ANÁLISESPLAYSTATIONPS4REVIEWSXBOXXBOX ONE

Análise: Resident Evil 4 revolucionou os jogos de ação

Há 11 anos a Capcom lançava Resident Evil 4. Na época, uma pressão sobre os rumos da franquia já indicava o quanto o nome Resident Evil tinha ganho projeções inimagináveis. De uma aposta em um console recém chegado ao mercado (Palystation 1) para um dos títulos mais aguardados de uma geração (Game Cube e PS2). Após o lançamento de Resident Evil 3 – Nemesis, os fãs demostravam cansaço com aquele formato que garantiu rios de dinheiro para a empresa japonesa e necessitavam de algo novo. Foi aí que, mais uma vez, brilhou a Estrela de Shinji Mikami, diretor e produtor da franquia até então.

A despedida de Shinji Mikami da franquia

A história de Resident Evil 4 segue o agente especial do governo dos Estados Unidos, Leon S. Kennedy, que é enviado em uma missão para resgatar Ashley Graham, filha do presidente americano, que foi raptada por um seita sinistra. Ele viaja para uma área rural da Espanha, onde luta contra hordas de moradores violentos.

20160606173747!Resident_Evil_4_-_North-american_cover

Planejado desde dezembro de 1999, Resident Evil 4 foi submetido a um longo processo de desenvolvimento, durante o qual quatro versões propostas para o jogo foram descartadas. Inicialmente desenvolvido para o PlayStation 2, a primeira produção foi dirigida por Hideki Kamiya depois que o produtor Shinji Mikami pediu-lhe para criar um novo título para a série Resident Evil. O resultado seria o aclamado Devil May Cry. Paralelo a isso, foi decidido iniciar o desenvolvimento novamente. O jogo foi destinado a ser um exclusivo do GameCube como parte do Capcom Five, mas uma versão para PlayStation 2 foi anunciada antes do jogo ser lançado no GameCube.

Com a aproximação da câmera (agora no ombro do protagonista e não mais fixa), o horror passou a saltar em nossa cara. Os mais novos provavelmente nem sabem que foi RE 4 que trouxe essa visão (ou ao menos a popularizou em níveis inatingíveis anteriormente) para os jogos. Sim, Padawans, Gears of Wars, Uncharted e tantos outros beberam na fonte do bom e velho RE 4. Além da novidade na câmera, o game trouxe o sinistro vendedor de armas que ficou eternizado por todos que se aventuraram pela remota “Vila dos Ganados”. Além de introduzir transações à franquia (antes você só conseguia novas armas e equipamentos diretamente no cenário), ele ajudava a quebrar o ritmo frenético e dava aos jogadore tempo para respirar, beber uma água e otimizar armas e equipamentos.

Resident_Evil_4_Ganado_village

O resultado final foi um sucesso absoluto. Resident Evil 4 foi aclamado pela crítica especializada. Além disso, o game ganhou muitos prêmios de Jogo do Ano em 2005 e foi visto como um sucesso multiplataforma que influenciou a evolução dos gêneros survival horror e de tiro em terceira pessoa. Tanto que Resident Evil 4 foi portado inúmeras vezes.

Resident Evil 4 para PS4 e Xbox One roda a deliciosos 60 FPS e 1080 dpi

Por falar em suas versões, esta que chega aos consoles de geração atual (PS4 e Xbox One) é, até o momento, a mais parruda de todas. Pela primeira vez o game roda a 60 deliciosos FPS e com uma resolução no talo de 1080 dpi. Para quem já havia jogado sua versão HD para a geração passada de consoles, esse incremento em FPS e DPIs pode não ser o maior chamariz do mundo, mas para aqueles milhões de consumidores que pularam por qualquer razão a geração passada, a compra é obrigatória. Donos de um PS2 ou Game Cube ficarão extremamente satisfeitos em ver uma obra prima em sua melhor forma. Jovens que só escutaram falar dos feitos bíblicos do legendário PlayStation 2 terão a chance de ver não só um dos melhores jogos de época, mas sim um game que reiventou um género que ele mesmo havia criado.

Conclusão

Resident Evil 4 é analógico. Figurinha frequente em listas dos melhores games da história, ele é um jogo necessário para jovens estudiosos da historia dos videogames, como também para gamers mais antigos que poderão reviver algumas das sequencias mais incríveis já criadas. E, claro, fãs de Resident Evil que nunca deixarão de enaltecer esse capítulo primoroso e franquia.

Por tudo o que representa e por sua importância histórica, esse port lindão e poderoso de Resident Evil 4 ganhará nossa nota máxima.

{{
game = [Reident Evil 4]

info = [Lançamento: 30/08/2016] info = [Produtora: Capcom] info = [Distribuidora: Capcom] plataformas = [Xbox One, PS4, PC] nota = [5/5] decisão = [Jogo obrigatório para todo e qualquer gamer] texto = [Resident Evil 4 é analógico] texto = [] positivo = [Um dos melhores jogos já feitos] positivo = [] positivo = [Inaugurou a câmera no ombro] negativo = [Não há pontos negativos] negativo = [] negativo = [] }}

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo