ANÁLISESNINTENDONOTICIASPCPLAYSTATIONPS4REVIEWSSWITCHXBOXXBOX ONE

Análise: Sonic Mania é uma carta de amor aos fãs

A era de ouro de Sonic foi durante a época dos videogames 16 bits. Na época ele era o rival rápido e descolado do Mario que entregava uma sólida experiência com jogos de plataforma em alta velocidade. Até a era do Sega CD nós encontrávamos bons jogos que acompanhavam o nome Sonic, porém, depois dessa era e com a introdução do 3D nos jogos, o porco espinho azul ficou cada vez mais perdido e sem saber sua identidade no mundo dos jogos (tem um jogo que ele se apaixona por uma princesa humana).

Porém, não temam mais. Sonic Mania é uma obra de arte inspirada na época de ouro do mascote azul e será apreciado por todos.

Sonic-Mania-Pendulum-Boss

Gotta Go Fast

Sonic Mania conta com os 3 personagens mais famosos da franquia: Sonic, Tails e Knuckles. Então, será possível ou utilizar somente um deles ou então a clássica dupla com Sonic e Tails. O jogo é composto por 12 fases que são uma mistura de fases desde Sonic 1 até Sonic CD, incluindo 4 novas fases. É importante ressaltar que todas as fases são originais. Oito delas são inspiradas em fases originais como a Green Hill Zone (Sonic 1) e a Chemical Plant Zone (Sonic 2), mas depois de seus segundos iniciais, é uma fase completamente nova.

Sua história é deveras simples, assim como se esperar dos jogos da franquia. O Dr. Robotnik (ou Eggman, o que preferir) captura uma pedra do tempo/poder e fica transportando Sonic e seus amigos por várias fases até ter o embate final. Essa pedra mística também afeta 5 badniks (os robôs do Robotnik) que dá uma habilidade única para cada um e sendo chefões “especiais” que aparecerão ao longo do jogo.

Por fim, algo que acontece assim como acontecia em Sonic e Knuckles, é que ao escolher o Knuckles para jogar, as fases serão diferentes de quando joga com Sonic ou Tails. Vale dizer que todas as fases são bem feitas e entregam o desafio na medida para um jogo de plataforma.

37bd6995-58c2-4c2a-a62a-04617458791c_sonic_mania_studiopolis_gunner_1488910945

As muitas novidades

Embora Sonic Mania tenha cara de um jogo antigo, ele na verdade tem diversas novidades. A primeira, como já foi falado acima, são as fases inspiradas em diversos jogos clássicos da franquia. Com isso, temos uma mistura de todos os jogos, literalmente falando. Logo de início podemos ver a influência dos escudos nas fases. Inspirados em Sonic 3, será possível usar o escudo básico, de fogo, eletricidade e de água. Uma novidade é a caixa de “moedas grandes”. Quando você é atingido, você perde as moedas e tem a chance de recuperar algumas. Quando esse poder está ativado, as centenas moedas que se espalharam, viram algumas grandes moedas que facilita sua captura. Inclusive, isso pode ser usado para ganhar uma vida extra, já que ao re-adquirir as 100 ou mais moedas, você ganha uma vida.

Uma outra grande novidade são os chefões. Normalmente passávamos o primeiro ato “em branco” e no fim do segundo ato nós encontrávamos o Robotnik em alguma de suas engenhocas. Mas em Sonic Mania nós iremos enfrentar um inimigo em cada ato. Alguns deles são chefões completamente novos, outros são antigos adaptados e bem, tem um que  vocês vão ter que ver para crer. Algo que tenho que enfatizar, é que o jogo está bem mais desafiador do que antigamente.

Por fim, vocês se lembram das fases especiais certo? Antigamente você tinha que pegar 50 moedas e ao passar pelo poste, você liberaria a fase especial. Pois bem, dessa vez será necessário coletar somente 25 moedas e ao finalizar o estágio especial, você ganhará uma espécie de medalhão. Após coletar uma certa quantidade desses itens, você ganhará acesso a diversas modificações in game como o modo debug, fases especiais e mais. Tudo fazendo parte da comemoração aos 25 anos da franquia.

Mas e as 7 esmeraldas do caos? E o Super Sonic? Sim, todos estão no jogo e a maneira de alcançá-las é através de um “anel gigante” que fica escondido nas fases, assim como era em Sonic e Knuckles. Nessa nova fase especial será necessário caçar um UFO que está segurando a esmeralda do caos. Será necessário coletar bolas azuis para aumentar sua velocidade e moedas para se manter na fase ao melhor estilo F-Zero.

sonic mania fofo

Referências para todos os lado

Ao longo de suas 4 horas de gameplay eu pude ver diversas referências aos jogos da franquia. Quem for fã irá ver elementos e fases de: Sonic 1, Sonic 2, Sonic 3, Sonic and Knuckles, Sonic Fighters, Sonic R, Sonic CD e até uma influência de Puyo Puyo. Claro que não irei contar onde irá encontrar cada parte ou as referências para não spoilar a experiência.

Outra coisa que irão encontrar é a excelente música que sempre acompanhou a franquia. Nas fases já conhecidas, será possível ouvir a música clássica um pouco mais animada durante seu primeiro ato. Já no segundo ato, ouvirá um remix dessa música onde cada uma tem seu estilo próprio. Além disso, as músicas novas não deixam a desejar em momento algum.

E quem jogava Sonic antigamente sabe que as fases eram repletas de segredos certo? Então não se assuste ao saber que pode terminar o jogo entre 3 e 4 horas. Além do fator replay que o Knuckles já traz, será possível jogar e re-jogar as fases para descobrir cada segredo que elas trazem.

sonic mania end

Bem vindo de volta Sonic

Como podem ver esse é o Sonic que todos conhecem e o que todos estávamos pedindo faz anos. Ele não entrega uma cópia do passado, mas uma releitura de tudo o que fez essa série tão famosa e boa. Sonic Mania tem sucesso em tudo o que tenta fazer, trazendo um jogo com uma boa dose de dificuldade, um excelente jogo de plataforma, gráficos e animações da era 16 bits impecáveis e uma excelente trilha sonora.

Como fã de Sonic eu não poderia estar mais feliz com Sonic Mania e é uma compra obrigatória para os fãs do mascote azul e deste gênero de jogo.

{{

game = [Sonic Mania]

game = []

info = [Lançamento: 15/08/2017]

info = [Produtora: Christian Whitehead, Headcannon, SEGA of America, PagodaWest Games]

info = [Distribuidora: SEGA]

plataformas = [PS4, Xbox One, PC e Switch]

nota = [5/5]

decisão = [Compra obrigatória]

texto = [O Sonic que todos estavam esperando]

texto = []

positivo = [Nostalgia]

positivo = [Desafio na medida]

positivo = [Musica marcante]

positivo = [Controles responsivos]

}}

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Um Comentário

  1. Sonic mania para mim é aquele jogo feito para os fãs mais antigos do personagem, os quais não gostaram das mudanças que o personagem passou durante os anos. O fato dele ter sido feito por fãs, mostram para a sega o quanto eles deixaram de entender o que as pessoas mais gostam no Sonic.

    Também fiz uma análise do jogo. Quem quiser conferir: https://www.youtube.com/watch?v=BOMpdqYuG10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo