ANÁLISESNOTICIASPLAYSTATIONPS4REVIEWS

Análise: Crash Bandicoot N. Sane Trilogy é exatamente o que os fãs queriam!

Nessa vida temos Remasters que queremos e Remasters que ninguém pediu. Um dos pedidos mais frequentes desde o lançamento do Playstation 3 era uma remasterização de Crash Bandicoot, o jogo do protagonista usado como símbolo da Sony no Playstation One.

Quando o anuncio finalmente aconteceu, todos tiverem um grata surpresa: Crash não seria portado ou remasterizado… ele seria totalmente* refeito em uma nova engine, um Remake! *Só usariam o esqueleto dos jogos antigos para manter a fidelidade.

crash5

3 em 1

Para demonstrar e provar a diferença gráfica do antigo para o novo, o jogo já se inicia mostrando o protagonista em seu formato antigo (todo quadrado e cheio de lados) entrando em uma maquina para se tornar o Crash 2017 apresentado no novo jogo. Não só ele mas algumas caixas e texturas da franquia também.

Somos levados ao primeiro menu onde podemos escolher qual dos três jogos queremos iniciar, todos da “Era de Ouro” da franquia com a Naughty Dog (Conhecida hoje por Uncharted e Last of Us):

  • Crash Bandicoot
  • Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back
  • Crash Bandicoot 3: Warped

crash

Os três jogos clássicos da franquia ali… prontos para serem jogados! Ai meu coraçaum

Para quem não conhece Crash (absurdo)

Crash Bandicoot foi criado por Andy Gavin e Jason Rubin, os fundadores da Naughty Dog. A série consiste basicamente nas aventuras de Crash que luta para impedir os planos do cientista Neo Córtex e seus lacaios. A história do jogo se passa nas fictícias Ilhas Wumpa, um arquipélago situado na costa noroeste da Austrália, mas outros lugares também são usados nos jogos. A série começou em 1996 e teve em torno de 18 jogos anunciados.

O jogabilidade consiste em passar de fases, lineares, repletas de obstáculos em plataforma, inimigos diferenciados e criativos. Seu objetivo em cada uma delas é pegar o Cristal do Poder e terminar a fase. Já que o objetivo de Crash é o Cristal, de nada adianta passar de fase sem ele em mãos. O jogo sempre foi conhecido por seu bom humor, criatividade e nível de dificuldade. Algumas fases de Crash são conhecidas pela frustração que podem trazer aos jogadores

crash3

Feito com carinho…

Logo a primeira fase de Crash Bandicoot já traz toda a nostalgia dos jogos antigos somada à surpresa de belos gráficos, melhorias na movimentação e cenário bem trabalhado. Agora temos a presença de insetos, caranguejos e lagartos andando pelos ambientes. Trazendo assim imersão e vida pelo caminho de nosso protagonista.

Tudo parece ter sido melhorado pensando no carinho e saudade que os fãs tinham da série. Em nenhum momento passou pela minha cabeça pensar no valor que estariamos pagando pela experiência. Simplesmente valia a pena!

Um tópico muito comentado em seu lançamento foi a dificuldade do jogo. Por ter sido recriado com o esqueleto do jogo clássico em uma engine nova, as quinas/pontinhas das plataformas escorregam quando sao arredondadas e você acaba deslizando quando para ou cai neste área. Atualizações foram feitas para tentar minimizar este “problema” mas não tem muito onde mexer. As engines de hoje são mais poderosas e “realistas”, capar esse tipo de característica poderia deixar o jogo mais duro e ultrapassado, em minha humilde opinião.

Diferença dessa versão para as anteriores

A trilogia traz novos recursos em todos os três jogos, incluindo checkpoints unificados, menus quando o jogo está pausado e a possibilidade de salvar o jogo manualmente ou de forma automática.  Além disso o modo Time Trial (Bolt mode Passar da fase em tempo recorde) foi adicionado nos dois primeiros jogos da franquia. Antes era disponível em Warped, apenas. Isso traz o fator replay para a coleção já que voce recebe novos cristais por completar em tempo recorde e por quebrar todas as caixas, por exemplo.

Outra adição foi a possibilidade de jogar com Coco, a protagonista feminina que antes só era jogável em fases específicas do terceiro jogo. Agora, depois que você chega em certo momento de cada jogo, você fica livre para trocar de personagem e jogar com Coco.

O jogo também possui alta definição com resolução 4K,  para quem possui o Playstation 4 PRO e uma TV com a tecnologia, e áudio remasterizado.

crash4

E você me pergunta se vale a pena?!

Crash Bandicoot N. Sane Trilogy é divertido, bonito, atual, pra todas as idades e o melhor de tudo: Justo! O jogo entrega exatamente o que promete e é indicado tanto para quem já conhece, ou até mesmo zerou os antigos, quanto para aqueles que nunca tiveram oportunidade de esperimentar este que foi o “Mário World” de muitas crianças que tiveram o Playstation como primeiro console. Parabéns Vicarious Vision!

{{

game = [Crash Bandicoot N. Sane Trilogy]

info = [Lançamento: 30/06/2017]

info = [Produtora: Vicarious Visions]

info = [Distribuidora: Activision]

plataformas = [Playstation 4]

nota = [5/5]

decisão = [Todos deveriam conhecer!]

texto = [Um exemplo de remasterização]

texto = [e respeito aos jogadores]

positivo = [Fidadelidade ao jogo clássico]

positivo = [Gráficos]

positivo = [Dificuldade desafiadora]

negativo = [Seria ótimo vir o Crash Team]

negativo = [Racing]

}}

Bruno Degering

Gamer há tanto tempo que usa consoles como referência cronológica para lembranças de sua vida. Amante de Mega Man, Resident Evil e Warcraft. Se gaba por ter zerado Battletoads aos 9 anos mas abandonou Bloodborne com 26.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo