ANÁLISESNOTICIASPLAYSTATIONPS4REVIEWSXBOXXBOX ONE

Análise: Injustice 2 mostra como um jogo de luta deve ser

Injustice 2 chegou ao mercado embalado por um hype train que faz jus aos recentes jogos produzidos pela competente Netherrealm. Liderada pelo ícone dos jogos de luta, Ed Boon (criador da franquia Mortal Kombat), Injustice 2 não é mais uma aposta como seu antecessor, mas sim um nome consolidado que busca manter sua glória e ir além, conquistando também jogadores profissionais de eSports. A primeira missão está resolvida: Injustice 2 é fenomenal. Mais: ele é um exemplo de como se fazer um jogo de luta com modos viciantes, enredo incrível, gráficos de cair o queixo e uma jogabilidade afiada. Já a segunda missão somente o tempo dirá. Enquanto isso, deixa eu te falar o que achei de Injustice 2.

Deu treta na Liga da Justiça

Diferente de seu antecessor, o foco da história de Injustice 2 está na Terra em que o Coringa foi assassinado pelo Super Homem e que acabou por dividir os heróis da DC em dois grupos: o Regime (liderado por um tirano Super Homem) e a Insurgência (liderada pelo Batman). Em Injustice 2 esses dois grupos não existem mais. Super Homem está preso, seus antigos aliados dispersaram em cantos diferentes do mundo e Batman já não precisa mais liderar insurgentes. Afinal, o mundo está livre da tirania. Porém, como o Homem Morcego não dorme no ponto, ele criou um super sistema de monitoramento dos multi-universos que fazem parte do jogo para evitar problemas futuros. O tal Irmão Olho é uma clara alusão ao conceito do Grande Irmão (Big Brother) que deriva da obra de Orson Welles, que conta que no futuro a humanidade teria todas as suas ações monitoradas por câmeras etc.

Injustice_2_capa

Voltando a história. Enquanto o Super Homem é mantido preso, surge uma nova ameaça: Brainiac. O lendário inimigo do Super Homem retorna com apetite voraz e, dessa vez, deseja engolir a Terra. Em paralelo, o Gorila Grood reúne alguns super vilões e pretende aproveitar o vácuo de poder deixado pela prisão do Super Homem para liderar a humanidade.

O enredo é muito bom e certamente deixará muito roteirista de cinema no chinelo. Aliás, a turma da 7ª arte poderia se espelhar em Injustice 2 para fazer uns filmes decentes para a DC. Fica a dica, viu? Voltando. A trama é muito bem feita e ainda fica melhor ao sabermos que há, pelos menos, dois finais diferentes.

Mas não pense que a história termina depois do modo campanha ser finalizado. A Netherrealm caprichou na finalização do jogo e ainda incluiu, no apagar das luzes, um modo história personalizado para cada personagem do jogo. Ou seja, mesmo tendo vivido os fatos macro do modo campanha, você ainda poderá ver uma história exclusiva do seu herói predileto. O único problema é achar esse modo. Ele fica no Multiverso, mas bem escondido, em forma de planeta chamado Batalha Simulada (wtf).

O Multiverso e as “multi tretas”

O conceito do Multiverso é de que há inúmeras variações do universo em que vivemos. Ou seja: existem dezenas de Terras em outras dimensões nas quais eu, você e nossos vizinhos habitam, mas que por razões variadas, nossas histórias sofreram pequenas variações ou distorções. Dessa forma, em outra Terra de um multiverso você pode ser um padeiro. Ou, caso já o seja na Terra em que conhecemos você pode ser um astronauta e nunca ter namorado a pessoa que namorou. Ou não ter tido filhos. Ou tido, caso não o tenha. Enfim, é essa parada aí. Na dúvida, assista o vídeo acima em looping até entender.

Esse conceito de multiverso deveria ter sido explicado em Injustice “1” quando toda a trama se baseava entre uma transição entre dois universos. Em um temos um Super Homem bonzinho como o conhecemos e, no outro, temos a versão ensandecida que matou o Coringa quando este o enganou e o levou a matar Lois e seu filho, já que ela estava grávida do Homem de Aço. Em Injustice 2 a trama se passa toda na Terra do Super Man maluco, porém o conceito de multiverso é usado para sedimentar o próximo item de nosso review.

Uma infinidade de possibilidades de trajes e toneladas de recompensas

Já que estamos falando de multi universos, podemos deduzir que nossos heróis tem muitas caras e facetas diferentes dependendo de cada universo, certo? É aqui que Injustice 2 se mostra genial. A Netherrealm conseguiu, em cima de um conceito muito difundido no universo DC (quem nunca leu as famosas séries “Crise”?) para entregar aos jogadores horas e mais horas de diversão no Multiverse. Dividido em planetas, cada um oferece missões e recompensas diferentes. Esse modo lembra bastante as Torres Viva de Mortal Kombat X. No Multiverse de tempos em tempos os planetas são trocados por outros, que trazem novos modificadores (como gravidade zero, mãos em chamas, raios congelantes que caem do céu e até um super poder com o qual você detona um inimigo com um único golpe).

injuestice2-multiverso

Geralmente você ganha moedas, caixas com partes customizáveis dos heróis e muito mais. As caixas são a grande graça desse modo (e talvez de todo o jogo). Cada caixa que você abre traz uma parte customizável de um personagem que você deve escolher. Portanto, a todo momento você ganha uma versão para a cabeça, tronco, braços, pernas e demais objetos que compõem os personagens. Assim, é possível criar uma Arlequina com capuz ou com rabos de cavalo. É possível termos uma Super Girl com calça, saia ou shorts. E por aí vai.

E não é só a parte estética que é customizável. Você também pode equipar roupas que lhe dão poderes especiais, como armaduras com Kriptonita (ótimas para enfrentar o Super Homem ou a Super Girl) ou variações de poderes que não estavam no setup original do personagem.

injustice 2 customizacao

Você não precisa mais de super poderes para jogar Online

Jogar o Injustice original online era um exercício de desapego e, sobretudo, paciência. Além de menus e modos de jogo confusos, o lag era constante e isso atrapalhava bastante a experiência online. Porém, a Netherrealm parece ter deixado para trás esse capítulo ruim de sua história e nos brindou com partidas online sólidas e com pouquíssimo ou nenhum lag. Além disso, o matchmaking está beeeeem melhor do que nas versões anteriores, quando era habitual dar de cara com pro-players tendo pouca ou nenhuma experiencia. E olha que jogamos online logo no lançamento do game, quando teoricamente todos estão mais emparelhados e é mais comum dar de cara com um “faixa preta” desses. Até o momento jogar online tem sido uma experiência ótima em todos os sentidos e isso mostra que a Netherream e a Warner estão realmente empenhadas em entrar com tudo no cenário competitivo.

Por falar nisso, já fizemos um texto analizando várias melhorias feitas pela desenvolvedora para que o jogo tenha um bom desempenho no cenário de eSports. Veja aqui.

Veredito

Injustice 2 é um jogo fantástico em todos os aspectos. Mais do que um forte candidato a jogo de luta do ano, ele tem potencial para ser o melhor jogo de luta desta geração. A genialidade dos modos single player são um exemplo para outras produtoras de como entregar um produto de qualidade elevada para o mercado. Além disso, o online foi totalmente refeito oferecendo uma excelente experiência. E, para mostrar que Injustice 2 é realmente ambicioso, a Netherrealm ainda fez melhorias no sistema geral do jogo para que ele possa disputar um espaço ao sol no cenário competitivo.

{{

game = [Injustice 2]

info = [Lançamento: 16/05/2017]

info = [Produtora: Netherrealm]

info = [Distribuidora: Warner Bros. Interactive Entertainment]

plataformas = [PS4 e Xbox One]

nota = [5/5]

decisão = [Injustice 2 é incrível]

texto = [Um jogo que agradará fãs de jogos de luta e amantes dos quadrinhos DC]

positivo = [Gráficos incríveis]

positivo = [Enredo que deveria estar no cinema]

positivo = [Modos offline viciantes]

positivo = [Gameplay aprimorado para os eSports]

positivo = [Customização fantástica]

}}

 

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo