NINTENDONOTICIASOriginaisSWITCH

Nintendo Switch: As Principais Dúvidas Sobre o Console

Após o anúncio do Switch, ficaram muitas perguntas no ar. A maioria sem resposta, é claro. Parte do suspense faz parte da estratégia de deixar o nome no imaginário dos consumidores. Aqui fizemos uma compilação das principais dúvidas, a nossa opinião sobre as que não foram respondidas, claro sempre baseadas em evidências e análise de mercado. Caso você não ache aqui a dúvida que te atinge, pergunte nos comentários que atualizaremos a página. Confira:

Vai ter retrocompatibilidade?

Não. A Nintendo confirmou que não vai ter, porém, como temos visto no mercado, provavelmente vamos ter a possibilidade de jogar games antigos através de compra digital no Virtual Console assim como a PSN e a Live. Nada mais natural se analisarmos como anda o mercado de jogos eletrônicos desde o início da atual geração de consoles. Grandes cifras andam rolando pelo mundo por causa de inúmeros remasters e remakes. Ter retrocompatibilidade seria um erro de mercado, infelizmente. Relançar jogos de sucesso dos consoles antecessores tem sido uma maneira de conseguir muito dinheiro hoje em dia.

E os jogos que interagem com duas telas hoje em dia? 

Não, a Nintendo já confirmou ao site Polygon que não será como o WiiU. Porém, como eu disse no ponto anterior, duvido que a Nintendo queira ficar de fora dos lucros dos remakes e remasters, portanto para isso, teremos algum tipo de adaptação caso o jogo em questão use duas telas em sua forma original.

Vai ter giroscópio como no 3DS e no Wii U?

Acho muito pouco provável que um console lançado em 2017 não tenha essa funcionalidade. Giroscópio e rumble são praticamente necessários. Seria um erro grotesco da Nintendo não oferecer isso.

A estação vai prover mais performance?

A Nintendo disse que a estação servirá apenas para passar a imagem para a TV, recarregar o console e jogar sem uso da bateria. Entretanto, a possibilidade do console gerenciar a energia a fim de melhorar a performance existe e, portanto, pode ter um ganho de performance sim.

Qual será a durabilidade da bateria?

Complicado. Rumores dizem apenas 3 horas, porém acho extremamente limitado e seria muito ruim para a Nintendo lançar um console com a proposta on-the-go com apenas três horas de bateria. Acho que vai variar um pouco de acordo com as funcionalidades presentes no console e com quais você escolhe deixar ativada, como padrão nos smartphones e tablets.

Qual será a memoria interna?

Levando em consideração que grande parte dos jogos vendidos hoje em dia é através de compra e venda digital, um espaço de armazenamento limitado seria um problema. Logo, acredito fielmente que a Nintendo não deixará isso de lado, apesar do visual bem fino e pequeno do console.

Aceitará HD externo?

Eu desejo do fundo do meu coração que sim. O PS4 vive sofrendo inúmeras críticas por sua limitação aos HDs externos, então espero que a Nintendo não cometa esse erro.

Qual será o tamanho da tela?

De acordo com fontes confiáveis, a tela do console terá 6,2 polegadas.

Qual será a resolução da imagem?

De acordo com fontes confiáveis, a tela do console terá resolução de 720p. Uma ótima resolução para um aparelho “portátil” e um tamanho de tela bastante agradável, consideravelmente maior do que a do PS Vita.

A tela é touchscreen?

De acordo com fontes confiáveis, a tela do console será touch e com capacidade multitouch.

Vai ter uma caneta Stylus?

Como no portátil? Ainda é um mistério, mas faria sentido.

Vai aceitar os controles do Wii como o Wii U aceitava?

Em nome dos jogadores, deveriam, porém, como houve um relativo destaque ao Pro Controller durante o trailer de exibição, não creio que a Nintendo fará dessa compatibilidade algo real. Além disso, a Nintendo disse algumas vezes que esse console não será sucessor do WiiU, ou seja, uma linha nova de acessórios devem chegar para ele.

Qual será a conexão de multiplayer local como mostrado no trailer?

Wifi, Bluetooth, Infravermelho, Dial-Up, Pombo correio etc. Não sabemos ainda.

Dá pra streamar? E assistir streams?

Levando em consideração os últimos consoles da Nintendo, creio que o Switch continuará com a possbilidade de assistir serviços de stream. Quanto à transmissão, acho muito factível já que o trailer também deixou claro que a Nintendo vai apostar em e-sports. O que seria dos e-sports sem as parcerias de stream tanto dos usuário quanto de grupos profissionais?

Quando exatamente será o lançamento?

Não sabemos ainda, somente que será em Março de 2017.

Qual será o preço?

Como eu mesmo já disse antes, qualquer valor em paridade com Xbox One ou PS4 será arriscadíssimo. Acredito que a Nintendo lance ainda mais barato, haja vista que ela já meio que deu a entender se tratar de um console secundário.

Quais serão as opções de venda?

Aqui talvez seja a questão mais interessante. Não sabemos como o console será vendido, mas como ele é composto e muitas partes, seria bem legal se a Nintendo oferecesse diversas opções de compra. Um bundle completo mais econômico e as partes separadas um pouco mais caro é sempre uma opção viável.

Podemos comprar estações adicionais?

Como dito na pergunta anterior, seria muito legal a possibilidade de comprarmos estações extras e/ou cada parte em separado.

Quais serão os acessórios do console?

Por enquanto o trailer só mostrou o Pro Controller, a estação, os Joy-Cons (controles acoplados à tela) e fone de ouvido, mas acredito que esse console tem um potencial grande de explorar diversos acessórios.

Vai ter trava de região?

Tendo como base o mercado atualmente, seria prudente para a Nintendo ser “region-free”, ou seja, sem travas de região. Alguns rumores apontam que sim, o console será livre para rodar qualquer jogo de qualquer lugar do mundo.

Vai aceitar Amiibos?

Sim. Uma das apostas mais bem sucedidas da Nintendo nos últimos anos continuará tendo um papel de destaque com o Switch. Ainda bem!

Bernardo Cortez

Formado em Relações Internacionais, Bernardo aproveitou o dom de escrever para algo útil. Músico, viajante, cronista e amante de qualquer coisa que seja relacionada a jogos, seu sonho é ser jornalista na área. Tem um carinho especial por jogos que tragam o melhor de todas as formas de arte que os englobam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo