BGSCOBERTURASNOTICIASOriginaisPLAYSTATIONPS4

BGS 2016: Gran Turismo Sport reforça que beleza não é tudo

Quando peguei meu PS1 na década de 90, dois jogos marcaram o início da minha jornada no console. O mítico Final Fantasy 7 e o também mítico Gran Turismo 2. Desde então, acompanhei a série de corrida com muito carinho. No PS2, felizmente, Gran Turismo continuou no bom caminho, me trazendo horas de jogo. Porém, durante a geração PS3, o título não inovou e ficou chato.

A falta de inovação abriu espaço para seu concorrente Forza, que vem evoluindo cada vez mais. Não somente isso, Gran Turismo 6 (que é um bom jogo) prometeu muita coisa legal e não chegou a entregar tudo, desapontando parte de seus fãs.

Com a franca ascensão de Forza e seus 4 jogos lançados para esta nova geração (já estou considerando Forza Horizon 3), fiquei muito feliz com o anúncio de Gran Turismo Sport e suas muitas parcerias, em especial a FIA, que teoricamente levará o jogo ao mundo da competição online e a um nível de eSport.

Mas antes de qualquer opinião, vejam o rápido vídeo abaixo que fizemos ao vivo em nosso Facebook com o gameplay do jogo.


Depois de ter corrido algumas vezes, me sinto mais seguro de trazer esse Preview e dizer que o jogo está muito bonito, mas que ele não inova tanto quanto gostaríamos…

Com relação a dirigibilidade, não tenho críticas. O jogo está bem gostoso de dirigir, em especial no Setup que a Sony montou na BGS com um maravilhoso cockpit (estamos aceitando ele na redação qualquer coisa, ok?). A física lembra bastante a do seu último título, mas com alguns ajustes. O coração de Gran Turismo está lá, porém, isso talvez mostre que ele parou no tempo.

Enquanto temos em Forza um sistema de dano bem realista, que vai danificando seu carro tanto esteticamente quanto mecanicamente (que destrói ao pouco a dirigibilidade), nós temos em Gran Turismo Sport aquela velha técnica de sai da frente que estou passando, e se não sair, vou te usar de guardrail… Eu sinceramente esperava que a Polyphony Digital fosse trabalhar nesse aspecto.

Outra crítica que muitos fãs têm à franquia é com relação ao som dos carros. Muitos (eu inclusive) usam a denominação de “som de liquidificador”. Infelizmente, o liquidificador ainda rola na velocidade máxima. Obviamente não pude experimentar muitos carros, mas os que pude não trouxeram efeitos de som muito bons. E isso vale para os carros rivais também.

É muito cedo para cravar qualquer coisa sobre o jogo, e como falei acima, sou fã da série. Gran Turismo Sport, até o momento, deve agradar os fãs, porém, fica a crítica de que ele pode falhar em angariar novos jogadores para a série. Quem sabe eles estão ouvindo o feedback da comunidade e esse foi um dos motivos para atrasar o jogo para 2017?

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo