ANÁLISESCOBERTURASE3NOTICIASPCPLAYSTATIONPREVIEWSPS4XBOXXBOX ONE

E3 2018 Preview – PES 2019 mostra mais uma evolução na série

Enquanto a série Pro Evolution Soccer se perdeu na geração PS3/Xbox 360, ela está cada vez melhor na atual geração PS4/Xbox One e no PC também. Durante a E3 2018, eu tive não só a oportunidade de entrevistar o André Bronzoni, mas eu também joguei algumas partidas de Pro Evolution Soccer 2019 (PES 2019).

Antes de mais nada vale informar que me atentarei somente a minha experiência do gameplay. Caso queira detalhes como os times, licenças, informações detalhadas, my club e por ai vai, sugiro que veja nossa entrevista que tem muitos desses detalhes.

Logo ao iniciar a partida o que saltou aos olhos foi a qualidade gráfica de PES 2019. Com a nova engine Enlight a iluminação deu um salto considerável o que deixa tanto o estádio como a partida visualmente impressionante. Não só isso, mas os jogadores estão melhores modelados agora e até a grama parece mais real. No geral a Enlight deu uma melhora visual muito boa em todos os aspectos.

Outra coisa que pude perceber ao longo do gameplay é que a animação/comportamento do jogadores está ainda melhor em PES 2019. É sempre muito legal ver a animação mais realista dos personagens, porém, mantendo o gameplay que marca a série PES, e posso dizer que isso se mantém. Além disso, posso destacar a animação dos goleiros que está ainda mais bonita com defesas plásticas, além de estarem bem balanceados. Por fim, posso falar da animação da comemoração de gols que é onde a Konami investiu mais que o normal onde muitos tem comemorações exclusivas (time de lendas por exemplo) e agora eles estão indo comemorar com os torcedores em muitos momentos. Infelizmente, não posso dizer que vi uma participação muito relevante da torcida durante o jogo. Achei ela simplesmente ok e nada demais (felizmente isso não afeta em nada o andar do jogo).

Saindo da parte visual, vamos para o gameplay. Em PES 2018, eu falava aos 4 ventos que a Konami evoluiu muito bem com a fórmula e que foi lá onde vi o melhor PES dessa geração. E PES 2019 vem para desbancar PES 2018. Falando do jogo, eu senti que o toque estava saindo melhor do que o normal, além de ver menos trombadas (o que me irrita muito ao longo do jogo). Também pude notar ao longo da partida que os chutes estavam muito gostosos de serem dados, isso acontece, pois a Konami investiu muito na física da bola e ela tem um peso excelente. Possivelmente uma das melhores físicas de bola que já vi em um jogo de futebol. Por fim, como ponto de destaque, pude ver que a parte da defesa está mais acessível. A IA defensiva do jogo foi melhorada e está mais prático marcar os adversários como tomar a bola.

No geral esses foram os pontos de destaque que pude ver no pouco tempo que tive para jogar algumas partidas. Sabemos que a Konami fez outras melhorias no jogo, mas não tive como testá-las em sua totalidade. No geral o visual novo com a nova iluminação está impressionante, vimos uma boa melhora na animação dos jogadores, a bola está com um peso/feeling maravilhoso e a IA sofreu melhorias em diversos pontos.

Pelo que pude experimentar na E3 2018, tenho certeza que PES 2019 irá ultrapassar PES 2018 em todos os pontos.

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo