ANÁLISESNOTICIASPCPLAYSTATIONPS4REVIEWSXBOXXBOX ONE

Análise: South Park: A Fenda que Abunda Força

South Park sempre foi conhecido por seu humor negro e ácido, sem qualquer distinção de raça, cor, idade, gênero ou religião. Simplesmente tudo é estereotipado e zoado pelos roteiristas. Ame ou odeie, a série é um sucesso absoluto há muitos e muitos anos e seus jogos estiveram presentes em todas as gerações a partir dos 64 bits (Nintendo 64, Playstation 1…).

Sempre feito para os fãs da série animada, os jogos de South Park costumam ser fiéis aos personagens e mundo dá série. Tornando o desafio de elaboração de história sempre elevado, já que tudo acontece, sempre, na pequena cidade que dá nome à série.

South Park: A Fenda que Abunda Força, é uma sequencia direta de Stick of Truth (Cajado da Verdade) e começa logo após os eventos deste. Basicamente as crianças se cansam de brincar de faz-de-conta em um mundo medieval fantasioso e são obrigadas por Cartman vão brincar agora de Super-Herói. Para quem acompanha o desenho, já  conhece o “Guaxinim e amigos”, o grupo de Super-Heróis muito criativo e que agora conta com a SUA ajuda, o Novato Bundão.

south 4

O Poder da imaginação

É incrível como, não importa a nacionalidade, brincadeiras de crianças se identificam em qualquer lugar do mundo. Conforme os personagens vão se apresentando e temos as primeiras batalhas, nos identificamos em vários momentos. Seja por pausas na brincadeira, porque tem carro passando na rua ( “oh o carrô!” ) ou pela personalidade das crianças, uns mais ‘birrentos’ outros nao querem brincar e por isso agem sem empolgação e por aí vai.

Desta vez nossas “doces” crianças veem uma bela oportunidade à sua frente graças a uma recompensa pelo gato Scrubbis que está desaparecido. Com os 100 dólares as crianças começam a sonhar com seus personagens chegando ao Netflix, ao cinema e etc. Ou seja… muita coisa vai acontecer por conta de 100 dólares (que não compram nem 2 South Parks nos EUA haha).

Diferenças e melhorias nas batalhas

Em Stick of Truth, tivemos uma batalha por turnos, estilo JRPG padrão. A maior mudança em A Fenda que Abunda Força é a capacidade de se mover durante os  combates, como em Final Fantasy Tactics e outros RPGs táticos.

Antes de selecionar um ataque, o lutador pode se mover livremente de um quadrado da grade de luta para outro – concedendo a capacidade de não só lançar ataques novos ou diferentes, mas empregar alguma estratégia junto com os  danos diretos. Por exemplo: Um golpe forte o suficiente para empurrar um adversário, pode fazer com que ele trombe em outro personagem ou objeto, causando um dano maior ou danos a mais de um inimigo. Além disso os ataques tem diferencial não só de dano e efeitos mas também em sua área de abrangência. Você terá ataques em linha reta, na área ao seu redor, ou em ‘T’. Na hora de escolher qual poderes serão seus titulares, tudo isso deverá ser considerado.

O restante continua como no anterior, temos itens de vida, cura de status e de convocar amigos ou poderes especiais.

Personagens com maior mobilidade conseguem se mover por mais quadrados, esse tipo de vantagem pode ser maximizada pelas classes e Artefatos, que falarei a seguir.

south park 2

Classes e Artefatos

Existem 10 classes em A Fenda que Abunda a Força. Aqui aproveito para te dar uma dica, não se apegue muito à sua primeira classe. Pois não só você  terá acesso a novas classes ao longo do jogo, mas, eventualmente, você terá permissão para selecionar poderes de qualquer um deles, misturando e combinando seus os poderes como desejar. Então não precisa de descabelar como em Skyrim e outros RPGs do gênero.

Há um total de 10 classes no jogo, cada uma com quatro poderes únicos, incluindo uma habilidade suprema. Durante o jogo você terá a opção de selecionar os poderes de três dessas classes, antes que o Cartman lhe permita escolher entre todas, ao seu critério.

Cada classe foca em alguma vantagem, por exemplo:

  • O Velocista se locomove mais pelo mapa de batalha;
  • O Brutalista tem alto dano porém seus golpes tem quer ser usados próximo ao inimigo;
  • O Elementista é uma espécie de feiticeiro e tem seus poderes focados em status e ataques em longa distancia;

Não podemos esquecer que montamos nossas equipes com outros amigos de South Park, como o Guaxinim, o Passo Rápido, Capitão Diabétes e etc. Cada um deles tem sua própria classe e vantagem, portanto tire proveito disso para fazer uma equipe versátil e preparada para qualquer situação.

Os artefatos são sua principal fonte de aumento de poder em South Park: A Fenda que Abunda Força. Eles aumentam a quantidade de “Poder” de seu personagem. Quanto maior for o seu Poder, mais facil será lidar com os vários desafios no seu caminho. Inclusive as missões são rankeadas pelo nível de poder aconselhado para concluí-la.

southpark-classes

Os Artefatos são obtidos de quatro maneiras:

  1. Muitas vezes você conseguirá como uma recompensa das missões da história principal. Estes são normalmente muito poderosos e podem substituir rapidamente algo que você tinha anteriormente.
  2. Comprar artefatos também é uma opção. Muitos dos vendedores da cidade venderão artefatos que variam de US$20 até US$40 dólares. É um pouco caro, especialmente no início. E o jogo não é tão difícil ao ponto de você precisar ter essa pressa.
  3. Os artefatos também podem ser criados. Você ganhará receitas para novos artefatos vasculhando South Park e completando missões secundárias. Se você tem todos os componentes necessários, você pode criar seus próprios artefatos.
  4. E os artefatos também podem ser encontrados explorando. Eles podem ser encontrados nas caixas amarelas (CAF) encontradas em torno da cidade. No entanto, muitas vezes você precisa de uma habilidade especial para acessá-la. Não falarei mais sobre essas porque entendo como um tipo de spoiler.

Novos espaços para usar artefatos são obtidos a cada nível que você passar. Portanto, certifique-se de que você não está negligenciando seu nível de personagem, caso contrário, você terá um monte de artefatos fortes, mas não poderá equipá-los.

Localização

Aqui temos a qualidade mais forte do jogo. A dublagem, textos e nomes de ítens são incríveis e vemos claramente o empenho da equipe em fazer um trabalho digno de prêmios. Nada foi traduzido diretamente ou literalmente. Tudo tem um trocadilho, um motivo, uma cutucada. Até mesmo referências à celebridades brasileiras estão presentes no jogo. Não vou dar spoilers mas que isso sirva de incentivo!

3_1

 

Concluindo mais uma aventura do Novato

South Park: A Fenda que Abunda Força foi feito e planejado para fãs da série, cada personagem te lembra algum episódio específico e só de ser introduzido na história já vai te fazer abrir um sorriso esperando no que estar por vir (no meu caso – Toalhinha <3). A idéia, igual ao do jogo anterior, de manter você como um novo morador da cidade faz você se sentir parte de tudo isso e achar mesmo que está participando de um episódio de 20 horas da série. O visual é fiel, o som é simples e agradável, lutas desafiadoras (jogue no mais difícil) e uma história louca e cheia de plot twists (reviravoltas) assim como no desenho que tanto amamos.

Bugs e falhas existem. São raros e com certeza serão corrigidos em um patch futuro, mas, ainda deste jeito, não atrapalham a diversão e o brilhantismo deste presente aos fãs de South Park.

{{

plataformas = [PS4, Xbox One e PC] nota = [5/5] game = [South Park: A Fenda que Abunda Força] game = [] info = [Lançamento: 17/10/2017] info = [Distribuidora: Ubisoft] info = [Produtora: Ubisoft] texto = [RPG Tático com profundidade acertiva] texto = [Humor ácido e crítico da “melhor” qualidade] decisão = [Obrigatório para fãs do desenho] positivo = [Batalhas] positivo = [Boas piadas] positivo = [Localização perfeita]

negativo = [Bugs e falhas no áudio]

}}

Bruno Degering

Gamer há tanto tempo que usa consoles como referência cronológica para lembranças de sua vida. Amante de Mega Man, Resident Evil e Warcraft. Se gaba por ter zerado Battletoads aos 9 anos mas abandonou Bloodborne com 26.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo