MOBILENINTENDONOTICIASOriginaisPCPLAYSTATIONXBOX

Direto do túnel do tempo: relembre grandes jogos do Homem-aranha em nosso especial!

Hoje é um dia especial para os fãs do cabeça de teia! E em celebração ao novo jogo que está sendo lançado do Spider-man para PS4, resolvemos relembrar em uma viagem no tempo alguns (não todos) dos melhores jogos (na minha humilde opnião) do teioso lançados para várias gerações de consoles.

Preparados?

Começamos nossa viagem em 1982, ano do lançamento do Spider-Man pela Parker Brothers no Atari 2600. Além de ser um bom jogo, ele também não só foi o primeiro jogo do Spider-Man lançado mas também o primeio jogo baseado na Marvel Comics.

s_spiderman_23

O jogo trás um bom desafio com uma boa mecânica, principalmente pelas variações dentro do jogo. Seu objetivo é chegar ao topo do prédio para “enfrentar” o Duende Verde (que na verdade você tem apenas que sobreviver e evitá-lo). A mecânica é legal como citei acima, se compararmos com outros jogos da época, pois podemos escalar paredes, soltar teia e existe ainda um medidor de teia que se acabar você despenca no chão perdendo uma vida. Isso tudo com inimigos tentando cortar sua teia e bombas tentando te derrubar, ou seja, se tratando de um jogo de Atari eram muitas as variáveis que compunham a campanha, deixando o jogo bem divertido.

Spider-Man: Return of the Sinister Six

Agora avançaremos 10 anos no tempo rumo a geração 8 bits para falarmos de Spider-Man: Return of the Sinister Six. Uma pausa, uma respirada e uma alegria: que jogo!
Vamos do começo, o jogo foi lançado em 1992 para NES (LGN), Master System e Game Gear (Flying Edge), sim, mesmo jogo duas produtoras diferentes, coisas dos anos 90. Eu particularmente joguei muito a versão do Master System na época, e foi com toda certeza um dos melhores jogos no estilo lançados até então para o console, inclusive minha ira do vilão Mysterio ainda não estar nos cinemas vem desse jogo, porque ele era muito legal de se enfrentar e muito bem composto!

maxresdefault (1)

É basicamente um jogo de plataforma misturado com Beat ’em up (???), que o herói precisava desafiar seis vilões em seis fases diferentes, baseado em uma sequencia da HQ no começo dos anos 90.

Esse jogo tinha muitas possibilidades – socos, pulos, lançamentos de teia, escaladas. A velocidade, a precisão dos golpes e movimentação são muito boas. Os Cenários são ricos e interagem bem com o jogador. A diferença é na dificuldade, a versão do NES (lançada primeiro) é mais difícil que a dos consoles da SEGA. Quando o jogo foi para o Master System algumas plataformas foram remodeladas, inimigos enfraquecidos e o jogo ficou mais fácil. No mais, um jogo recomendável até para os dias de hoje e para quem curte uma experiência retrô.

Spider-Man and Venom: Maximum Carnage

Sem avançar muito tempo na nossa viagem, chegamos a 1994 com o jogo Spider-Man and Venom: Maximum Carnage.
A era dos 16 bits não teve nenhum jogo memorável do herói, com mais de 4 jogos lançados para SNES e Mega Drive, quase todos tiveram recepções medíocres na crítica especializada da época. Mas isso pode dever-se ao fato do sucesso dos “gibis” e dos desenhos animados na década de 90, portanto se esperava muito de um jogo que fosse baseado nessas mídias. Mas como aqui o intuito é trazer a nossa opinião e reviver alguns jogos, vale a pena destacar o Maximum Carnage. O que o jogo possui de mais positivo são os persongens, a opção de jogar com o Homem-aranha e com o Venom, e um dos melhores vilões da históra, o Carnage. É um Beat ‘em up no melhor estilo Final Fight, Streets of Rage. Peca na repetição dos inimigos e na restrição dos movimentos. Mas convenhamos, não há como não arrepiar com essa capa :

maxresdefault-1-1

 

Spider-Man no Playstation

Agora mais um grande salto no tempo e vamos para os anos 2000. Tivemos muitos jogos, mas dois precisamos destacar:

Finalmente o que podemos considerar o primeiro grande sucesso de vendas e crítica do cabeça de teia. Tudo novo, consoles com capacidades gráficas altas, o mundo dos polígonos havia chegado. E com ele os novos sistemas de gameplay que são praticamente base para tudo que temos hoje. Daí nasce o sucesso: Spider-Man, lançado para PlayStation, Dreamcast, Nintendo 64, Game Boy Color e PC.

Jogo com alta variação de golpes, movimentos, desafios. Aclamado pela crítica, tido até aquele momento como o melhor jogo do herói. Particularmente nessa época, eu estranhava a forma como a câmera se movia, o fato de ser terceira pessoa, e esse tal “mundo aberto”. O jogo era linear, mas já apresentava o estilo de mundo aberto ao pular de prédio em prédio, alternar os caminhos, etc.. Já é um jogo maior, 34 fases e um gameplay que podia ultrapassar as 4 horas (ooohhh!!). O gráfico é bem animado e interessante, apesar de alguns personagens serem construídos de uma forma bem estranha. No final, quem não jogou, vale a pena conferir.

Detalhe: o jogo conta com uma participação mais do que especial do próprio Stan Lee.

https://youtu.be/JCYWm1WY4Cs

Spider-Man: Mysterio’s Menace

Outro jogo muito bom lançado em 2001 exclusivo do Game Boy Advanced foi o Spider-Man: Mysterio’s Menace. Por que mereceu seu destaque aqui? Vários motivos, entre eles é um poligonal plataforma na era em 3ª pessoa. Então os nostálgicos daquela época vibraram.

861c3a20c3bf7f29aaa4d4f935ab490b
O jogo tem muita ação, muitos inimigos, muita movimentação, controles que respondem muito bem e bastante velocidade. É um verdadeiro rush de Homem-aranha, você pula, bate, solta teia, tudo com um sincronismo muito divertido. Sem falar que toda a trama do jogo é em cima do meu vilão favorito: Mysterio. Asseguradamente o melhor jogo plataforma do Aranha.

Ultimate Spider-Man

Para finalizar o nosso super túnel do tempo,trago a vocês o que é aclamado por muitos como o melhor jogo do teioso. Jogo que uniu gerações : Ultimate Spider-Man. Jogo lançado para várias plataformas, bem antes da Sony ter exclusividade sobre o herói. Com certeza muitos que jogaram os jogos acima jogaram ele também e muitos leitores mais jovens que começaram sua “carreira” de gamers na época desse jogão – carregam uma linda lembrança da infância ao rever esse game. Um jogo bem recebido pela crítica de época, continua atual e altamente recomendado a jogar a qualquer momento.

Ainda temos muitas famílias e crianças que iniciam no mundo dos games até hoje com o Playstation 2 ou Xbox, e Ultimate Spider-Man é compra obrigatória.

homem-aranha-ultimate-spider-man-ps2-D_NQ_NP_855811-MLB20637999170_032016-F

Gráficos lindos, ótima mecânica, opções de exploração de cenário, foi a realmente a primeira vez que o jogador se sentiu na pele do Aranha, justamente pela liberdade de movimentos. O jogo foi lançado entre os anos de 2004 e 2006 pela Actvision, para Playstation 2, Xbox, Game Cube, Nintendo DS, Microsoft Windows(PC) e Game Boy Advanced.

Dessa forma me despeço de vocês com esse grande passeio na história dos jogos do Homem-Aranaha. É claro que caberiam muitos mais jogos aqui, e sempre terá algum título que jogamos e fica guardado no peito, portanto, se tem algum que você acha que merece um destaque, comente, e nos avise. Gostaríamos de saber qual te marcou.

E aí, será que o jogo lançado hoje estará a altura ou melhor que esses?

IMG_8055-750x380

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo