NOTICIASPC

Inteligência artificial vence ex profissionais de Dota 2

Em fevereiro de 1997, o lendário jogador de xadrez Kasparov, enfrentou pela segunda vez um supercomputador da IBM em um evento que foi conhecido como :”o mais espetacular evento de xadrez na história”. Big Blue, como era conhecido o supercomputador da IBM, derrotou Kasparov por 3½–2½, e desde então vimos que seria uma questão de tempo até a máquina superar o homem.

É inegável que uma partida de Xadrez e muito mais simples do que um jogo multiplayer com infinitas possibilidades e combinações, nossos queridos bots deveriam evoluir muito até ser páreo para nós humanos nos video-games. Porém, vinte anos depois o evento da Bigblue, finalmente a máquina nos venceu novamente.

Durante o TI 2017, Dendi, nosso Kasparov do Dota2, perdeu uma partida contra a inteligência artificial da OpenAi, mas ainda sim em um cenário limitado de 1vs1. Ficou então uma questão no ar, seria a inteligência artificial da Openai capaz de derrotar jogadores profissionais em uma partida completa de Dota2, onde há milhões de decisões sendo tomadas a todo instante?

A resposta é sim. Uma inteligência artificial composta por 5 redes neurais, 256 GPUs e 128 mil cores de CPU derrotou time formado por ex jogadores profissionais de Dota 2 por 2 a 1, deixando claro que a única partida vencida pelos humanos foi quando a audiência escolheu o draft em favor dos humanos.

Para se ter uma ideia, os bots de Dota 2 jogaram entre si todos os dias durante meses em uma forma acelerada que totalizou 180 anos de gameplay. Segundo a empresa responsável, os bots começaram vagando aleatoriamente pelo mapa. Então, após algumas horas eles começaram a aprender as skills mais básicas até masterizar completamente o jogo.

A proxima partida de homem contra máquina deve acontecer ao vivo durante o International de 2018 em alguns dias. Portanto os bots tem mais alguns anos de gameplay para treinar até o seu grande desafio.

Como diria o grande filósofo do facebook, um time de Bot e um time de Humano jogando dota a 80km, será que fica lado a lado? Creio que não.

Bruno Degering

Gamer há tanto tempo que usa consoles como referência cronológica para lembranças de sua vida. Amante de Mega Man, Resident Evil e Warcraft. Se gaba por ter zerado Battletoads aos 9 anos mas abandonou Bloodborne com 26.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo