ANÁLISESNOTICIASPCPREVIEWS

Preview: 20XX e a volta da dificuldade frustrante

Lá vamos nós para mais uma aventura pelos jogos do estilo Mega-man! (eu realmente acho que deveria ser esse o nome do estilo, tipo chamar amido de milho de Maizena).

Para os mais novos isso é um pouco mais dificil de ser notado mas, para quem nasceu no início dos anos 90 pra trás, fica claro que o nível de dificuldade dos jogos tem se tornado mais acessível com o passar dos anos. E foi com essa mentalidade que fui jogar 20XX, esperando uma expêriencia mais fácil, mais acessível, de Mega-man. Esse foi meu erro.

20XX claramente se espelha na série Mega-man adicionando fases criadas aleatoriamentes, novos poderes, um modo multiplayer e com morte permanente chora neném. A sua trilha sonora segue a saudosa linha 8 bit e o jogo possui uma paleta de cores fortes e alegres em sua composição visual. Faz você relembrar a sua infância logo de cara!

tumblr_nxgmf7w38H1tliyz4o8_1280

Passando do tutorial, super necessário inclusive, você escolhe sua dificuldade (Fui no normal) e é jogado no primeiro cenário aleatório. O meu foi um ambiente com gelo cheio de pinguins que simplesmente spawnavam (apareciam) no meio do nada e com ataques diferentes a todo momento. Você simplesmente não sabe o que pode aparecer ou o que esperar da fase. Caso você morra, tudo é novamente gerado de uma forma diferente!

E ai foi onde eu me toquei que eu não estava lidando com um jogo com a dificuldade nostálgica de quando eu era mais novo, eu estava lidando com uma forma mais maligna de dificuldade, que comecei a chamar de: Dificuldade psicofoda-se. Onde você junta uma ação frenética com um cenário criado aleatóriamente. Aqui não existe atirar antes do bicho aparecer na tela, gravar os obstaculos na fase da motinha do Battletoads… nããão… aqui é masoquismo puro, minha gente! É terminar a fase com a costeleta do cabelo molhada e olho mais seco que pinico de cego… e o melhor de tudo, pedindo mais!

No final de cada nível, o jogo recompensa o jogador com a opção de escolher entre três power ups –  Eu optei por sempre pegar a próxima melhor arma, porque eu tinha uma idéia de que o jogo ficaria cada vez mais sinistro. E covenhamos, eu provavelmente precisaria de toda a ajuda que pudesse achar. Além disso, o game também conta com habilidades passivas, aquelas que você nao precisa apertar nada pra usar.

Vale lembrar que sua vida não retorna totalmente quando vc passa de fase, ok? Deal with it Lide com isso.

Digamos que o nível que você está jogando simplesmente não rola para você, acontece né? Você pode sair desse jogo, optar por começar um novo save e o game criará um cenário inédito para você. Porém, nesse momento, você terá que lidar com um pouco de provocação por parte da Batterystaple Games (desenvolvedora do jogo) como essa a seguir que, basicamente, pede para você confirmar que é um fraco:

2015-09-15_00001-1024x578

20XX é um jogo que não desaponta e realmente mostra seu potencial e objetivo, te deixar doido da cabeça desafiar antigos players que estavam sentindo falta da adrenalina causada pela dificuldade de jogos desse estilo e apresentar essa experiência aos jogadores mais novos, tanto de idade quanto de tempo como gamer. O jogo já foi adiado algumas vezes, apesar de estar pronto técnicamente e estruturalmente. Alguns modos de jogos diferentes ou quem sabe um modo história seriam bem-vindos à 20XX.

Com os níveis gerados de forma aleatória, cada partida é única e você nunca sabe o que esperar. E vai por mim, não saber o que você está enfrentando pode ser verdadeiramente emocionante. 20XX pode ser o que fãs esperavam como sequência, ao menos espiritual, para Mega-man X.

Apesar de eu não ter tido a chance de testar, o jogo conta com um modo coop offline e online que pode trazer uma experiência ainda melhor e mais interessante.

20XX encontra-se em Early Access (acesso antecipado) na Steam e pode ser adquirido por R$27,99.

 

 

 

Bruno Degering

Gamer há tanto tempo que usa consoles como referência cronológica para lembranças de sua vida. Amante de Mega Man, Resident Evil e Warcraft. Se gaba por ter zerado Battletoads aos 9 anos mas abandonou Bloodborne com 26.

Um Comentário

  1. Caraca acabo de comprar o jogo no steam e voltei aqui pra dizer, no ultimo dia do ano de 2016 pude reviver minha infancia lá em 1989 que foi quando conheci o saudoso megaman do nes no meu h-itop game, voltei aos meus 9 anos com esse joguinho trolador, quero agradecer pela analise por que foi a partir dela que criei vergonha na cara e comprei o jogo, que diga-se de passagem é muito bom, lets play…☺☺

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo