ANÁLISESCOBERTURASE3NOTICIASOriginaisPCPLAYSTATIONPREVIEWSPS4XBOXXBOX ONE

E3 2017 Preview: Metal Gear Survive deixa dúvidas sobre destino da série

Uma de nossas paradas durante a movimentada E3 2017 foi na Konami para jogar Metal Gear Survive. Certamente você deve estar tão curioso quanto eu para saber como esse jogo será e se valerá a pena ou não comprá-lo. Para adiantar a resposta, eu ainda não sei… Você vai entender o porquê abaixo.

Antes de iniciar o jogo, fomos instruído pelos desenvolvedores que essa seria uma missão única, onde deveríamos sobreviver a diversas ondas de inimigos. Algo que eles nos alertaram é que algumas funcionalidades não estariam disponíveis. Vimos alguns specs interessantes como oxigênio, infecção e outras coisas, mas eles foram desligados para essa demo.

Antes de iniciar o jogo, os quatro jogadores eram colocados em um lobby branco, onde a munição era infinita e não haveria dano dentre os amigos. A ideia desse lobby é aprender a usar melhor as mecânicas do jogo e de cada personagem. Mas na realidade, o mesmo vira uma sessão de psicopatas atirando com sua arma mais forte contra os amigos. Afinal, o que você faria com munição infinita e invencibilidade?

MGSURVIVE_PR_01

Passada essa sessão de zoeira, fomos transportados para uma região árida, onde nosso objetivo era chegar a uma base e implementar o gerador de buraco de minhoca (não me pergunte o que é isso, só sei que tínhamos que fazer isso). O objetivo principal era plantar esse gerador e posteriormente defendê-lo. Aqui vou responder uma pergunta que você deve ter: Mas e o Stealth? Afinal de contas, se eu for defender um ponto fixo contra hordas de inimigos não tem como eu usar stealth, certo? Sim, certíssimo. Na real o único momento em que o jogo nos permitiu usar stealth foi quando nos locomovemos para a base. É possível encontrar algum dos monstros vagando e fazer uma aproximação silenciosa. No meio da ação, o stealth se torna inútil.

MGSURVIVE_PR_02

Ao iniciar cada wave, setas vermelhas aparecerão no chão, indicando os prováveis caminhos de onde os inimigos virão. Caberá a cada um fazer barricadas para segurar as ondas de inimigos. Não só isso, armadilhas como minas e balões poderão ser colocados, assim como morteiros, diversos tipos de cercas e mais. Além disso, cada membro com seu set único de armas deverá se posicionar em posições estratégicas para defender a base. Algo que me interessou foi o fato de que cada inimigo tem um ponto fraco. Ou seja, o dano será diferente caso ataque na perna, corpo ou cabeça. No caso dos Bloaters, é necessário que o pegue pelas costas ou pelas pernas, já que sua cabeça bomba é reforçada.

MGSURVIVE_PR_07

E isso tudo tem que ser feito, sabendo que a munição é LIMITADA. Tirando o arco e flecha, que permite que se pegue flechas do chão, você deverá conservar sua munição. Entre cada wave, será possível fazer mini sidequests para conseguir um Metal Gear Walker, por exemplo, ou então forjar uma estação de munição. Mais uma vez, tudo é limitado e quem chegar primeiro levará o bônus, qualquer que seja.

Também existe uma mecânica de “machucado”. Dependendo da queda que sofra ou do dano, será necessário se curar para poder voltar a ação, assim como acontecia em Metal Gear Solid 3. Vale lembrar que existe fogo amigo, então será algo normal você se recuperar de uma bala perdida ou de uma queda não planejada.

MGSURVIVE_PR_09

Até o momento isso foi tudo o que foi revelado. Ainda existem muitas perguntas sem resposta como seu modo história, a cronologia na série, os personagens e muito mais. Embora eu tenha perguntado tudo isso aos desenvolvedores, somente ouvi a seguinte resposta: “Mostraremos mais na Gamescon, incluindo o modo história/single player”.

A única informação que consegui extrair foi o período de desenvolvimento. Muitos acham que o Metal Gear Survive foi feito após a saída de Kojima e de toda a treta com a Konami, porém, isso está errado. Na realidade o jogo começou a ser produzido um pouco antes da conclusão de Metal Gear V: The Phantom Pain. Agora, se Kojima estava ou não de acordo com esse jogo, nunca saberemos…

Por fim, após tudo que vi e acabei de dizer, é difícil dizer se o jogo será ou não um sucesso. Ele me divertiu durante seu gameplay, mas não me empolgou. Esse modo não justificaria a compra de um jogo de preço cheio, mas ele é somente uma parte de um mundo maior. Vamos esperar a Konami nos mostrar as outras partes para que possamos ter um veredito sobre Metal Gear Survive.

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo