ANÁLISESNOTICIASPCPLAYSTATIONPS4REVIEWSXBOXXBOX 360XBOX ONE

Análise: PES 2017 acerta no que realmente importa

Galera, primeiramente… Queria pedir desculpas pela demora neste review sobre Pro Evolution Soccer 2017, mas foi por bons motivos. Além de estar jogando bastante o game, queria esperar a hype baixar, testar alguns modos de jogo, instalar uns patches (mas é óbvio que eu já licenciei um catatau de clubes e seleções) e, claro, testar o game online. Pois bem, feita essa mea culpa inicial, vamos direto ao ponto: PES 2017 é excelente no que realmente interessa, bola no pé. O resto é o resto. É detalhe, é fru-fru, é chororô.

E vou além: se o divertidíssimo PES 2016 estava levemente exagerado na ofensividade, PES 2017 resolve isso de maneira magistral, entregando um gameplay incrívelmente real, disputado e viciantemente divertido. “Mas, Bolota. Então PES 2017 é perfeito”? Calma, Gafanhoto. PES 2017 é muito bom dentro das quatro linhas, mas o mercado evoluiu e a Konami ainda precisa fazer alguns ajustes. Mas sem sombra de dúvidas PES 2017 é um grande jogo de futebol e, provavelmente, a melhor opção em jogos virtuais de futebol.

Gameplay separa os homens dos meninos

Acabou a mamata com o Cristiano Ronaldo (sim, ele ainda joga pra cacete, mas não é mais aquele tanque imbatível que nenhuma zaga segura). Qualquer zagueiro com 80 de overall já coloca ele no bolso se a marcação for feita de maneira correta. O excesso de dribles ganhou um antídoto efetivo: zagas compactas e coberturas incrivelmente reais. Claro, se você pegar o Neymar (com a seta azul, então…) conseguirá facilmente enfileirar uma zaga destreinada. Mas contra um jogador experiente, provavelmente, terá dificuldades em fazer um grande salseiro. Retificando: os dribles intuitivos ainda estão lá, só que agora eles são perfeitamente evitáveis com uma boa marcação, como um jogo real de futebol.

“Olha a batiiiida”

Roubei, momentaneamente, o bordão do narrador do game, Milton Leite, para dizer que a Konami fez um trabalho incrível com a física da bola em PES 2017. Passes, cruzamentos e chutes estão incríveis. A força dos chutes ainda é um pouco exagerada, mas é inegavelmente divertida e bem feita. Chutes técnicos que pegam uma curva incrível, chutes secos e velozes, chutes rasteiros e mortais. Está tudo ali. Nem preciso dizer que PES 2017 oferece uma infinidade de formas de se fazer gols. Essa é uma das marcas registradas da franquia desde os idos dos primeiros Winning Eleven e a Konami mostrou mais uma vez sua excelência neste quesito.

Fox Engine deixou o Girould e o Maracanã mais lindos do que nunca

Lá na época da chegada do trágico PES 2014, a Konami fez uma promessa que pouca gente levou fé, mas ela entregou: o aprimoramento dos gráficos conforme os programadores fossem se acostumando à Fox Engine em um game de futebol. Três jogos depois de sua estreia nos gramados, o resultado são gráficos cada vez mais bonitos. Iluminação, física de chuva e modelos de jogadores cada vez mais bonitos (Girould e De Rossi que o digam). Os torcedores e demais detalhes ainda precisam de polimento, mas, em compensação, os replays estão cinematográficos.

myClub, Master League, Brasileirão e Champions

Particularmente não esquento muito para uma grande variedade de modos de jogo. Sou velho. Pra mim se tiver um time de cada lado já está ótimo. Até porque eu não tenho mais  tempo de outrora, quando passava horas desenvolvendo Castolo, Ospina e cia. Mas entendo que a galera curte modos novos e campeonatos licenciados. Pois, para PES 2017, a Konami apostou na Latinidade. Nada menos do que o Campeonato Brasileiro (Brasileirão), o Campeonato Argentino (Primera División de Argentina) e o Campeonato Chileno foram 100% licenciados para o game. Infelizmente a cereja dese bolo, a Copa Libertadores, não está no jogo. Porém, é um baita sinal de que ele está de olho no nosso mercado e se esforçando para agradar ao público “daqui de baixo”. Confesso que, mesmo sem meu Vascão, me divirto muito jogando o Campeonato Brasileiro com nosso co-irmão Parmeras Palmeiras.

Uma sacada genial da Konami foi fortalacer a figura dos jogadores lendários no modo myClub. O feito foi tamanho que eu, que nunca jogo esses modos, fiquei pilhado em ter no meu time de PES 2017 Roberto Carlos, Figo, Roberto Bagio etc. Calhou que eu ganhei o Figo e foi uma baita reforço para meu combalido Vasco. Em PES 2017 a expectativa é ainda maior, pois teremos Ronaldo, Ronaldinho, Rivaldo e uma penca de estrelas que ainda chegarão no jogo.

Modo online

Ciente de que os tempos mudaram e jogar online não é mais um diferencial, mas sim algo trivial, a Konami deu uma boa atenção ao modo online e o resultado foi uma melhoria significativa nas conexões. Ainda não é um serviço excelente, mas é um bom começo. Sinceramente não sei qual seria a solução: uns dizem que servidores dedicados resolveriam. A Konami se defende dizendo que não é preciso. O fato é que a jogabilidade sofre uma leve mudança quando se joga online. Um lag quase românico, mas que certamente não é bem visto em uma época onde tudo acontece online. Em suma: não é ruim e o lag está longe de ser o mesmo visto em PES 2016, mas a Konami ainda tem esse ponto de atenção para melhorar em versões futuras.

Licenças: o calcanhar de aquiles de PES 2017

Aqui é onde Pro Evolution Soccer 2017 acusa o golpe. Por mais que os fãs digam que um option file (arquivos com uniformes, nomes atualizados e até estádios) resolva, a verdade é que a primeira impressão ao jogar o game sem nenhuma edição é de que falta algo. FIFA acostumou “mal” o mercado com licenças completas das principais ligas do mundo e isso faz falta sim. Se a ausência da Premier League já incomodava por se tratar da maior liga de futebol do mundo, a ausência da Liga Espanhola dói. Mesmos os fãs mais ardorosos do Barcelona sentirão falta de seu maior rival licenciado no jogo. A Konami precisa olhar para isso urgentemente e tentar resolver o quanto antes.

Conclusão

PES 2017 é sem sombra de dúvidas o melhor PES já feito. Em termos de gameplay é de longe o melhor jogo de futebol da história. Jogar PES 2017 é jogar futebol real. Divertido, tenso, cheio de reviravoltas e de jogadas expetaculares. A Konami fez uma obra prima dentro das quatro linhas, mas deixou a desejar fora dela. Modos de jogos que estão ficando batidos, um online aceitável, porém a perda de licenças importantes (Liga Inglesa, Espanhola e Libertadores, só para ficar nas principais) certamente afeta a excelente impressão do jogo.

Apesar dessas ausências, PES 2017 faz MUITO bonito no que realmente interessa e isso é motivo suficiente para dar um voto de confiança à Konami e experimentar a versão final de Pro Evolution Soccer 2017.

{{

game = [Pro Evolution Soccer 2017]

game = [PES]

info = [Lançamento: 13/09/2016]

info = [Produtora: (Konami)]

info = [Distribuidora: Konami]

plataformas = [Xbox One, Xbox 360, PS4, PS3 e PC]

nota = [4/5]

decisão = [Compra obrigatória para fãs de futebol]

texto = [Gameplay impecável]

texto = [Merece uma chance de todos que adoram futebol]

positivo = [Melhor PES da história]

positivo = [Gráficos incríveis]

positivo = [Campeonato Brasileiro 100%]

negativo = [Ausência de licenças importantes]

negativo = [Online precisa melhorar]

negativo = [Faltam modos de jogos inovadores]

}}

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo