo que tem que ser ajustado no hit detection.

Battlefield 1 pic 1

Por fim, pessoalmente não gostei do design do mapa escolhido para o Beta. Seus gráficos são estonteantes, não há o que discutir sobre isso, mas ele é simplesmente aberto demais. É natural que os cenários voltados para veículos no jogo dêem vantagem para os mesmos, mas não tanta. Há poucos lugares para se esconder em grande parte do mapa quando nos encontramos de frente com um veículo. Além disso, há poucas trincheiras (e esta é a característica mais emblemática da Primeira Guerra Mundial). Isso faz com que o encontro com um veículo seja praticamente morte certa. O mapa em que jogamos na E3 (Cicatriz de St. Quentin) possuía muitas trincheiras e lugares para se esconder, o que dava uma outra pegada para o combate.

Essas foram nossas primeiras impressões do Beta Aberto de Battlefield 1. Novamente, o mesmo acabou de começar, então há muito o que descobrirmos ainda. Ao final do mesmo, faremos um preview mais completo sobre tudo o que achamos do Beta. Até lá, fiquem ligados na primeira hora da Live que fizemos nesse primeiro dia.

https://www.youtube.com/watch?v=19XgaHKReKU

Bernardo Cortez

Formado em Relações Internacionais, Bernardo aproveitou o dom de escrever para algo útil. Músico, viajante, cronista e amante de qualquer coisa que seja relacionada a jogos, seu sonho é ser jornalista na área. Tem um carinho especial por jogos que tragam o melhor de todas as formas de arte que os englobam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo