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Mass Effect Andromeda tem cadastro para Beta aberto e novidades

O novo trailer e as novas informações de ontem animaram os fãs de Mass Effect, porém, uma notícia muito melhor veio ao ar recentemente. O jogo terá um beta e o castro já está aberto, basta clicar aqui e se cadastrar (mas se preparem, pois o questionário é longo e em inglês).

Além disso, a revista Game Informer liberou diversas novas informações (fonte):

Contexto

–              Por volta de 2185, no alto do progresso galático, sem conhecimento da eminente invasão dos Reapers (apesar de ser após o Sovereign), diversas espécies se juntam para a “Iniciativa Andrômeda”.

–              4 Arcas, cada uma carregando uma raça distinta, são construídas, hospedando milhares de indivíduos para montar uma rota para Andrômeda.

Mais sobre a Iniciativa Andrômeda:

“Fundada em 2176 e lançada em 2185, a Iniciativa Andrômeda é um projeto civil multi-espécies criado para enviar cientistas, exploradores e colonizadores em uma jornada sem volta para colonizar a Galáxia Andrômeda. Com poderosos financiadores dando o seu suporte, o programa cresceu substancialmente em escopo desde a sua criação. O principal objetivo da Iniciativa é estabelecer uma presença definitiva em Andrômeda, região aparentemente rica em recursos, e eventualmente criar uma rota segura entre ela e a Via Láctea.”

–              Turians estão confirmados no jogo

–              O Aglomerado Estelar de Heleus é notório por ter uma quantidade significativa de “Mundos Dourados” ou planetas adequados ao desenvolvimento da vida

–              Cada arca é liderada por um “Descobridor”

–              O Descobridor, equipes de reconhecimento e outros a bordo estão em sono criogênico, sem conhecimento do que aconteceu na Via Láctea depois de sua partida

–              Você joga como Scott ou Sara Ryder, os filhos de Alec Ryder (o Descobridor da arca da raça humana)

–              Alec Ryder será dublado por Clancy Brown

–              Alguns eventos acontecem no começo do jogo jogam você nesse papel, sem ter sido testado ou preparado antes, ao contrário do Comandante Shepard da trilogia original

–              Isso não significa que Mass Effect é a história de Ryder daqui pra frente, a BioWare quer que o jogo seja uma história completa (enquanto deixa em aberto outras histórias que poderiam acontecer)

–              Mais opções de personalização do que nos jogos anteriores

–              Você pode também personalizar o seu pai e o seu irmão, mas não tanto

–              O “Nexus” é basicamente um posto de comando avançado com membros de várias espécies que chegam primeiro em Andrômeda para abrir o caminho para as Arcas

–              O Hyperion (a arca humana) chega a uma localização incorreta que é volátil e perde contato com as outras arcas e o próprio Nexus

Inspiração

O (bastante melhorado) Mako de Mass Effect 1, as missões de lealdade de Mass Effect 2 e o Multiplayer de Mass Effect 3.

Combate

–              Cooldowns gerais agora são substituídos por timers individuais

–              Poderes agora estarão mapeados para uso rápido, não mais precisando pausar para abrir uma roda e mirar (você ainda pode pausar o combate, mas não é assim que a BioWare pensou o combate)

–              Sistema dinâmico de cobertura (semelhante a The Last of Us)

–              Ainda é um shooter baseado em cobertura com o objetivo de ter o jogador se movendo mais pelo campo de batalha

–              O jetpack permite uma variedade maior de movimento, você pode dar dashes mais rápidos ao invés de rolar

–              O jetpack tem uma função de planar que te permite acertar inimigos buscando cobertura ou analisar os seus arredores

–              Menos ênfase em ambientes lineares e claramente telegrafados de onde o combate está vindo (apesar de ainda existirem áreas lineares no jogo)

–              A experiência da Game Informer de testar o jogo foi positiva, com a impressão do combate do jogo ter uma identidade melhor definida do que nos títulos anteriores

–              Você ainda pode sequenciar ataques, combos, dar ordens aos membros do esquadrão, etc.

–              Todos os elementos-chave ainda estão intactos, mas a BioWare quer encorajar mais experimentação e uma maior variedade de habilidades

–              O sistema de classes não existe mais; ao invés disso, você tem total acesso as habilidades de todas as classes e pode combinar as habilidades de tech, soldier ou biotics

–              O objetivo é permitir que os jogadores tentem diferentes abordagens para o combate sem te deixar preso desde o início

–              Entretanto, você ainda pode se especializar uma vez que invista pontos suficientes em uma categoria de habilidades, você pode liberar um perfil que te dá bônus para um determinado estilo de jogo

–              É aqui que nomes de classe como “Vanguard” (invista em combate e biotics) e “Adept” (invista apenas em biotics) reaparecem

–              Invista em várias categorias e você libera o perfil “Explorer”

–              Há uma razão narrativa para te permitir reconfigurar os seus pontos ao longo do jogo para que você possa testar diferentes abordagens sem precisar fazer vários personagens

–              Você pode personalizar o seu capacete, tronco, ombros, braços e pernas, mais opções do que na trilogia anterior

–              Várias armas familiares retornam, assim como novas opções melee como espadas e martelos

Inimigos/Ambientes/Crafting

–              Os ‘Kett’ são os principais inimigos

–              A equipe quer que os jogadores experienciem o primeiro encontro com uma raça alienígena versus as já conhecidas nos jogos anteriores

–              Ao invés de os construir como inimigos mortais, a BioWare quis fazê-los causar um mal estar sem serem feios, pois querem que o jogador tenha uma empatia por eles

–              Ao invés de terem “fatias lineares” de planetas para você pousar, você explora esses planetas da sua superfície ao interior

–              Caminhos críticos, planetas opcionais, hubs principais e missões de lealdade retornam

–              Seu veículo terrestre é chamado de “Nomad” e o time teve o suporte especial da equipe responsável por ‘Need For Speed’ para desenvolver os controles

–              O Nomad não é duro e travado como o Mako. Ele é bem rápido, mas a aceleração e manobragem é bem melhor

–              O Nomad não tem armas, mas você pode customizar coisas como a velocidade e aparência

–              A BioWare não quis repetir coisas como os módulos de mineração e vários postos avançados iguais espalhados pelos planetas

–              Pontos de Interesse nos planetas incluem combate, puzzles, pedaços de narrativa, etc

–              Um planeta, chamado ‘Elaaden’, é marcado como uma possível zona de habitação, entretanto a superfície é perigosa (não existe água e é extremamente quente); você pode ser levado a essa direção de diversas maneiras, por exemplo, um Krogan pode pedir para que o Explorador encontre uma nave colônia perdida ou você pode só escolher aterrissar no planeta você mesmo e ver o que encontra

–              Nos planetas, uma das suas prioridades é procurar por áreas para a sua tripulação enviar “estações avançadas” que vão estabelecendo uma base para você

–              Essas estações permitem mudar o equipamento, viagem rápida, etc

–              Planetas podem ter vários perigos que podem te matar como poços de ácido, destroços pegando fogo, clima etc.

–              A maioria dos planetas tem pelo menos uma grande base inimiga

–              Planetas podem ter áreas, encontros e “super chefes” que são muito difíceis para o jogador à primeira vista, encorajando o jogador a retornar depois

–              Já que Andrômeda é uma nova galáxia, Ryder pode ativamente escanear e descobrir coisas nos ambientes; isso é enviado para análise e pode destravar novas tecnologias para o jogador

–              Escanear e descobrir essas coisas também permite obter os planos para criar armas e armaduras para si mesmo

–              Você pode criar uma vasta gama de itens, não só tipos de munição e modificações para as armas, mas também itens que não existiam na Via Láctea (graças a nova tecnologia alienígena)

–              Algumas missões e plots vão se desenrolar em múltiplos planetas

Membros da Equipe

–              Peebee (apelido): Asari membro do esquadrão visto nos trailers anteriores. Passou a viajar sozinha após chegar ao Nexus e é descrita como tendo uma “personalidade efervescente”. Ela é inteligente e não se preocupa com as normas sociais e “amenidades”

–              Liam: Chegou junto com o Descobridor, antigo oficial de polícia e descrito como tendo uma “atitude leve”, trazendo leveza as situações

A Tempest (Sua Nave)

–              Importante para lembrar da Normandy, que era uma das coisas favoritas dos fãs

–              Não teremos telas de loading enquanto você se move pela nave

–              O mapa da galáxia retorna, mas ao invés de pilotar uma mini-nave no mapa, é mais imersivo, você seleciona um planeta, o jogo te dá uma sensação de viajar até aquele planeta e quando você se afasta, está imediatamente no seu destino

–              Você não pilota a nave manualmente, mas é uma experiência imperceptível de escolher um planeta, descer para o compartimento de carga, entrar no Nomad e descer no planeta. Há uma sequência de aterrissagem e você sai da nave. Não há mais telas de loading e você aparecendo instantaneamente na superfície do planeta

Relacionamentos/Personagens

–              Existem mais relacionamentos no jogo do que em qualquer outro game da BioWare (como eles apontam, os fãs colocam muita ênfase nos romances nos jogos)

–              O membro do esquadrão com menos linhas em Andrômeda tem mais linhas do que o membro com mais linhas em Mass Effect 3

–              Por complicações no procedimento de despertar, seu irmão não vai se juntar à você em combate, mas você pode interagir com ele e construir um relacionamento

–              A maioria dessas relações é opcional e descobrir mais sobre a família Ryder é parte do enredo do jogo

–              A BioWare está confiante que os detalhes dessa história é o que a diferencia da tradicional “Jornada do Herói”

–              As Missões de Lealdade retornam, mas elas não são fundamentais para o final do jogo; você pode completá-las depois de terminar a história principal, por exemplo

–              Ênfase no fato de que os relacionamentos não só culminam em uma cena de sexo, mas que alguns personagens podem só se interessar nisso, enquanto outros estão interessados em relacionamentos sérios e outros simplesmente não tem interesse nenhum. A BioWare quis ter mais momentos como “atirar em garrafas com o Garrus” no jogo

Multiplayer

–              Uma versão mais evoluída e refinada de Mass Effect 3

–              Economia baseada em cartas onde você pode ganhar XP e créditos

–              Existem microtransações, mas não é necessário dinheiro real, você pode liberar tudo através do jogo

–              Você ainda escolhe o mapa e os inimigos como antes, mas você também pode ativar modificadores que te dão energia reduzida (para recompensas melhores) ou mais dano (menos recompensas)

–              A Bioware também planeja liberar missões personalizadas com modificadores únicos que os jogadores não poderão alterar

–              Essas missões customizadas te dão uma terceira moeda, “mission funds” que te permitem comprar diretamente itens e armas ao invés de ficar à mercê dos packs de cartas aleatórias; entretanto esses itens só ficarão disponíveis por tempo limitado na loja e podem mudar constantemente

–              No Multiplayer, você jogará como a “Apex Force”, uma milícia de ataque do Nexus

–              Inimigos diferentes requerem táticas diferentes (alguns usam muito escudo, outras usam muito biotics, etc)

–              Jogar o multiplayer vai trazer vantagens para o singleplayer, mas não afetará o final do jogo

–              Uma nova mecânica de “Prestígios” foi adicionada: Com diferentes tipos de personagens, você obtém experiência normal e experiência de prestígios. A experiência de prestígio vai para todos os personagens daquele “tipo”, por exemplo, personagens tank: ganhar prestígio suficiente pode te dar mais energia para todos os tanks etc.

Escolhas

–              Não há mais um sistema de Paragon/Renegade

–              Eles querem mais nuance e sutileza e dar ao jogador mais oportunidades para se expressarem

–              Você pode concordar ou discordar de alguém sem ser punido ou ser coagido a uma escolha Paragon ou Renegade

–              Tons das opções de diálogo: coração, cabeça, profissional e casual

–              Isso não te afeta ou altera um medidor para um lado ou outro, ao contrário, te dão liberdade sem se preocupar com as consequências não-previstas

–              “Ações narrativas” (anteriormente eram interrupções) retornam, mas ao invés de dar um “vermelho = escolha ruim” ou “azul = escolha boa”, ele pode dizer “atirar”, deixando uma maior ambiguidade para a escolha

–              As decisões não são obviamente “certas” ou “erradas”, existem vantagens e desvantagens para cada e você terá que jogar o jogo como bem desejar

O Futuro

–              Mass Effect: Andromeda deixa a porta aberta para mais jogos

–              New Game+ permitirá mudar o gênero do personagem se assim desejar

–              A BioWare não está se manifestando sobre múltiplos finais: “é uma surpresa”, “é diferente da trilogia”

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

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