ANÁLISESMOBILENOTICIASPCPLAYSTATIONPS4REVIEWSSem categoriaXBOXXBOX ONE

Análise: Batman: The Telltale Series – Episódio cinco: Cidade de Luz

Na análise do quinto episódio da franquia faremos uma análise sem spoilers e o balanço final da primeira temporada. Para uma análise sem spoilers, confira nosso review da primeira parte. As análises da segundaterceira e quarta partes possuem spoilers.

Vamos começar essa análise deixando claro que o último episódio da primeira temporada de Batman é substancialmente melhor do que os dois anteriores. A começar pela ausência de consequências significativas para suas ações que, em minha opinião, prejudicou muito mais a Batman do que a qualquer outra série da Telltale. A maneira como a desenvolvedora lidou com isso no episódio derradeiro é inerente a qualquer final: não pode haver consequências que o extrapolem pois não há continuação. O único ponto verdadeiramente alto do último episódio foi a ordem como escolhemos lidar com um dos muitos vilões do jogo. A depender de quem você escolheu enfrentar anteriormente o início do episódio será diferente, com Batman enfrentando o malfeitor restante.

batman telltale

Neste quinto episódio também encerram-se vários arcos diferentes: com Bruce e Alfred, Batman e Mulher Gato e a da Senhora Arkham, cujo final deixa um pouco a desejar pela pouca interatividade e possibilidades de mudar seu destino – o que parece ser a sina de toda esta temporada de Batman. Ao menos durante o confronto final, podemos fazer uma escolha crucial que promete mudar os acontecimentos de uma possível segunda temporada, mas, como isso foi prometido pelo jogo muitas vezes durante estes episódios originais e não resultou em nada, é difícil não se manter cético com relação ao futuro da franquia.

Batman Telltale lembra um pouco Homem Aranha 3 de Sam Raimi, que pecou (entre outras coisas) no excesso de vilões e à pouca atenção dada a todos. Não acho que o grande defeito da primeira temporada resida neste fato, pois Pinguim, Harvey Dent e Senhora Arkham foram bem desenvolvidos e suas origens bem explicadas ao longo dos episódios. A excelente dublagem de todos (com destaque para Troy Baker como Bruce Wayne e Laura Bailey como Selina Kyle), que já se tornou uma característica da Telltale, ajudou a vender melhor essa releitura do Batman. Mas nem todo este talento do time de atores ou dos veteranos desenvolvedores puderam salvar este jogo da mediocridade.

batman telltale

A trama foi, em sua maior parte, muito previsível. A maior surpresa, relacionada à família Wayne, já é revelada no primeiro episódio e resolve-se cedo demais (pois por um bom tempo é a motivação de Bruce ao longo da trama) e o roteiro é deixado à mercê da ação da vilã Senhora Arkham para prosseguir, cujo mistério não é tão interessante assim. Some-se a isso os erros técnicos de performance e legenda – neste último capítulo, o jogo engasgou tanto durante uma das primeiras cenas que cheguei a achar que o videogame havia travado, enquanto em outro momento ele de fato travou no mesmo lugar repetidas vezes. A Telltale traz consigo a mesma engine da geração passada que prova, aqui em Batman, que precisa de um tratamento completo ou uma substituição.

Ao final dos cinco episódios da primeira temporada, Batman nos deixa com um excelente último episódio que, infelizmente, não consegue apagar o gosto ruim deixado pelos três últimos episódios. O início morno que normalmente antecipa um meio de temporada mais animado nas séries da Telltale não vingou e a temporada inteira sofreu com isso.

Infelizmente, dentre todos os jogos da Telltale que joguei (ainda me falta experimentar Tales from the Borderlands e Game of Thrones), Batman é o mais fraco. Pouco surpreende e muito irrita, o que é o contrário do que é esperado de um jogo de desenvolvedores de um clássico como The Walking Dead Season 1. Mais sorte na próxima vez, ou na próxima temporada.

{{

game = [Batman: The Telltale Series]

game = [Primeira Temporada]

info = [Lançamento: 02/08/2016]

info = [Produtora: Telltale Games]

info = [Distribuidora: Warner Bros.]

plataformas = [PC, OS X, PS3, PS4, 360, Xbox One, Android e iOS]

nota = [2/5]

decisão = [Um jogo fraco do morcegão]

texto = [Esperamos que a segunda temporada]

texto = [seja melhor que esta]

positivo = [Personagens bem construídos]

positivo = [Dublagem]

negativo = [Trama previsível]

negativo = [Motor gráfico datado]

negativo = [Desempenho ruim]

}}

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo