NINTENDONOTICIASSWITCH

Rumble HD do Nintendo Switch ajuda marido cego e esposa a jogarem juntos


Jogar videogames como um casal já é algo difícil de acontecer (e muito glorioso quando acontece de fato), mas achar algo para jogar que conecte uma pessoa cega a um jogo é um conceito admirável. 1-2 Switch, um dos jogos de lançamento do Nintendo Switch alcançou um novo nível nesse sentido, juntando um marido cego e sua esposa com algo que eles podem jogar juntos.

Aos 23 anos, Rich Maroney foi diagnosticado com Retinopatia Diabética como resultado de uma Diabetes tipo 1. Ele e sua esposa, Mandi Bundren, se divertem em filmes, concertos, e trilhas na natureza sem nenhum problema. Para jogar, entretanto, o problema é maior. “Não podemos jogar videogames juntos a não ser que tenhamos algo como 1-2 Switch, que usa sensores HD multisensoriais”, diz Mandi.

Rich adora jogos de luta, mas sua esposa não se interessa muito por eles com exceção do Wii Play e Wii Sports, jogos de muitos anos atrás. Os títulos que conseguem aproximar os dois são muito escassos. Felizmente, 1-2 Switch é um desses jogos devido ao Rumble HD presente nos Joy-Cons. A tecnologia é capaz de proporcionar sensações fisícas específicas no controle além de somente vibrar.

Joy Cons

No anúncio do Switch, por exemplo, foi mostrado como o Joy-Con permitiria distinguir a presença de um cubo de gelo com mais cubos de gelos como se estivessem dentro do controle. Em 1-2 Switch, um minigame chamado “Safe Crack” usa o Rumble HD para simular cada jogador tentando decifrar combinações de fechaduras.

“Seu favorito é Quick Draw por conta da velocidade com que ele consegue sacar a arma para ganhar”, diz Mandi.

“Ele me vence todas as vezes. Ele também é muito bom em Ping Pong e Boxing Gym. Você tem que mover suas mãos e braços de forma muito rápida, e eu simplesmente não consigo competir com ele. Nós dois gostamos muito de Safe Crack – é muito interessante como se deve detectar cada pequena mudança no Rumble do controle para saber quando se atingiu a marca. Meus favoritos são Ball Count e Shaver porque esses são os modos que mais ganho”

Sendo fã de longa data da Nintendo, Mandi já queria comprar um Switch quando o console foi mostrado pela primeira vez em Outubro.

“Meu marido também ficou muito interessado – nós ainda temos o NES original da infância dele bem em frente a nossa TV”, diz Mandi. Quando ele chegou em casa depois do trabalho na última sexta-feira, entretanto, ela não esperava que eles fossem se apaixonar pelo console da forma como aconteceu. “Quando ele chegou  do trabalho às 19h, coloquei o jogo e pedi que ele jogasse comigo,” ela escreve em seu post no Reddit. “Não esperava que ele fosse jogar mais do que 15 minutos comigo, mas somente paramos de jogar depois das 21h”.

A verdade é que não há muitos jogos no mercado para pessoas que são cegas ou que tenham que conviver com outras complicações. Algumas pessoas encontraram formas criativas de jogar mesmo com outras deficiências, mas por muitas vezes os jogos não possuem diálogos em voz, ou mesmo somente diálogos em voz. Ainda há muito trabalho a ser feito para tornar os jogos ao menos um pouco mais inclusivos nesse sentido. E, apesar de toda a crítica em cima do 1-2 Switch, sua forma única de usar o Rumble HD dos Joy-Cons faz parte dessa nova busca, de trazer as pessoas para jogarem e interagirem de forma única em videogames.

“Estou muito ansiosa para saber o que mais virá do Nintendo Switch,” afirma Mandi. “Se eles incorporarem o Rumble HD e deixas de som da mesma forma em algum jogo de aventura ou puzzle para que Rich possa jogar, ficarei muito feliz!”

ACESSE TODOS OS NOSSOS POSTS SOBRE O NINTENDO SWITCH AQUI

Via Kotaku

 

Bernardo Cortez

Formado em Relações Internacionais, Bernardo aproveitou o dom de escrever para algo útil. Músico, viajante, cronista e amante de qualquer coisa que seja relacionada a jogos, seu sonho é ser jornalista na área. Tem um carinho especial por jogos que tragam o melhor de todas as formas de arte que os englobam.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo