ANÁLISESNOTICIASPCREVIEWSXBOXXBOX ONE

Análise: Halo Wars 2 traz o RTS de volta ao foco

O Halo Wars original foi lançado em 2009 e trouxe para os consoles, o que foi chamado por muitos, de o melhor jogo de RTS já feito para um vídeo game. 8 anos após seu lançamento, finalmente temos a sequencia deste amado jogo para Xbox One e PC (Windows 10).

Confiram abaixo nossas impressões de como o RTS (estratégia em tempo real) sobreviveu aos tempos e ainda apresenta muita diversão.

2918707-halo-wars-2-teaser-still-strategic-withdrawal

A Spirit of Fire acorda

Depois de 28 anos dos eventos do primeiro Halo Wars, e pouco tempo após os eventos de Halo 5: Guardians, a tripulação da nave Spirit of Fire, outrora dado como desaparecida, acorda em cima de uma Ark (arca) e recebe um sinal da UNSC. Ao ir investigar, eles descobrem seu mais novo inimigo, os Banidos (uma espécie de possíveis substitutos dos Covenants) e seu líder Atriox.

Ao fugir desse primeiro encontro devastador, os espartanos Alice, Jerome e Douglas são forçados a se retirar do campo de batalha juntamente com Isabel, a IA que eles recolheram das instalações visitadas. Agora cabe a eles e ao capitão James Cutter encarar esse novo inimigo que ameaça a coexistência do Universo. Seu poder é tão grande que até os Elites foram subjugados por eles.

Durante essa aventura, vale mencionar a altíssima qualidade das custcenes. Elas são muito bem trabalhadas e bem dubladas e não devem nada ao título principal da série. E falando de gráficos, o jogo em si é bem interessante e pude reparar que todas as unidades e construções são bem animadas e no meio de um combate, existem muitas explosões e fumaça. O que me decepcionou um pouco foi a falta de qualidade na textura dos seus comandados e de algumas partes do cenário.

Nada que prejudique a experiencia ou que agrida os olhos, mas particularmente esperava um pouco mais nesse aspecto. Até pelo fato de ter outros elementos muito bonitos e eles ficam um tanto deslocados.

Vale também citar que a missão principal também pode ser feita de forma cooperativa (online). Infelizmente não tive como testar esse modo.

halo wars2

Um RTS para console

Para quem joga esse estilo de jogo, sabe que o mouse e teclado jamais será substituído, porém, tenho que enaltecer o que fizeram nos comandos de Halo Wars 2 para o controle. O controle do Xbox One está com diversos atalhos e comandos para que você possa facilmente controlar suas unidades e rodar entre suas tropas e bases. Existe basicamente um atalho para tudo.

Você tem como escolher todas as tropas na tela, pode fazer até 4 grupos e armazenar eles em um atalho específico, pode selecionar todas as tropas e escolher dentre elas a classe desejada, pode escolher só um tipo de unidade, pode rodar dentre todas suas bases, unidades e até pontos de combate. Como podem ver, é um controle complexo, mas que se acostuma com certa facilidade. A única critica vai para a seleção manual, pois é bem confuso escolher algumas unidades específicas no meio de muitos personagens.

E esses comandos servem para jogarmos o jogo, certo? A campanha principal é composta de 12 fases onde uma é diferente da outra e sempre tem uma ambientação e/ou tipo de missão diferenciada. Diferente dos clássicos da década de 90 que muitas missões eram para aniquilar seus inimigos, em Halo Wars 2 você deverá guiar suas unidades e heróis para tarefas e pontos de domínio específicos ao longo das missões. É sempre interessante como a cada nova fase, o jogo lhe apresenta um modo diferente ou uma nova estrutura quebrando bastante a repetitividade e fazendo o jogador pensar em novas estratégias.

Por fim, posso citar a roda de habilidades. Como o próprio jogo menciona, essas habilidades podem mudar o curso de uma batalha. É possível recuperar a vida das suas unidades ou construções, fazer um ataque de misseis, colocar minas no campo e muito mais. É um belo diferencial que lhe ajudará por diversas vezes.

halo-wars-2-blitz-mode-review

Multiplayer

Além da campanha que dura cerca de 6 a 7 horas, ou menos se você for um ninja, existem divertidos modos multiplayer que darão uma bela sobrevida ao jogo.

PVP clássico: Neste modo clássico, você deverá matar todos os inimigos e suas bases. Pode ser todos contra todos ou então trabalharem como times.

Fortaleza: Neste modo você recebe fundos ilimitados e seu objetivo, junto com seu time, é de controlar o maior número de fortalezas (bases) no cenário quando o tempo acabar. Pelo fato de ter dinheiro ilimitado, este é o modo mais dinâmico e imprevisível de todos. Pode ser que o time perdedor venha com uma força grande no último minuto e vire o placar.

Dominação: Este modo é um conhecido para os jogadores de FPS. Existirão 3 pontos a serem capturados (A, B e C) e quanto mais pontos de dominação forem capturados, mais pontos você ganhará. E ao chegar a pontuação necessária, você vence a partida. Claro que é possível obliterar seus inimigos ao invés de focar nas zonas de dominação.

Blitz: Esse é o grande novo modo de Halo Wars 2. Ele acaba sendo uma variação do modo dominação. Você terá que dominar pelo menos 2 pontos no mapa e suas unidades serão “invocadas” no campo de batalha através da sua mão. Ao invés de ter a clássica base, você montará seu deck de cartas onde cada uma será ou uma habilidade ou uma unidade de sua escolha. Porém, tem que ficar atento ao custo de cada uma, pois não é rápido juntar muita energia para cartas muito caras. É sempre interessante ter um deck balanceado. O ponto negativo deste modo, é que você depende da sorte ao pegar as melhores cartas. Eu já me encontrei em situações confortáveis com uma boa mão e em outros casos somente com cartas que eram ineficientes para aquele momento. Vale lembrar que este modo também possui microtransações e quem quiser investir dinheiro no baralho, sempre terá a vantagem. Existe também uma opção de Blitz single player/Co-op onde você deverá resistir a infinitas hordas de inimigos.

Em geral o multiplayer e seus modos me agradaram muito, pois são bem dinâmicos e com muitas possibilidades. O tempo de conexão e achar partidas foi bem aceitável e muitas vezes mais rápido do que o loading do mapa do jogo.

halo-wars-2-missiles

Conclusão

Em tempos que o FPS é o gênero dominante, é sempre bom ver títulos tão competentes como Halo Wars 2 entrando no mercado. Ele faz uma transcrição muito boa do sistema de controle mouse+teclado para o controle, dando muita agilidade na hora de enviar suas tropas ao combate. A história é bem interessante, em especial para os fãs da franquia, onde o grande destaque vai para as belíssimas cutscenes em CGI. Já o visual do jogo é aceitável, mas poderia ter sido um pouco melhor trabalhado.

O que poderá acabar frustrando um pouco o jogador, serão pequenos problemas técnicos como quedas de FPS e loading muito demorado. Mas no geral, vale muito a pena adquirir Halo Wars 2 tanto por sua história como seus divertidos modos de multiplayer.

{{

game = [Halo Wars 2]

game = []

info = [Lançamento: 21/02/2017]

info = [Produtora: 343 Industries e Creative Assembly]

info = [Distribuidora: Microsoft Studios]

plataformas = [Xbox One e PC Windows 10]

nota = [4/5]

decisão = [Compra certa para fãs de RTS]

texto = [É sempre gratificante ver um novo título]

texto = [de RTS no mercado que se destaca]

positivo = [Ótimos controles]

positivo = [Boa campanha]

positivo = [Modos Multiplayer]

negativo = [Pequenos problemas técnicos]

negativo = [Loading demorado]

}}

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo