Análise: Observer é uma brilhante mistura de cyberpunk com survival horror

O ano é 2084. A megacorporação Chiron se apossou da Polônia e criou a 50ª República Polonesa, uma unidade policial conhecida como Observadores. Eles foram criados com uma licença para perseguir pessoas que hackearam suas mentes para tentar fugir da repressão. Viciados em drogas e hologramas intra-mentais foram categorizados como “Classe C” e expulsos para viverem em edifícios comerciais à margem da cidade.
É  nesse cenário que se passa Observer, um survival horror desenvolvido pela Bloober Team (os mesmos criadores de Layers of Fears). Em uma Polônia após uma “praga digital”, que custou a vida de milhares, uma guerra se inicia. Pessoas usam drogas desenfreadamente. Você controla Daniel Lazarski, um detetive louco da unidade da polícia dos Observadores encarregado de cortar as lembranças e os medos de seus objetivos com um dispositivo conhecido como Dream Eater.
ObserverScreensR2-1
Seus poderes são investigativos. Lazarski conta com uma visão aumentada dividida em Visão Eletromagnética (que examina dispositivos eletrônicos) e Bio Vision (que examina evidências biológicas). Dessa forma, somos capazes de analisar e destacar certos objetos em seu ambiente, o que em um cérebro pirateado está sujeito a sofrer mudanças.
A aventura se inicia quando Lazarski recebe a ligação de seu filho, que estava desaparecido, e corre em direção ao local da origem da gravação. Graficamente Observer é muito interessante. Produzido na Unreal Engine 4, ele consegue transmitir bem o clima cyberpunk de uma Polônia em guerra em um futuro apocalíptico. Indubitavelmente é um jogo muito imersivo. Quanto mais nos aprofundamos na história, mais queremos descobrir e ir até o final.
34430914172_696189909d_h
As habilidades de Lazarski casam perfeitamente com sua proposta de ser um Observer e você realmente se sente no papel de um investigador no meio do caos que é uma área classificada como “Classe C”. O jogo é tenso o tempo todo. Alguns jump scares farão você gelar até a última vértebra de sua espinha e exigirão atenção completa. Reviver as memórias das pessoas que você investiga é a cereja do bolo em Observer. Com uma direção artística fascinante, o jogo se destaca por sua originalidade. É uma experiência única que os fãs de um bom Survival Horror certamente adorarão viver.
observer-4
Infelizmente Observer tem alguns problemas no ritmo do jogo. Nem sempre é intuitivo saber para onde temos que ir e, por isso, pode ser que o jogador se veja preso em alguma parte do game.
Conclusão
Observer é uma brilhante mistura de universo cyberpunk com survival horror. O conceito do jogo é brilhante e certamente será uma experiência única para os jogadores. Mesmo com um bug aqui ou um problema de ritmo acolá, certamente nada disso afetará essa experiência obrigatória para fãs de jogo de terror e de quem é apaixonado por histórias que se passam no universo cyberpunk.

{{

game = [Observer]

game = []

info = [Lançamento: 15/08/2017]

info = [Produtora: Bloober Team]

info = [Distribuidora: Aspyr]

plataformas = [PS4, Xbox One e PC]

nota = [4/5]

decisão = [Obrigatório para fãs]

texto = [Mistura brilhante entre cyberpunk e survival ]

texto = [horror com enredo intrigante]

positivo = [Ambientação incrível]

positivo = [Histórias incríveis]

positivo = [Jumpscares de arrepiar]

positivo = [Habilidades inovadoras]

negativo = [Algumas quebras de ritmo]

}}

Botão Voltar ao topo
Fechar