NOTICIASPCPLAYSTATIONPS4XBOXXBOX ONE

Influências da cultura Pop em Resident Evil 7

Resident Evil 7 mal chegou e já está em nossos corações. Ele angariou diversas análises positivas no mercado, incluindo a nossa que demos a nota máxima. Muitos ficaram interessados nas cenas de terror e ambientação que é o grande destaque do jogo. Mas em certos momentos nos perguntamos: já não vi isso em algum lugar antes?

A resposta é sim. Além de Resident Evil 7 ter inspiração em jogos como Outlast, SOMA, Alien Isolation e outros, ele também bebe da cultura pop de filmes de terror, muitos deles, os amados filmes B. Abaixo vamos analisar as referencias que pegamos ao longo do jogo e que descobrimos ao pesquisar na Internet. E antes de mais nada, SPOILER ALERT. Não daremos nenhum spoiler que vá acabar com a experiencia do jogo, mas você certamente irá conhecer mais do estilo de certos ambientes e pessoas. Isso pode ou não ser um spoiler para você, então foi avisado…

Massacre da serra elétrica

Todos certamente já viram a cena do início do jogo onde Ethan se encontra a mesa com a família Baker para um jantar nada agradável. Jack, sempre estressado, se irrita com seu filho Lucas e corta seu braço bem na mesa durante a refeição. Isso nos remete diretamente ao filme O massacre da serra elétrica onde o homem da serra elétrica corta o dedo de Sally.

tumblr_mhh2g3SmxJ1s4ow77o1_500

Michael Myers de Halloween e Jason Voorhees de Sexta-Feira 13

Ao andar pela casa nós somos perseguidos pelo implacável Jack. Parecendo um tanque ele te persegue pela casa sem se apressar e destrói tudo o que vê pela frente. Não importa se é uma mesa, porta ou parede, Jack irá andar como se fosse um tanque de guerra. E como se não bastasse, você irá atirar diversas vezes e, com sorte, irá atordoa-lo. Seu poder de regeneração é invejável e você terá que correr do seu caçador para sobreviver.

E quem tem essas mesmas características? Michael Myers e Jason Voorhees. Jack Baker é uma mistura em forma de BOW desses ícones da indústria de terror onde ele compartilha a resistência, força e frieza desses assassinos.

1e448d1f917149a84fc1d979a34cc9e9 tumblr_o1xf29KVQK1rp0vkjo1_500

O Exorcista

O que seria de qualquer referência a terror se não citássemos o clássico exorcista? Sendo possuída por um demônio, a protagonista gira a cabeça, vomita espontaneamente e tem uma elasticidade acima do normal. Ela inclusive anda de uma forma que se assemelha a uma aranha.

Quem recebeu influencia foi Exorcista foi a Marguerite Baker. Ao lutar em certo momento com ela, ela irá fazer uso dessa flexibilidade e andará como uma aranha e subirá pelas paredes. Pelo menos ela não cospe em você, né?

fdaa1b4ebc3441bf2cf6dccd1c055767

Jogos mortais

Até hoje me lembro como o primeiro filme da franquia foi algo maravilhoso. Pessoas presas dentro de um ambiente, controlados por um “mestre” são colocadas a prova resolvendo enigmas asquerosos e extremamente mortais. E isso tudo para sair com vida deste ambiente.

Quem também concorda comigo é Lucas Baker, que tem uma clara demência e um amor inexplicável por jogos macabros. Ele te submeterá aos jogos mais mortais dentro da propriedade dos Bakers que envolvem muitas armadilhas, raciocínio lógico e muito mais.

giphy

Samara de o Chamado

Quem já viu O Chamado, sabe que a Samara é uma menina sinistra de cabelos pretos que irá aparecer e desaparecer sem mais nem menos e irá lhe dar diversos sustos.

Quem foi inspirado nela foi uma certa garota que é mencionada diversas vezes ao longo do jogo. A pequena Evelyn começa a aparecer um pouco antes da metade de Resident Evil 7 e lhe dará MUITO medo. Mas, não se preocupe. Ela não sairá de nenhuma TV.

tumblr_mcy4ffJiow1qbk14wo1_500

Evil Dead

O filme da década de 80 dirigido por Sam Raimi é uma GRANDE inspiração para o jogo como um todo. O resumo do filme na Wikipedia diz o seguinte:

O filme foca em cinco colegas estudantes que vão de férias para uma cabana isolada numa floresta remota. Depois de encontrarem uma fita cassete que liberta uma legião de demônios e espíritos, alguns membros do grupo começam a sofrer de possessão demoníaca o que leva consequentemente a um caos sangrento.

Soou parecido com algo que já tenha visto? SIM! Temos fita cassete no jogo, temos uma floresta remota, temos “demônios” no jogo e sim, temos “possessão demoníaca”. Certos personagens são instáveis e em certo momento são uns anjos, mas em outros momentos…

Inclusive existe uma luta específica que é composta somente por motosserras! E para fechar, quer uma coincidência? Uma das atrizes se chamava Betsy BAKER.

evildead8

Música tema do jogo

Muitos, eu inclusive, foram imediatamente pegos pela música tema de Resident Evil 7 que tem uma letra bem pesada. Go Tell Aunt Rhody é usada tanto na abertura do jogo como em seus trailers

Porém, os que muitos não sabem, é que ela é uma regravação de uma música folclórica (estilo Folk) da região da Louisiana (mesma região do jogo), de 1956. Interessante como eles investigaram e modificaram levemente a música que remete ao folclore da mesma região em que se passa o jogo.

Relógio Pebble

Esse fato não chega a ser uma referencia Pop, mas é uma curiosidade interessante. Ethan ao longo do jogo irá checar seu smartwatch que muitos podem ter reparado que ele se assemelhava muito ao Peeble.

Para quem não sabe, o Pebble foi o primeiro caso de sucesso de um Smartwatch. Nele você tinha muitas funcionalidades, integração com Android e iOS, aplicativos como Uber e ESPN e muito mais. Além disso ele foi concebido através de uma campanha de Kickstarter em 2012 acumulando 10.3 milhões de dólares. Em Dezembro de 2016, a companhia foi oficialmente fechada.

O fato é que ele realmente é um Pebble! Para os que tem a versão física, é possível ver a marca da empresa na parte de trás da capa. Para os que tem somente a versão digital, eles são creditados no final do jogo.

peeble

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo