ANÁLISESNINTENDONOTICIASPCPLAYSTATIONPS4REVIEWSSWITCHXBOXXBOX ONE

Análise: Sine Mora Ex é um clássico, moderno

Sine Mora é um daqueles jogos que não tem muita “grife”, mas fazem enorme sucesso entre os jogadores. Fora do circuito de grandes divulgações e até por ser um side-scrolling shoot’ em up, gênero que fez muito sucesso há algumas décadas, o jogo não tem o reconhecimento que merece. E talvez essa versão “Ex” seja a oportunidade de ganhar mais espaço e novos fãs. Sine Mora, e consequentemente Sine Mora Ex, reúne muitos atributos excelentes como jogabilidade, gráficos, trilha sonora e um sistema de dificuldade inteligente. Infelizmente o enredo é demasiadamente complexo e isso acaba refreando aquela vontade que vem de dentro de chegar ao fim da história.

Gráficos em Diesel Punk foi uma escolha acertada

Sine Mora Ex foi todo feito sob o conceito do Diesel Punk, um subgênero de ficção científica retro futurista do seu irmão famoso Steampunk. A diferença é que os veículos do Diesel Punk são movidos a… diesel (ohhhh) ou qualquer outro tipo de combustível. Já no Steampunk eles são movidos a vapor. Em Sine Mora Ex essa escolha visual cai como uma luva, pois o jogo todo é baseado em batalhas de naves (que usam muito diesel, por sinal). Lembrando que ele roda em 4k em Playstations 4 Pro e PCs.

SineMoraEX_screenshot_20

Diretor de Silent Hill comanda a trilha sonora

Voar, atirar e explodir inimigos não teria a mesma graça se não houvesse uma trilha empolgante para embalar nossa jornada. Para garantir horas aprazíveis à bordo dessa aventura sem igual, a trilha sonora de Sine Mora Ex fica a cargo de Akira Yamaoka, diretor de som de Silent Hill e Shadows of the Damned. E Mahiro Maeda, um dos criadores de anime japonês mais proeminentes (Blue Submarine No. 6, The Animatrix – The Second Renaissance, Kill Bill: Vol. 1).

Novos sistemas inteligentes e jogabilidade impecável

A jogabilidade de Sine Mora Ex é impecável. Os comandos respondem perfeitamente e as naves têm recursos variados para vencer seus inimigos que vão desde armas primárias que ganham power ups conforme você os coleta pelo jogo, ataques especiais que variam de nave para nave e, exclusivamente para Sine Mora Ex, o auxílio de uma nave secundária que pode ser controlada por um amigo em modo co-op.

SineMoraEX_screenshot_16

Outro ponto positivo da jogabilidade é o sistema inteligente de dificuldade. Quem já jogou um side-scrolling shoot’ em up ao melhor estilo bullet hell sabe o quão desencorajador pode ser um game deste gênero. Por isso, Sine Mora Ex traz esse sistema que adapta justamente a dificuldade geral do jogo à sua habilidade.

As boss battles merecem um destaque especial. Casando com maestria o antigo com o novo, os bosses de Sine Mora Ex não são simples monstros contra o qual devemos ficar desviando freneticamente de tiros e acertar seu ponto fraco. Bom, até temos que fazer isso, mas os chefões vão mudando seus ataques conforme suas barras de vida vão diminuindo. A mecânica lembra bastante alguns bosses da série Souls (e outros jogos, claro) que conforme o dano aumenta, eles vão trocando ataques e formas para justamente tentar enganar o jogador. Algumas boss battles certamente serão lembradas por muitos e muitos anos.

Enredo confuso

Infelizmente nem tudo são flores. Sine Mora Ex tem uma história confusa. A questão do tempo no jogo, que basicamente norteia tudo o que fazemos nele, é também a chave da história. Nela você vive o dilema de um Comandante do Império que muda de lado na guerra após seu filho ser perseguido por não querer soltar uma bomba atômica em milhares de pessoas. O problema é que a história do jogo vai o tempo todo para trás e para frente no tempo tentando narrar esses fatos. O enredo não é ruim, mas essas variações temporais confundem e no meio de tanta bala voando pelo cenário, fica difícil se concentrar na história.

Porém, até nesse ponto a THQ merece elogios, pois em meio a tantos jogos que poderiam simplesmente abrir mão de uma história bacana por se garantir em outros aspectos como gráficos e jogabilidade, ainda tentou montar uma trama instigante em torno do jogo.

Conclusão

Sine Mora Ex é excelente e brilha em diversos aspectos. Certamente ele reserva horas de diversão para todo tipo de jogador (em especial os mais nostálgicos dos tempos em que shoot ‘em up era a coqueluche dos fliperamas). O sistema inteligente torna o jogo acessível a muitos jogadores e o modo co-op deixa tudo ainda melhor. A história poderia ser um pouco melhor (e menos confusa), mas nada que estrague sua percepção geral sobre o jogo.

{{

game = [Sine Mora Ex]

game = []

info = [Lançamento: 29/08/2017]

info = [Produtora: Digital Reality e Grasshopper Manufacture]

info = [Distribuidora: THQ Nordic]

plataformas = [PC, Xbox One, PS4 e Nintendo Switch]

nota = [4/5]

decisão = [Bom jogo]

texto = [Sine Mora Ex]

texto = [brilha em vários aspectos]

positivo = [Gameplay]

positivo = [Diesel Punk e gráficos incríveis em 4k]

positivo = [Variedade de armas e naves]

positivo = [Trilha sonora]

positivo = [Possibilidade de co-op local]

negativo = [Enredo confuso]

}}

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo