NOTICIASOriginaisPCPLAYSTATIONPS4XBOXXBOX ONE

Conheça Rajneeshpuram, o Hope County da vida real – Far Cry 5

Far Cry 5 fez um grande sucesso quando foi lançado neste ano pela Ubisoft e agradou em cheio os fãs (confira aqui nossa análise). Desta vez nós tínhamos um culto religioso fanático que havia dominado uma área no condado de Hope County em Montana e cabe a você libertar a região que está dominada por esses fanáticos perigosos. Seu líder Joseph Seed trabalhava juntamente com seu irmão mais velho Jacob, “the Soldier”, que era um ex militar dos Estados Unidos, seu irmão mais novo John, “the Baptist”, que era um hábil advogado e, por fim, sua irmã Faith “the Siren”, que era uma botanista. Juntos eles dominavam o condado e botavam medo nos corações dos residentes de Hope County.

Mas logicamente isso aqui é uma história fantasiosa onde seria impossível, certo? Afinal pessoas comprarem/dominarem uma cidade no poderoso EUA nunca aconteceria, certo? Bem, você não poderia estar mais errado. Não sei até que ponto Rajneeshpuram na cidade de Antelope influenciou a história de Far Cry 5, mas vemos muita semelhança com o jogo.

Antes de mais nada, vamos explicar a origem desta cidade. O culto iniciou na Índia onde o líder espiritual Bhagwan Shree Rajneesh tinha milhares de devotos e ele praticava seus ensinamentos (não era oficialmente uma religião). Depois de ver que a situação na Índia já não era sustentável (por motivos políticos), ele nomeou a Ma Anand Sheela como sua secretária e a encarregou de achar “a terra prometida”. Após muito procurar, ela achou um rancho chamado Big Muddy Ranch no estado de Oregon (que é relativamente perto de Montana que é onde se passa o jogo), no condado de Wasco e perto da cidade de Antelope.

Baghwan em um dos seus 90 carros e Sheela ao seu lado
Bhagwan em um dos seus 90 carros e Sheela ao seu lado

Sheela então comprou no ano de 1980 (sim, uma estrangeira indiana foi lá e COMPROU uma terra americana sem problemas) e esse rancho que foi batizado de Rajneeshpuram. Trazendo uma fortuna da Índia e tendo grandes patrocinadores a comunidade de Rajneeshpuram foi construída muito rapidamente e rapidamente atraiu a atenção de muitas pessoas que começaram a morar na comunidade, incluindo o grande guru Bhagwan e muitos outros que faziam parte de sua comitiva.

Com o tempo passando e cada vez mais a comunidade crescendo, aumentou a tensão entre alguns membros do congresso juntamente com os residentes da pequena cidade de Antelope. Atualmente é possível ver uma excelente série no Netflix chamada de Wild Wild Country onde mostra como tudo ocorreu e por este motivo irei evitar spoilers para que possam ver este Hope County da vida real. Porém, é possível ver muitas semelhanças entre o jogo e os acontecimentos Rajneeshpuram.

um dos cultos
Um dos cultos com dezenas de milhares de seguidores

Inicialmente o culto tinha um grande líder que era Bhagwan. A Sheela era como se fosse a presidente desta comunidade (que posteriormente virou uma cidade) e agia como uma feroz cão de guarda. Além dessas duas peças fundamentais, o grupo contava com um habilidoso advogado chamado Swami Prem Niren que posteriormente virou o prefeito de Rajneeshpuram. Não somente eles, mas eles contavam com uma cidade completa que tinha até um laboratório onde era usado para cultivar algumas drogas e eventualmente dopar algumas pessoas e muito mais.

No geral os grandes líderes desse culto não eram agressivos como vemos em Far Cry 5, mas isso não impediu de fazerem muitas loucuras como dopar centenas de pessoas dentro da comunidade para não arrumarem confusão, uma fraude gigante de casamento para evitar a deportação, envenenaram mais de 700 pessoas em uma cidade, planejaram o assassinato de um advogado do distrito de Oregon, possuíam um pequeno exército com mais  de 100 armas (o qual forçou a mobilização da guarda nacional, SWAT e outros) e mais!

Com a facilidade de comprar armas, os Rajneeshees assustavam a todos
Com a facilidade de comprar armas, os Rajneeshees assustavam a todos

Para quem jogou o jogo é claro as similaridades entre a vida real e a história que inicialmente era fantasiosa, mas é possível ver que não tinha nada de mentira. E claro, fica ai minha recomendação para assistirem o seriado Wild Wild Country que está disponível no Netflix e possuiu 6 episódios com 1 hora cada.

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo