ANÁLISESNOTICIASPLAYSTATIONPSP VITAREVIEWS

Análise: Nostalgia em Superdimension Neptune VS Sega Hard Girls

Existem inúmeras coisas nostálgicas e entre elas você encontra a época em que a Sega produzia consoles de grande qualidade que eram dignos de rivalizar contra a sua concorrência. Por mais que a produtora japonesa tenha largado o mercado de hardwares e se focado na produção de games, o espaço que ela deixou nunca chegou a ser preenchido e, devido a isso, inúmeras homenagens sempre ocorrem em relação há esses consoles clássicos. Superdimension Neptune VS Sega Hard Girls é a mais nova homenagem para a dona do Sonic e Hatsune Miku.

CONTEXTUALIZANDO

Os jogos da franquia Neptunia sempre trouxeram várias referencias e homenagens ao mundo dos games. Não é de hoje que a Sega recebe sua atenção, uma vez que a protagonista Neptune juntamente de outras deusas como Nepgear, Plutia e Uzume Tennouboshi já são personificações dos hardwares lançados pela empresa citada. Em Superdimension Neptune VS Sega Hard Girls vemos o confronto das personagens ditas logo acima contra as “Sega Hard Girls” que também são personificação de cada console da Sega. Ou seja, para cada deusa existe uma Hard Girl para rivalizar. Elas devem se enfrentar até a morte para evitar que uma catástrofe ocorra.

Uma pequena observação: Essa história é um spin-off e não influencia em absolutamente nada da história canônica. Aqui vamos ver personagens que já se conhecem, se conhecendo novamente e soltando piadas em relação a esse evento.

Tudo inicia quando Iffy, a protagonista desse spin-off, encontra uma garota caindo do céu e posteriormente encontra uma biblioteca enorme. Após muitas confusões, a garota desperta revelando ser Segami e que está sofrendo de amnésia, porém, sabe que deve impedir o confronto das deusas contra as Hard Girls. Devido a isso as duas personagens partem numa viagem pelo tempo para poder impedir cada batalha e assim salvar o mundo.

Diferente dos outros spin-off da série, esse tem um plot muito bem construído. Até mesmo o humor que é o ponto forte de Neptunia e que é consideravelmente enfraquecido nos jogos não canônicos, mostrou-se poderoso neste game. O destaque vai para o trocadilho “Sega Satã”. As novas personagens são bastante carismáticas e conseguem fazer um belo contraste com as deusas.

Essa temática de viagem temporal acaba sendo bem abordada em relação aos mapas das dugeons. Muitas vezes vamos no mesma área, mas em épocas diferentes e com isso podemos notar certas mudanças que comprovam a diferença de gerações.

UM RPG DE AVENTURA

A maior novidade envolvendo esse game é a característica do gênero de aventura. Em meio aos mapas é possível saltar, correr, arrastar e subir em certos locais. É uma obvia tentativa de passar a sensação de estarmos jogando um adventure. Às vezes parece algo meio desnecessário, mas souberam como aproveitar isso para a busca dos colecionáveis não ser tão monótona. Fora essas adições, o jogo lembra totalmente o sistema apresentado na linha canônica. Até mesmo o sistema de batalha é quase o mesmo, contudo, com algumas diferençais bastante cruciais, onde a principal é: Não temos mais combos.

Neptunia é um RPG que trouxe um sistema divertido de batalha tendo a possibilidade de editar seus combos a bel prazer e fazer várias combinações que pudessem resultar numa poderosa ofensiva no seu turno. Mas Superdimension Neptune VS Sega Hard Girls trás uma nova versão onde temos liberdade para fazer ataque leve, ataque carregado, usar item, skill etc. Contudo, existe uma barra para limitar nossos movimentos. Tudo gasta um tanto X dessa barra e é importante determinar o que será feito para não gastá-la de forma desnecessária, além disso, quando atinge o seu limite automaticamente o turno termina.  Por exemplo: Um golpe carregado faz a barra atingir o limite da barra e pós-utilizado acaba a vez da personagem.

Outra adição é o “FEVER”. É uma porcentagem que quando atinge o 100% aumenta a sua quantidade de turnos, dano e possibilita a utilização dos EXE Drive (os famosos golpes especiais).

A primeira vista tive certo preconceito com essas mudanças do sistema de batalha, porém, foi fácil de me acostumar e ver as inúmeras possibilidades.

Fora isso, também é importante citar sobre o posicionamento (formation) das personagens no campo de batalha. Em meio do jogo você recebe inúmeros novos posicionamentos onde cada um dá bônus como mais força e vitalidade, ou maior mentalidade e SP. Outra adição interessante é as “classes”, algo extremamente clássico em certos RPGs, não? Cada deusa ou Sega Hard Girl possui três classes que aumenta certos status e compõe estrategias diferentes. A Plutia quando está como “healer” se foca em magia de suporte, porém, ao virar “witch” muda o estilo de jogo para algo ofensivo. A medida que você aumenta o level de sua classe, novas habilidades vão sendo liberadas e, mesmo após mudá-la, as habilidades podem ser mantidas. É importante escolher a formação e as classes que melhor se encaixam na sua estrategia.

UMA NEP-ISÃO GERAL DO JOGO

Com a mesma qualidade gráfica e sonora presente nos Rebirth, Superdimension Neptune VS Sega Hard Girls trás uma ótima experiência como um JRPG que chegou como quem queria nada e garantiu boas horas de diversão. Por mais estranho que algumas características se mostrem, nada foi por acaso. Contudo, acaba pecando em deixar o jogador sem uma direção segura, sem mostrar um norte exato. Quando se pega uma quest, você está sujeito a ir a um mapa onde suas personagens não tem a menor chance de derrotar os inimigos mais fracos daquele lugar. Sempre salve o seu progresso, pois será normal acabar morto por causa disso. No inicio parece algo extremamente frustrante devido às poucas opções, contudo, ao chegar no level 30, tudo aparentará mais acessível. Em contra partida, isso não deixa o jogo linear e sua história é adaptável independente da ordem que você pegue as missões. Outra coisa chata é poder pegar apenas uma quest por vez.

Algo que achei interessante é o mais poderoso boss estar acessível desde as primeiras horas de jogo. O Time Eater é uma criatura que se alimenta do tempo e toda vez que falha numa quest ou demora em realizá-la, ele come a missão (wtf) e fica mais forte. Isso lembra a temática de Trillion God of Destruction (um game também lançado pela Idea Factory) onde você deve se preparar para confrontar o vilão. Fique atento! Você morrerá no mínimo umas quatro vezes para ele sem chance alguma de vitória.

Para quem não é um fã assíduo de Neptune, não sentirá falta das personagens que ficaram ausentes nesse título, contudo, para quem é um fã de carteirinha isso é notável a todo instante. Por ser uma homenagem para a Sega, evitaram colocar a presença de Noire, Uni, Vert, Blanc, Ram e Rom por serem as personificações do Playstation, Xbox e Nintendo. Fora o que foi citado como negativo, Superdimension Neptune VS Sega Hard Girls se mostra um ótimo jogo repleto de humor, bom enredo, personagens carismáticas, sistema de batalha bem trabalhado e desafios que te faz ter grandes emoções. Digo e repito: O melhor spin-off da franquia até o momento.

{{

game = [Superdimension Neptune]

game = [VS Sega Hard Girls]

info = [Lançamento: 18/10/2016]

info = [Produtora: IF/Compa/Felistella]

info = [Distribuidora: Idea Factory Internacional]

plataformas = [PSVita]

nota = [4/5]

decisão = [Compra obrigatória para fãs de RPG e Nep]

texto = [Uma divertida homenagem de qualidade]

texto = [para a nossa querida Sega]

positivo = [Enredo bem desenvolvido]

positivo = [Sistema de combate]

positivo = [Personagens carismáticas]

negativo = [Sistema de Quest]

negativo = [Não ter um rumo definido]

negativo = [Ausência da Noire /sadface]

}}

Anderson Mussulino

Publicitário louco por toda a cultura geek. Redator do Última Ficha e apaixonado por jogos que vem da terra do sol nascente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo