NOTICIASPLAYSTATIONPS4

Sony não permitirá mods de Skyrim e Fallout 4 no PS4

Pouco antes da E3 de 2015, na conferência da Bethesda que serve de esquenta para a mais badalada feira de games do mundo, Todd Howard subiu ao palco e anunciou que mods para Fallout 4 estariam disponíveis para o Xbox One ainda em 2016. Logo depois, foi anunciado que os mods também chegariam ao PS4. Este ano, com o anúncio de The Elder Scrolls V: Skyrim Special Edition, o processo se repetiu, com um dos chamarizes do projeto sendo justamente a presença de mods nos consoles. Hoje, mods no Fallout 4 já são realidades no console da Microsoft há algum tempo e a expectativa para que cheguem em Skyrim a partir do lançamento da versão especial é grande.

Entretanto, a Bethesda postou uma discreta nota em seu site hoje revelando que os mods para seus jogos mais recentes não chegarão ao console da Sony. Segue nossa tradução da nota:

Após meses de conversas com a Sony, lamentamos informar que apesar de estarmos preparados para oferecer o suporte para mods no PlayStation 4, a Sony nos comunicou que não aprova o uso de mods da maneira como devem funcionar: usuários com liberdade para fazer o que bem entendem com Fallout 4 ou Skyrim Special Edition.

Assim como vocês, estamos desapontados com a decisão da Sony, considerando o tempo e esforço consideráveis que dispensamos para este projeto e o tempo que os fãs esperaram para que o suporte para mods chegasse. Consideramos a nossa uma importante iniciativa e esperamos encontrar outras maneiras para disponibilizar mods para nossos fãs do PlayStation. Entretanto, até que a Sony nos permita oferecer o suporte para mods adequado no PS4, tal conteúdo permanecerá indisponível para Fallout 4 e Skyrim no PS4.

Escreveremos uma atualização se e quando a situação mudar.

*Veja aqui a nota original em inglês.

fallout 4

A notícia sem dúvidas chega como uma bomba para os fãs que esperavam usufruir da rica quantidade de mods existentes para os dois jogos no PC e, agora, no Xbox One. Pelo lado da Sony, a notícia  já gera uma repercussão negativa em sua base instalada e, enquanto pode não atrapalhar as vendas de Fallout 4 (um jogo que completa 1 ano de vida em novembro), certamente tem potencial para piorar as vendas de Skyrim Special Edition no console. A estratégia é similar a proibição do serviço de assinatura de jogos  EA Access, exclusivo do Xbox One, justificado pela intenção da Sony de não “confundir” os jogadores com diversos serviços de assinatura (a empresa acabara de lançar o PSNow).

Mods são modificações criadas pelos próprios usuários e existentes há décadas no PC. Permitem alterar gráficos, criar novas quests, personagens, inimigos, equipamentos – enfim, praticamente qualquer coisa. Os jogos da Bethesda em especial têm grande quantidade de mods e ferramentas para produzi-los disponíveis. Trazê-los para os consoles foi uma decisão bastante aclamada, mas é de se esperar que barrar a iniciativa a essa altura do campeonato seja, em igual medida, impopular.

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo