ANÁLISESCOBERTURASE3NOTICIASPCPLAYSTATIONPREVIEWSPS4

E3 2017: The Swords of Ditto é mais uma excelente e divertida surpresa da Devolver Digital

Como já falamos por aqui, a Devolver é uma empresa que envolve muito amor, zoeira, cerveja e uma excepcional mão para financiar projetos independentes incríveis. Além dos incríveis Absolver e Minit, outro jogo que pudemos testar durante a E3 2017 e que entra no panteão de jogos empolgantes é The Swords of Ditto.

Antes de mais nada, um pouco de conhecimento geral. Ditto é a palavra inglesa que significa repetição. Se alguém fala algo que você concorda plenamente, você só manda aquele maroto Ditto, ao invés de justificar o que foi dito. Não por menos, o Pokemon Ditto, é o Pokémon que copia o adversário em suas características e golpes.

The Swords of Ditto - Screen 5

Pois bem, dito isso (dito e não Ditto), sua missão será salvar uma aldeia, se possível com um colega (sim, o jogo é co-op também). Logo de cara você tem a primeira surpresa, o jogo é lindo e absurdamente bem desenhado e animado. Não por menos, o responsável por fazer a arte e animação desse jogo já havia trabalhado em desenhos para a televisão e você percebe a fluidez de cada personagem, NPC, cenário, e inimigo. Se utilizando dessa experiência e artifício, o jogo visa não só nós adultos como o público mais jovem, ou seja, não espere encontrar sangue, bebidas, armas de destruição em massa e outras coisas.

The Swords of Ditto - Screen 3

Indo para o jogo em si, nós temos um belo Action RPG que lembra muito o estilo do Zelda: A Link to the Past, porém, com muito mais conteúdo e possibilidades. A visão isométrica e o estilo de jogabilidade são iguais ao jogo mencionado, porém, além de sua espada principal, você terá um disco. Sim, disco de vinil. Não sabe o que é? Pergunta pro seu pai, ele vai saber responder e se sentirá velho, assim como eu… Esse disco tem a habilidade de rebater nas paredes e formar um “jogo de sinuca”. Com ele você pode dar dano aos seus inimigos, pegar itens ou então resolver diversos puzzles pelos cenários e dungeons. Aliás, puzzle é algo que não faltará, em especial se você jogar no modo cooperativo, onde cada um terá participação direta na solução.

Aliado a tudo isso, você terá uma variedade de assists divertidos e um tanto cômicos. Que tal summonar um pé gigante em batalha para atingir seus inimigos? Ou então uma clava com uma bola de metal para dar um ataque de área? E para recuperar a vida? Pizza ou biscoitos de chocolate, obviamente!

The Swords of Ditto - Screen 1

E lá em cima eu dei a definição de Ditto, certo? Então, caso você morra e perca sua missão, o mundo será diretamente afetado e será um lugar mais triste. Porém, anos depois, talvez séculos, um novo herói irá surgir para tentar vencer o mal novamente. Ele irá empunhar a mesma espada e seguirá com a jornada do primeiro herói. A história de cada herói perdido seu entra para a lenda do próximo personagem e assim em diante. Ou seja, Swords of Ditto (espadas da repetição – tudo faz sentido agora).

Posso dizer honestamente que achei o jogo tão divertido e bem feito, em especial se jogado em co-op, que tentei convencer os desenvolvedores a me darem uma cópia do demo da E3 para ficar brincando em casa (não consegui). Ele tem uma jogabilidade divertida e dinâmica, com uma bela animação e um senso de humor próprio. Isso sem contar que é desafiador e terá diversos puzzles ao longo do jogo.

Swords of Ditto será lançado para PS4 e PC em 2018.

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo