ANÁLISESCOBERTURASE3NOTICIASPCPREVIEWS

E3 2018 Preview – SCUM é o survival mais ambicioso e realista já feito na história

Curiosamente, SCUM foi meu último agendamento de gameplay na E3 2018 na Devolver Digital e de longe foi o projeto mais ambicioso que vi em toda a feira (sim, desbancando até o mito Cyberpunk 2077).

SCUM, que entrará nas próximas semanas em early access na Steam, apresenta um jogo no estilo survival completamente diferente do que você já viu. E em um mundo com tantos jogos de sobrevivência como Rust, Day-Z e até o recente State of Decay 2, SCUM irá se diferenciar por sua liberdade, opções e detalhes quase que infinitos.

Pois bem, antes de falar do gameplay, tenho que falar de sua breve história e motivação. Pegando emprestado a ideia de tantos filmes onde ele é uma grande série de TV, em SCUM você estará em uma ilha de 18 km² por 18 km² onde terá um chip acoplado na parte traseira de sua cabeça (já falarei sobre ele). Neste mundo, você poderá optar entre ser um sobrevivente, um showman ou o que você quiser, porém, sua maior moeda de troca aqui será sua fama. Caso você só queira se proteger de tudo o que acontece, você certamente irá sobreviver, mas terá nenhuma ajuda de ninguém quando for necessário. Agora, caso opte em ser um showman, onde terá que participar das missões e estar sempre se expondo, será possível receber auxílio do público e dos patrocinadores. Mal comparando, podemos ver algumas dessas ideias nos filmes da franquia dos Jogos Vorazes.

Mas antes de escolher que caminho irá trilhar dentro de SCUM, será necessário montar seu personagem e ai teremos um viés de RPG extremamente forte. De antemão é importante dizer que não existe um personagem perfeito. Cada novo personagem terá um X número de pontos a serem distribuídos e você montará seu personagem do jeito que achar melhor. Ele pode ser fortão, gordo, magro, equilibrado, etc, você decide. Não somente será possível escolher o tipo do seu personagem, mas será possível distribuir os pontos de habilidade em sua proficiência. O exemplo que nos foi dado é que se for um personagem focado em força, ele terá muitos pontos de força/ataque. Dentre eles poderá se investir em boxe (luta de mãos) e em tiro. Porém, não será possível ser um especialista em troca de socos e em tiro, você terá que optar aonde será sua habilidade master. E claro, sendo um cara muito forte você terá menos pontos de inteligência e para a construção de itens. Agora imagina ter que fazer dezenas dessas escolhas para ter seu personagem? E claro, elas mudam dependendo do biotipo do seu personagem inicial. Assim como o produtor falou para nós, não existe um personagem perfeito, mas você terá que se adaptar ao personagem que escolheu e dali traçar sua estratégia.

SCUM - Character Status

E agora estamos dentro do jogo, certo? Então, aqui foi onde eu realmente fiquei de boca aberta com a infinidade de detalhes que SCUM possui. Se lembram que mencionei do chip atrás da cabeça? Então, esse chip fará com que você seja monitorado pelo programam mas não é somente um monitoramento de GPS, mas ele monitorará tudo, absolutamente tudo. Dentre os muitos itens, me lembro que será possível ver seu metabolismo, qualidade do ar e respiração, tem até a quantidade de dentes inteiros em sua boca. E claro, se você ficar incomodado com tantos detalhes, será possível remover esse chip? A resposta é sim, mas a partir daí você será caçado por outros jogadores e pela produção desse reality show.

E se eu morrer? A ideia de SCUM não é te punir muito caso morra, mas também não é para ser um mar de rosas. Se lembra que mencionei acima que a moeda do jogo é a sua fama? Caso seja muito famoso, você será revivido quase que imediatamente (todos os jogadores tem clones na ilha em estoque e sua evolução é guardada em um banco de dados). Agora, caso você seja uma pessoa quieta nesse mundo e/ou seja um rebelde, você irá demorar cada vez mais a ser revivido, podendo levar até meia hora para ser revivido. Ou seja, você não vai querer morrer, pois dependendo da sua atuação, a punição poderá ser severa demais.

SCUM - Campfire

E acabou? Não, ainda tenho mais para falar de SCUM. No título deste preview eu utilizei a palavra realista e não fiz isso de forma leviana. Digamos que você pegue uma chuva. Caso você não se seque, você vai pegar um resfriado, certo? Em SCUM isso também acontecerá. E caso não se alimente corretamente? Vai ficar mais fraco e até pode ficar doente, certo? Em SCUM também. Isso são apenas pequenos exemplos do que pode acontecer com você caso não respeite as leis da vida que temos hoje em dia. Nos foi dito que a equipe de desenvolvimento passou um ano inteiro trabalhando somente nessa engine de “realidade humana”. Para vocês terem uma ideia, todos os itens comestíveis dentro do jogo tem um valor nutricional real. Sim, os desenvolvedores pesquisaram o valor nutricional de cada fruta, legumes, e até cortes de carne. Por exemplo, um corte de acém terá um valor nutricional diferente de uma coxa que será diferente de uma picanha. Se você quiser é até possível ser um vegano no jogo. Os pormenores são muitos e você irá modelar sua experiência de acordo com seu gosto/vontade. Na realidade eles até mencionaram que caso coma corretamente e faça os exercícios corretos, é possível transformar seu personagem em um Arnold Schwarzenegger.

Resumidamente, SCUM irá proporcionar uma experiência muito realista e individual onde você irá forjar seu personagem e seu estilo baseado no que gosta e acha que é o melhor.

SCUM - Creek

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo