COLUNASNOTICIASOriginaisPCPLAYSTATIONPS4

Em 2017 ele pensou em se matar. Hoje ele está entre os tops em Street Fighter V

Há um ano atrás, Nuckledu, um dos principais nome no mundo dos eSports de luta, anunciava para o mundo que não participaria de uma etapa da Capcom Cup. A notícia pegou todos de surpresa, já que o atleta era um dos principais nomes que surgiam na cena de luta e vinha obtendo ótimos resultados nos campeonatos. Du NuckleDu Wong foi o Campeão da Capcom Cup 2016.

Porém, uma investigação mais a funda sobre os motivos que o levaram a abrir mão de disputar o campeonato vieram à tona: Nuckledu estava sofrendo com depressão. Em um post em sua conta no Twitter, o atleta revelou que por pouco não se matou com um tiro: “Basicamente eu estava pronto para acabar com tudo. Coloquei mais comida e água para durar uma semana, joguei meu telefone fora, carreguei minha arma e entrei no meu quarto. Enquanto eu estava chorando, a centímetros do gatilho, meu cachorro Tofu veio e lambeu minha mão e minhas lágrimas, o que me fez chorar ainda mais, mas me fez sentir como se eu não estivesse sozinho. Eu sempre tive pensamentos de acabar com a minha vida, mas os últimos dias tornaram muito mais fácil fazê-lo”.

477300-Sakura

NuckleDu estava vivendo um pesadelo. Porém, havia luz no fim do túnel. E sempre há, por mais difícil que seja.  Com o apoio de sua família, NuckleDu iniciou um tratamento imediatamente. A resposta ao tratamento foi imediata, tanto que pouco tempo depois ele postou a seguinte mensagem: “Eu achava que as pessoas só se importavam comigo quando eu me saía bem em um torneio, mas as pessoas realmente se importavam com meu bem-estar físico e mental. Obrigado por sua preocupação, pessoal. Eu vou sair disso mais forte, e vejo isso como uma segunda chance ”. Du continuou a jogar Street Fighter. E não parou mais desde então.

Um ano depois, mais exatamente em março de 2018, no torneio Final Round, NuckleDu disputou as finais. A mesma pessoa que um ano atrás pensava em acabar com a própria vida puxando o gatilho de um revolver, estava entre os oito melhores lutadores do mundo. E parece que ele realmente está bem. Lutando com alegria e desenvoltura, NuckleDu lembra aquele lutador ousado e habilidoso que dominou a Capcom Cup em 2016 e encantou o mundo com um estilo único de jogar.

Assim como NuckleDu, existem milhões de pessoas que sofrem com depressão ou outros transtornos mentais. Diferente do que possa parecer, esses transtornos são muito comuns e afetam cada vez mais pessoas ao redor do mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão afeta 4,4% da população mundial e 5,8% dos brasileiros. O Brasil é o país com maior prevalência de ansiedade no mundo: 9,3%.

Obviamente não é nada fácil passar por uma situação que te joga tão perto de desistir de tudo o que você mais ama. Porém, é preciso que todos saibam que há cura. E, mais do que isso, é possível se recuperar e ter uma vida normal, como antes da doença. Peça ajuda. Não passe por isso sozinho. Converse com seus pais, amigos e pessoas próximas que certamente terão uma palavra de apoio e, em casos mais graves, lhe ajudarão a conseguir ajuda.

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo