NOTICIASOriginais

PES x FIFA está pior do que guerra dos consoles

Quando eu era somente um jovem padawan, existia uma guerra declarada dentre a SEGA e Nintendo. As pessoas enchiam a boca para falar como o Mega Drive era melhor do que o Super Nintendo e vice-versa. Não só isso, a própria mídia e propagandas falavam isso deliberadamente e era tudo uma loucura. Na época, com minha maturidade de 10 anos, eu achava o maior barato.

Depois vi essa guera “evoluindo” para Xbox x Playstation enquanto a Nintendo “abraçava” cada vez mais a ideia de ser um segundo console, ou dedicado aos jogadores mais casuais. Hoje, muito felizmente vejo que a comunidade e os próprios gamers amadureceram e cada vez mais vejo ações para parar com o fanboyismo e ser um gamer acima de plataformas.

E digo do fundo do coração que isso é MUITO FODA! Mas, nem tudo são flores. Enquanto vejo um amadurecimento de um lado, vejo um chorume incalculável quando falamos de jogos de futebol.

Não é novidade alguma que o brasileiro é um apaixonado por futebol e que a rivalidade entre clubes chega a ser agressiva de vez em quando. Muito infelizmente essa atitude está sendo levada, em seu pior significado, para a rixa dentre Fifa e PES. Será que é pedir demais para os 2 jogos serem bons e serem apreciados?

Sempre que fazemos um post ou então uma live, nós temos diversos comentários agressivos. Eu lhes pergunto, para que isso? Um exemplo que aconteceu diretamente comigo foi quando estava fazendo uma LIVE de PES17 um infeliz entrou na live e começou a xingar deliberadamente o jogo e falar como FIFA era melhor. Na hora perdi a cabeça e educadamente mandei um: Meu amigo, se você não está aqui para agregar faça o favor de se retirar porque não vou tolerar esse tipo de atitude.

Um outro exemplo (e esse bem mais recorrente) é quando fomos a E3 e BGS e depois escrevemos nossas impressões. Parece que é algum tipo de crime fazer uma análise crítica dos jogos e falar algo que nos impressionou negativamente. Mas vejam bem, somos um site de jornalismo e nós tivemos acesso a uma versão prévia do jogo. Nada mais justo que nós, viciados, façamos um texto falando do que nos agradou e do que não nos agradou. Infelizmente, isso leva a uma enxurrada de fanboys malas analistas de youtube (se tanto) que nos chamam de loucos, burros, fanboys, imbecis e muitos outros adjetivos nada legais.

Entenda uma coisa, você ter preferência por uma franquia não significa que ela tem que ser a melhor do mundo e que você tenha que matar qualquer um que discorde dela. O fato de eu gostar de Gears of War não quer dizer que tenha que odiar The Order 1886. Ou o fato de eu gostar de gostar de Uncharted não significa que vou torcer para o fracasso de Quantum Break. E nós, na posição de jornalistas, vamos sim falar dos aspectos do jogo sem papas na língua.

No caso de PES e FIFA nós temos uma posição bem aberta e sensata que PES 14 foi o pior PES já feito e que ele vem se recuperando e parece que vai entregar um produto excepcional no PES 17 com uma jogabilidade super polida. Já o FIFA temos uma opinião inversa. O FIFA 14 foi incrível e ele aparenta ter perdido um pouco de gás no FIFA 17 com uma jogabilidade mais travada do que gostaríamos.  Mas isso é nossa opinião e em momento algum é uma verdade suprema. Na real, tudo o que queremos é que nós estejamos errados e que ambos os jogos sejam maravilhosos.

Então aqui fica meu recado: vamos parar com essa guerrinha de fanboy que não leva ninguém a lugar algum. Vamos sim ter nossas preferencias e respeitar o amiguinho e saber se colocar. Ofensa nunca foi uma forma de opinião e quanto mais você xinga, menos será ouvido. E não tenham dúvida alguma que sempre estaremos abertos para trocar uma ideia sobre os jogos, melhoras, problemas e opiniões!

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

2 Comentários

  1. Muito bom comentário, concordo plenamente, tanto que parei de ver alguns sites de Games por causa destes comentários absurdos sobre um ou outro jogo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo