ANÁLISESNOTICIASPCREVIEWSXBOXXBOX ONE

Análise: Forza Horizon 3 é simplesmente perfeito

E é chegada a hora de mais um festival Horizon no mundo de Forza. Forza Horizon 3 é o mais novo título da franquia de corrida que traz um modo mais divertido e arcade para os fãs de corrida. Nele você irá focar no seu festival e se aventurar nas ruas da Austrália.

Comande o seu próprio festival

Diferente de Forza Motorsport que se propõe a ser um simulador de corrida, Forza Horizon traz um mundo aberto onde o prazer é dirigir pela região que foi definida pelos organizadores. Em Horizon 3, o festival acontece na Austrália (ainda estou procurando os cangurus) e você tem um controle sobre ele muito maior do que nos títulos antecessores.

Diferente de Horizon e Horizon 2, você tem uma autonomia incrível na hora de criar o festival. Suas vitórias e manobras podem ser trocados por fãs. E quanto mais fãs você tiver, maior será seu festival. Ao atender às exigências de cada “nível”, você terá a opção de aumentar o raio de alcance do festival num local já criado ou então de se estabelecer em um novo local, que abrirá um novo cenário para mais desafios. Por se tratar da Austrália, existem muitas opções de terreno selvagem como florestas tropicais, terrenos áridos, praias com o oceano ao seu lado, fazendas e, claro, a clássica cidade cheia de asfalto.

Porém, Forza Horizon 3 te dá uma grande liberdade não só na hora de participar das corridas, mas como no momento de organizar cada uma do jeito que você bem entender. Antes de aceitar a corrida (independente do seu estilo), você pode montar cada destalhe dela. Que tal mexer no clima? Ou no horário da corrida? Que tal a quantidade de número de voltas? Ou então a classe de carros para correr? E o tipo de terreno? Bem, acho que deu para entender o leque de possibilidades. E isso tudo pode ser compartilhado para seus amigos ou para a própria rede do jogo.

CMtUwhowK5HUNP7Kvw4ndW

Pornografia de carros

Os jogos exclusivos de carro tanto para PlayStation como para Xbox sempre foram visualmente lindos, desde seu primórdios, porém, Forza Horizon 3 se destaca de uma forma incomparável. Falar que ele é somente lindo, não faz jus à realidade. Os mais de 300 carros são fielmente representados e incrivelmente bem feitos. Não só isso, existe uma opção de visualização onde você pode explorar cada curva de cada carro. Também é possível entrar no carro e ver o banco de couro costurado a mão, todos os detalhes do painel, ver aquela marcha clássica de madeira e …. Ok certamente me empolguei, mas não é por menos.

E por incrível que pareça, os carros não são o grande destaque da beleza do jogo (pasme). Os cenários conseguem roubar a cena com a beleza e riqueza de detalhes. Por se tratar da Austrália, a variação de clima e paisagem é sublime. A iluminação é muito bem feita e agrega muito ao incrível visual.  Ou seja, um por do sol, um passeio pela praia ou um rolé por dentro de uma floresta tropical se tornam experiências inesquecíveis.

Felizmente o orgasmo visual não para por ai! Por se tratar de uma franquia, eles trouxeram o sistema de água/chuva de Forza Motorsport 6. Ou seja, quando chove, temos um espetáculo à parte. Tanto o cenário fica muito bonito, quanto você pode notar o belo trabalho de iluminação já citado acima, que fica ainda mais evidente com as poças, a pista úmida e as gotas da chuva.

Por fim, foi incluído corridas ilegais e perigosas que acontecem no breu da noite. Normalmente são ruas não muito bem iluminadas e você tem que se guiar pelo reflexo da sua luz nas placas de sinalização. Muito divertido!

Algo que destaco é que a versão de Xbox One está absurdamente bem otimizada. Embora seja travada nos 30 FPS, ele roda muito bem e perde muito pouco em qualidade visual se comparado à versão ultra no PC (que roda em 60 FPS).

Forza-Horizon-3-E3-2016-Screenshots-Offroad-Buggy-Helicopter-Jeep-race

Acelere ouvindo uma música de arrepiar

Qual é a parte mais importante de um jogo de corrida? A dirigibilidade obviamente! Nesse quesito Forza Horizon 3 não fica devendo em nada. Essa é a parte com menor inovação do jogo. Eles pegaram tudo o que aprenderam em Horizon 2 e expandiram para Horizon 3. Porém, em momento algum isso é ruim, pois o que já era bom, ficou ainda melhor. A jogabilidade é muito gostosa e divertida. Algo que posso enfatizar é como existe diferença de peso e direção no carro que você escolhe e na pista que está correndo. Certamente terá muito mais estabilidade no asfalto do que na terra ou areia, e isso é sentido claramente durante o gameplay.

O sistema de Drivatar continua sendo utilizado e apresenta uma dificuldade muito boa. Como é de costume nessa geração, os carros adversários são, em sua maioria, o espelho de outros jogadores e amigos que estão ligados na rede da Microsoft e em específico à rede Forza. Eles apresentam alguns movimentos bem humanos e uma dificuldade muito boa.

E, claramente, não irei passar desapercebido por mais uma fantástica trilha sonora de Forza, como é de costume na série. A trilha se divide em rádios de música regional, rock clássico, música clássica, punk rock, eletronica, hip hop e muito mais. Elas contam com nomes como Albert Hammond Jr, Blink 182, The Offspring, Pennywise, Beastie Boys, Beethoven e outros sucessos. Uma novidade é que uma das rádios é a Groove Radio. Essa rádio na real é a musica que você quiser. Você pode fazer sua lista de MP3 e deixar rolando enquanto joga, tem coisa melhor?

Além da trilha, o áudio dos carros está muito bom também. Pude notar que o som dos veículos estão mais claros e melhores de um modo geral. O ronco de cada motor é diferente de acordo com o carro e estão bem mais agressivos.

Go Social

Sem sombra de dúvidas uma das grandes inovações desta geração é a facilidade de compartilhar uma criação sua ou de jogar com os amigos. Forza Horizon 3 faz um excelente uso dessas possibilidades.

Além de você poder compartilhar quase tudo, uma grande opção me deixou muito empolgado, já que amei isso tanto em Destiny (calma, vocês vão entender a comparação). Você pode fazer a campanha principal do jogo em co-op online sem ser punido em absolutamente nada! Basta entrar no co-op online e pronto. Ao invés de correr com Drivatars, você correrá com seus amigos ou então novas pessoas nas missões principais e isso valerá para o seu modo história.

Uma outra característica do jogo que achei muito legal é buzinar para outros carros conforme você dirige pelas ruas. Ao fazer isso, eles entram no seu comboio. Ao invés de ter uma solitária jornada até seu objetivo, agora você vai com a galera. E não é somente isso, o jogo de tempos em tempos lhe fornece a opção de bater um rachar dentro do trecho inicialmente planejado para tornar a jornada mais emocionante e divertida, ao invés de simplesmente dirigir minutos sem fazer nada.

Kings-Fall-Screenshot-2016-09-18-15-24-28

O que está esperando para comprá-lo?

Forza Horizon 3 é um dos raros casos onde ele é maravilhoso em cada aspecto. Não existe nada de negativo que eu possa falar sobre o jogo e somente consigo elogiá-lo e achar que esqueci de mencionar algum outro ponto positivo. Munido de uma ótima dirigibilidade, gráficos e efeitos incríveis, um sistema social de compartilhamento invejável e a possibilidade de personalizar quase tudo (inclusive o toque de sua buzina), não tem como não recomendar este jogo para todos os donos de um Xbox One e PC. Claro que se você quiser algo muito diferente de Horizon 2 ou simplesmente não gosta de jogos de corrida de mundo aberto, você poderá se desapontar com ele. Mas que fique claro, é uma escolha sua e não um problema do jogo.

{{
plataformas = [Xbox One e PC] nota = [5/5] decisão = [Compra obrigatória!] game = [Forza Horizon 3] game = [] info = [Lançamento: 27/09/2016] info = [Produtora: (Turn 10)] info = [Distribuidora: Microsoft] texto = [Forza Horizon 3 é o melhor jogo] texto = [de corrida que já joguei em minha vida.] positivo = [Gráficos incríveis] positivo = [Trilha sonora fantástica] positivo = [Dirigibilidade deliciosa] positivo = [Go Social] negativo = [Não tem o Gol 1000] }}

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

6 Comentários

  1. Opaaa!! Encontrei a análise buscando à respeito da série Forza (éééé saiu a demo do Forza 7) pelo Google e gostei bastante do texto. Agora estou indeciso se compro o Horizon 3 ou aguardo o Forza 7 amadurecer e baixar o preço. rsrs. Abraço e parabéns pelo site.

    1. Valeu pelo elogio Paulo! Então, Forza Horizon 3 é no estilo arcade. Diversão garantida e certamente será mais barato do que o Forza 7. Isso sem contar que ele tem muitas DLC´s que aumentam significativamente o jogo. Já o Forza 7 será um simulador de corrida de carros. Você terá que observar a aceleração, grip na pista, não bater para danificar o carro, ficar sempre na melhor linha de direção para conseguir o menor tempo.

      Se quiser diversão (E economizar uns trocados) vá de Horizon 3. Mas se prefere alcançar a perfeição e ser um excelente piloto dentro de “regras oficiais”, va de Forza 7 🙂

      1. Pois então irmão, depois de ver um pedaço do seu vídeo e ver mais umas gameplays acredito que eu vá optar pelo Horizon e brincar um pouco.. Compreendi a diferença de proposta entre os dois e acredito que mesmo no Horizon eu consiga um nível de dificuldade maior desabilitando aquelas ajudinhas marotas, estou certo? Na biblioteca tenho o Forza 6 Apex, Project Cars e GRID Autosport que tem aquela pitada de circuito que me apetece bastante, assim aguardo uns meses até o Forza 7 estabilizar bem no PC e o valor cair um pouco. Enfim… só espero que me dê mais horas de jogo que o último Need For Speed e creio estar convicto que sim. Muito obrigado pelo feedback. Vaaaleus, abs.

        1. Posso te garantir que Horizon da uma dezena de horas a mais de diversão do que o último NFS. Pode ir sem medo de ser feliz!

          1. Me surgiu uma dúvida aqui irmão… Vale a pena comprar a versão Forza Horizon 3 Edição Ultimate? Pergunto isso, pois estou buscando informações a respeito do Passe de Carros do Forza Horizon e fiquei em dúvida se os carros são distribuídos de graça para quem tem esse “plus” ou se mesmo com esse pacote precisarei comprar os carros, porém com um desconto. Tem muita gente com avaliação negativa falando que precisa comprar e que até mesmo tem data de validade esse passe de carros, já outros afirmam que comprando o Passe de Carros vem tudo “de graça”… Desculpe a enxurrada de dúvidas e mais uma vez agradeço pela atenção.

          2. Sem problemas cara, estamos aqui para ajudar. Então, a verdade é que o Horizon 3 teve MUITO conteúdo de DLC e promocional (tipo carros em parceria com velozes e furiosos). Eu não tenho como te dar certeza se TODOS os carros fazem parte dessa versão ultimate. O que posso dar certeza, é que eles acrescentam muita coisa (De cabeça tem a expansão do gelo e de hot weels, por exemplo). Tem muito mais além disso e certamente muitos carros. Mas se tem todos os carros já lançados… difícil dizer….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo