NOTICIASOriginaisPLAYSTATIONPS4

Bastidores e curiosidades sobre Final Fantasy XII

Com chegada em poucos dias de Final Fantasy XII – The Zodiac Age, começamos a falar sobre o original Final Fantasy XII aqui na redação e relembramos algumas boas histórias e curiosidades sobre o jogo que, com muito prazer, compartilhamos com todos vocês:

1) Uma lenda chamada Final Fantasy XII

Antes de tudo, é preciso lembrar que Final Fantasy XII é uma verdadeira lenda. Aclamado pela crítica e um sucesso de vendas, FFXII detém alguns títulos de respeito, que abordaremos nos próximos tópicos. Ele fez tanto sucesso, que teve uma edição continuada

2) Sucesso de críticas

Final Fantasy XII foi muito bem recebido pela crítica. O jogo tem até hoje uma das maiores notas do Metacritic (92/100). Curiosamente é a mesma nota de games clássicos da franquia como FF VII e FF X. Além disso, ele foi o 6º título da famosa franquia a receber a nota máxima da Famitsu (40/40). Além disso, Final Fantasy XII foi eleito o melhor jogo de 2006 (ano em que foi lançado) e é considerado um dos melhores jogos já lançados para Playstation 2.

3) Campeão s vendas

Final Fantasy XII vendeu mais de 1,7 milhões de cópias durante sua primeira semana de lançamento no Japão, quase o mesmo número que Final Fantasy X teve no mesmo período tempo. E o sucesso continuou nas semanas subsequentes: FFXII vendeu mais de 2,38 milhões de unidades no Japão nas duas semanas depois de seu lançamento em 16 de março. Na América do norte, Final Fantasy XII vendeu 1,5 milhões de cópias em sua primeira semana. Ele foi o quarto jogo mais vendido no PlayStation 2 no ano de 2006.

4) Tempo de desenvolvimento (quase 5 anos)

Final Fantasy XII começou a ser desenvolvido dezembro de 2000. Inicialmente ele foi chefiado por Yasumi Matsuno, diretor de Final Fantasy Tactics e por Hiroyuki Ito, diretor de Final Fantasy XI. Matsuno criou o conceito original do título e seu enredo, mas um problema de saúde o impediu de finalizar o projeto e foi afastado em 2005. Em seu lugar ficaram Ito e Hiroshi Minagawa, enquanto Akitoshi Kawazu da série SaGa assumiu os deveres de produtor executivo. Diz a lenda que Hironobu Sakaguchi, criador da franquia Final Fantasy, ficou tão decepcionado pela saída de Matsuno que ele se recusou a jogar Final Fantasy XII além de sua introdução do jogo.

5) Mistura de times de desenvolvimento que fizeram o sucesso do jogo

Porém, foi justamente essa mudança na direção que permitiu a Final Fantasy XII ser tão disruptivo e único. Não tivéssemos tantas pessoas vindas de games tão diferentes da série, FFXII poderia não ter sua icônica câmera 360º, visão em terceira pessoa, combates em tempo real e muitas outras mudanças.

6) FFXII International Zodiac Job System

Em 2007, a Square lançou o jogo Final Fantasy XII International Zodiac Job System. Disponibilizado exclusivamente no Japão em 9 de agosto, como parte das celebrações de vinte anos da franquia Final Fantasy,  a versão incluiu novas licenças do License Board (algo que eles incorporaram definitivamente nesta versão que chega para a nova geração de consoles), uma revisão no sistema de batalha como um todo, novos personagens convidados e monstros convocáveis que podem ser controlados diretamente pelo jogador (as summons).

Além disso, o jogo vem com a localização norte-americana e o suporte para o formato de tela 16:9 e um disco bônus baseado no mesmo lançado na América do Norte. Há ainda uma opção de “Novo Jogo+”, “Novo Jogo–” (onde os personagens não ganham experiência) e “Modo de Provação”, em que o jogador pode caçar monstros em cem mapas diferentes para ganhar itens e dinheiro.

7) O personagem principal do jogo não seria o personagem principal

Vaan é um jovem e carismático garoto pobre que vive se aventurando nas partes pouco nobres de Rabanastra. E o jogo começa e termina em volta da história dele. Porém, ao longo dela, você conhece Basch, um soldado injustiçado que apodrecia na prisão por conta de uma acusação pela morte do rei. Porém, o verdadeira assassino foi seu irmão gêmeo e ele luta ao lado de Vaan para provar sua inocência. Bash seria o herói principal de FFXII não fosse um pequeno, mas fundamental detalhe: o Target do jogo. Ou seja, seu público consumidor. Com base em pesquisas de gosto e comportamento, a equipe de desenvolvimento decidiu escalar Vaan como personagem principal e fio condutor da história.

8) Final Fantasy XII no Guinness

Quando eu falei que FFXII era uma lenda não foi atoa. O jogo figurou durante algum tempo no Livro dos Recordes por conta do seu tempo de desenvolvimento. Durante muitos anos ele foi o jogo de mais longo desenvolvimento até então.

9) Um dos poucos jogos a ter nota máxima na revista Famitsu

FFXII foi o sexto jogo da franquia Final Fantasy a receber nota máxima na revista Famitsu (40/40).

Algumas publicações como GameSpot etc., consideram FFXII o melhor jogo já lançado para PS2. E olha que tivemos muita coisa boa no PS2.

Fonte: algumas informações foram retiradas da Wikipedia

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo