3DSCOBERTURASCOLUNASMOBILENINTENDONOTICIASOriginaisPCPLAYSTATIONPS4PSP VITASWITCHXBOXXBOX 360XBOX ONE

A Nintendo sabotou o prêmio de ‘Melhor criação de fã’ do TGA2016 (Opinião)

No meio de tantos anúncios divertidos e novas revelações de jogos esperados, como Mass Effect Andromeda e The Legend of Zelda, muitas pessoas, inclusive nós mesmos, não se deram conta de que o prêmio de ‘Melhor Criação de Fã’ simplesmente desapareceu e até agora ninguém falou nele. Além dos outros vacilos por parte da organização, como “dar” prêmio de forma fast food, sem qualquer explicação, comentário ou importância, ainda deixaram de lado este troféu. Por quê?

Devido aos processos encabeçados pela Nintendo contra fãs que recriaram Metroid e Pokémon Uranium, eu realmente achei estranho ver os dois como concorrentes na categoria. Seus desenvolvedores foram obrigados pela justiça a removerem os jogos da internet com o risco de um belo problema nas costas. Ou seja, só esses dois exemplos em si servem para mostrar o quanto essa categoria já era polêmica antes mesmo da noite de “gala”.

Alguns dias antes o site oficial da premiação SIMPLESMENTE REMOVEU tanto A2MR (Metroid) quanto Pokémon Uranium da lista. A categoria que antes contava com quatro candidatos, agora mostra apenas dois, como se fosse assim desde o começo! A Big N certamente acionou o The Game Awards juridicamente ameaçando caso a premiação fosse para frente e um dos dois games (A2MR ou Pokémon) ganhasse. Não bastou a Nintendo acabar com anos de trabalho dos fãs, ainda sabotaram a chance que eles tiveram de ter uma mínima relevância pelo esforço.

Espero que isso não abra procedente para problemas parecidos em premiações futuras. Para os que se lembram quando a Nintendo tinha representação no Brasil: “É Nintendo ou Nada” mesmo né? Francamente!!!!

Melhor Criação de Fã

Bernardo Cortez

Formado em Relações Internacionais, Bernardo aproveitou o dom de escrever para algo útil. Músico, viajante, cronista e amante de qualquer coisa que seja relacionada a jogos, seu sonho é ser jornalista na área. Tem um carinho especial por jogos que tragam o melhor de todas as formas de arte que os englobam.

6 Comentários

  1. Esse Assunto é meio complicado, porque por exemplo se um desses jogos chega em pessoas desavisadas e acharem que foi a Nintendo que está fazendo, ou usar de modo Pejorativo algum personagem, o direito de propriedade da Marca serve pra isso mesmo, a Nintendo é o “Criador” , no caso os personagens levam sua Marca, “fazem parte de você” por assim dizer, então se alguém deturpa a sua criação acho no direito dela ir contra, Apesar de que seria legal ela apoiar essas iniciativas e regular elas e tal, Abraços

  2. É por isso que, sempre quando eu tiver a oportunidade, vou desencorajar qualquer um a comprar qualquer produto que seja da Nintendo…

    1. Não esqueça de desencorajar as pessoas com relação a produtos da Capcom, Square, Konami, etc. Pois todas já fizeram isso com projetos de fãs.

  3. (OBS:minha opinião, não quer dizer que eu esteja certo! tenho que falar isso por hoje não se pode ter opinião contraria a maioria na internet kkk) Nada mais justo, a Nintendo é dona da franquia, esse cara ta é se aproveitando de propaganda gratuita para mostrar o trabalho dele e a Nintendo não ganha nada com isso já que muitas pessoas vão deixar de compra um jogo no console dela para jogar esses fan-games que são “free”, a Nintendo não precisa de propaganda principalmente se tratando de zelda e pokemon.

  4. Outras empresas fazem a mesma coisa. Já esqueceram o que a Konami fez com o projeto de remake de MGS feito por fãs??? Mas a mídia só faz alarde para a Nintendo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo